PUBLICIDADE

Topo

Por Tutatis! Os melhores jogos inspirados em Asterix e Obelix

Asterix e Obelix, dois dos personagens mais famosos do mundo das HQs - Divulgação
Asterix e Obelix, dois dos personagens mais famosos do mundo das HQs Imagem: Divulgação

Por Makson Lima

Colaboração para o START

25/03/2020 14h00

Na última terça, dia 24, faleceu o desenhista e cocriador de Asterix e Obelix, Albert Uderzo, vítima de crise cardíaca aos 92 anos de idade. Ao lado de René Goscinny, criou um dos personagens mais icônicos dos quadrinhos no final dos anos 1950. Com humor e mensagens fortes, além do contexto histórico, demonstrava a coragem do povo gaulês diante a invasão romana por toda Europa. Com algumas gotinhas de poção mágica, tudo era possível.

Foram mais de 350 milhões de cópias vendidas em todo planeta, traduzidas para 83 idiomas, e incursões em diversas outras mídias, como cinema, desenho animado, jogos de tabuleiro e, claro, videogames.. Para celebrar personagens icônicos como Asterix, Obelix, o druida Panoramix e o cachorrinho Ideiafix, separamos alguns dos jogos mais marcantes dos heróis.

ASTERIX
Lançamento: 1991 (Master System)
Desenvolvimento: Sega

Asterix e Obelix 2 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Serviu como uma extensão perfeita às HQs: dos gráficos excelentes ao gameplay misturando beat'em up e plataforma, excedeu todas as capacidades do console de 8-bit da Sega, inclusive, desenvolvido pela própria.

ASTERIX
Lançamento: 1992 (Arcade)
Desenvolvimento: Konami

Asterix e Obelix 3 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

A Konami sabia fazer porradaria de franquias populares. Suas versões para As Tartaruas Ninjas e Os Simpsons podem até ter chamado mais atenção, mas isso não significa que Asterix tenha ficado atrás. Talvez seja o mais completo jogo inspirado nos personagens de Uderzo e Goscinny. Os gráficos e músicas são espetaculares, e jogar com um amigo é ainda mais divertido.

ASTERIX AND THE GREAT RESCUE
Lançamento: 1993 (Mega Drive, Game Gear e Master System)
Desenvolvimento: Sega

Asterix e Obelix 4 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Com versões também para Master System e Game Gear, foi a de Mega Drive a que se sobressaiu. A Sega, mais uma vez, mostra entendimento da franquia e dos personagens, com gráficos muito coloridos, remetendo a desenhos animados de TV. Agora, é possível trocar entre Asterix e Obelix no começo (na versão de Mega) ou durante as fases (nas versões de Master e Game Gear).

ASTERIX AND OBELIX XXL
Lançamento: 2004 (Game Boy Advance, PlayStation 2, GameCube, PC)
Desenvolviment: Atari

Asterix e Obelix 5 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

O sucesso das HQs refletia nas bem-sucedidas versões cinematográficas no começo dos anos 2000. Felizmente, as adaptações dos filmes para videogames (e, em especial, o GBA, numa versão bastante impressionante) são de uma diversão descompromissada bastante aceitável. Sempre bom esbofetear romanos raivosos, ainda mais sob efeito da poção mágica.

ASTERIX AT THE OLYMPIC GAMES
Lançamento: 2008 (PS2, PC, Xbox 360, Wii, Nintendo DS)
Desenvolvimento: Atari

Asterix e Obelix 6 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Inspirado em um dos mais divertidos filmes (que, por sua vez, vem de uma das melhores HQs), Asterix nos Jogos Olímpicos é uma coleção de minigames bem simples, pensado em agradar uma audiência mais nova. Há também trechos mais convencionais de plataforma e combate, onde intercalamos entre os dois heróis para seguir adiante.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol