Topo

Street Fighter nas Olimpíadas de Tóquio: torneio especial abre inscrições

Vai ter hadouken nas Olimpíadas? - Reprodução
Vai ter hadouken nas Olimpíadas? Imagem: Reprodução

Jefferson Kayo

Colaboração para o START

19/03/2020 12h00Atualizada em 20/03/2020 13h34

[ATUALIZAÇÃO 20/03] Devido à situação de emergência em resposta ao surto do novo coronavírus, a organização do Intel World Open adiou o início das Qualificatórias Online, que se iniciariam no dia 21 de março (no Brasil). A nova data para o início dessa etapa é dia 2 de maio.

A Capcom vai realizar um torneio especial de Street Fighter V durante as Olimpíadas de Tóquio, a Intel Worlds Open. Como o próprio nome diz, é completamente aberto a todos que desejam se inscrever na competição. Nesta primeira fase, serão selecionados os melhores jogadores de cada país para formar um time de cinco integrantes, cujo intuito é defender as cores de sua nação durante os jogos de 2020.

A competição é aberta a todos que desejam participar e a inscrição é gratuita. Algumas das informações a respeito da competição estavam disponíveis para os jogadores desde o final do ano passado, mas só agora em 2020 as regras completas foram disponibilizadas.

Apesar de ser uma competição de nível internacional, com boa premiação e praticamente dentro das Olimpíadas, a divulgação através dos canais oficiais foi mínima.

Ono - Reprodução - Reprodução
Produtor da série Street Fighter, Yoshinori Ono revelou a competição na BGS 2019
Imagem: Reprodução

Além do anúncio oficial em outubro do ano passado, mais informações oficiais só foram divulgadas no dia 4 de março, quando as inscrições para a disputa foram abertas oficialmente. Mas ainda dá tempo de competir.

Entenda todo o processo do Intel World Open

O Intel World Open acontece em três momentos distintos. No primeiro deles, completamente online. Uma qualificatória vai servir para que os países pré-selecionados da disputa escolham seus representantes através de torneios individuais. Ao todo, doze países já têm vaga garantida para a segunda fase da competição, e eles são:

Brasil
Estados Unidos
China
República Dominicana
França
Hong Kong (China)
Coreia do Sul
Rússia
Cingapura
Taipei (parte chinesa)
Emirados Árabes Unidos
Reino Unido

Intel World Open - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

No Brasil, essa disputa aconteceria nos dias 21 e 28 de março, 4, 18 e 25 de abril, e 2 de maio. Devido ao surto de coronavírus, porém, o início da competição foi adiado para 2 de maio. A inscrição é gratuita, mas limitada a 512 participantes por torneio. Tudo acontece dentro do ambiente online da CFN e do novo sistema de campeonato do serviço.

O jogador deve se inscrever pelo link, escolher a região (Brasil) e lá preencher os dados através de sua conta de Steam ou PS4 (depois será preciso inserir a sua CFN). No canto direito superior você pode trocar o idioma do cadastro, e vale lembrar que durante a inscrição o jogador é obrigado a selecionar o personagem que será utilizado, assim como o seu traje (obrigatoriamente o visual "agasalho esportivo", disponível desde a última atualização do game). O processo não dura mais de cinco minutos.

Os oito melhores jogadores de cada uma das seletivas territoriais do Brasil vão disputar uma etapa classificatória fechada no dia 16 de maio, desta vez para definir os três (e um reserva) representantes do país.

Os países que não foram selecionados previamente, como os doze já citados, vão disputar uma Qualificatória Regional, que separa o restante do mundo em regiões e dá a chance de outros países se classificarem para a próxima fase.

As regiões são:

América do Norte
América Central
América do Sul
Europa 1
Europa 2
Ásia
Oceania
Oriente Médio e África

Street Fighter Uniforme - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

As Qualificatórias Regionais são disputadas entre times de três jogadores da mesma região / país. Os países que já fazem parte das Qualificatórias Territoriais não podem participar desta seletiva — na hora de fazer a inscrição, o sistema já limita as pessoas às suas respectivas regiões. Apenas para ressaltar a informação, os jogadores brasileiros não são elegíveis para as Qualificatórias Regionais (pois já disputam uma própria).

Uma das cláusulas da competição obriga o jogador apenas a jogar por seu país de origem através de documentos como Certidões de Nascimento, determinados vistos de permanência ou documentos semelhantes.

Há uma cláusula que exige o participante de possuir, pelo menos, uma internet de banda larga com 3 Megas, no mínimo, além de uma conexão via cabo. Caso esses pré-requisitos não sejam cumpridos, o competidor será desclassificado. Todo o processo de comunicação se dará através da CFN (menu dentro de SFV) e via Discord

Street Fighter CFN - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Eliminatória presencial em Katowice

Depois de que todos os países tiverem seus times selecionados, a segunda fase do Intel World Open dará início, desta vez em batalhas presenciais na Polônia. A final da Qualificatória Mundial acontecerá em Katowice, entre os dias 18 a 21 de junho, mas tudo pode mudar devido ao atual estado do planeta por causa do coronavírus.

Nesta competição as regras mudam um pouco. Agora as partidas acontecem no formato presencial e a plataforma da disputa será o PC. No entanto, pela primeira vez em competições presenciais envolvendo Street Fighter V, essas partidas presenciais vão acontecer dentro de um ambiente de LAN, ou seja, os times vão se enfrentar presencialmente, mas dentro da CFN, em lobbies dedicados criados pela organização do evento.

Não há nenhum comentário oficial explicando a decisão, mas é possível imaginar uma razão para tal: a organização do Intel World Open, tal qual a Capcom, quer explorar nesta competição as ferramentas de Torneio e disputas entre times que estão disponibilizadas no serviço online do game, e que só funcionam em partidas online. Ou em LAN, no caso.

Dessa forma, dá a entender que todo jogador precisará logar na sua conta da CFN (o que pode ser um problema para usuários de PS4, mas isso é um problema futuro e que deve ser resolvido para a disputa), ou ganhará um login especial para o time durante a disputa. Esses detalhes devem ser explicados em breve.

Da disputa em Katowice, saem sete países finalistas, que vão se juntar ao Japão, o dono da casa (e com vaga garantida para a final da IWO) na final mundial que deve acontecer entre os dias 22-24 de julho, no Zepp DiverCity, onde o vencedor leva cerca de 250 mil dólares como premiação.

Momento de se preparar

Intel World Open - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Se você ainda não se inscreveu na etapa online do Intel World Open, ainda dá tempo. Não deixe de acessar o site oficial e participar da disputa. Quem sabe você não consegue se sair vitorioso e representar o Brasil no exterior mandando hadouken em todo mundo? E se pular, "sobe no róris noia" mesmo! O importante é participar.

Serviço:
Intel World Open Street Fighter V
Seletivas online do Brasil: inscrições
21 de março (inscrições abertas).
28 de março (inscrições abertas).
4 de abril (inscrições abertas).
18 de abril (em breve).
25 de abril (em breve).
2 de maio (em breve).
Todos os torneios acontecem à partir das 13h (horário de Brasília).
Pré-requisitos: conexão banda larga no mínimo de 3 Mega via cabo de rede e possuir uma cópia de Street Fighter V.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol