Topo

Dandara: Novidades da versão Trials of Fear evoluem e expandem o game

Trails of Fear é conteúdo grátis para o game - Divulgação/Raw Fury
Trails of Fear é conteúdo grátis para o game Imagem: Divulgação/Raw Fury

Makson Lima

Colaboração para o START

14/03/2020 04h00

Para comemorar os dois anos de lançamento de Dandara, o estúdio brasileiro Long Hat House atualizou o game com a versão Trials of Fear, disponível de graça para quem já tem o jogo original, em todas as plataformas em que ele foi lançado (PS4, Xbox One, Nintendo Switch, iOS e Android).

A nova versão oferece um punhado considerável de conteúdo, novos desafios, áreas, inimigos e dificuldades. Tudo isso tornou Dandara um game ainda mais atraente, seja para quem vai começar a jogar agora ou quem já se aventurou pelos mundos de sal. As novidades são tantas, que é preciso dissecá-las.

Quem foi e o que é Dandara?

Dandara, o jogo, chamou a atenção internacional quando foi lançado em 2018, com sua história folclórica e poderosa, aliada a maravilhosos gráficos e trilha sonora. Mas, acima de tudo, chamou atenção pelo gameplay distinto: a heroína que dá nome ao título ziguezagueia pelos cenários, desafiando a gravidade e o regime opressor de um ditador tirano.

A personagem também é baseada em uma figura histórica real, Dandara, uma guerreira negra do período colonial do Brasil e que fazia parte do grupo de Zumbi dos Palmares. Apesar dessa inspiração, a história do game não tem vínculos com fatos reais.

Novas dificuldades

Dandara Trials of Fear - Divulgação/Raw Fury - Divulgação/Raw Fury
As novidades fazem de Dandara quase um jogo novo
Imagem: Divulgação/Raw Fury

A dificuldade em Dandara sempre foi um fator instigante. Alguns achavam bastante desafiador, enquanto outros queriam mais desafios.

Com Trials of Fear, agora é possível personalizar a sua forma de jogar através de um menu de fácil acesso e entendimento —torne tudo mais difícil com morte permanente ou atenue o sofrimento com mais checkpoints, por exemplo.

Novas áreas, poderes e tribulações

São três novas áreas infestadas de novos inimigos, cuja abordagem muda radicalmente o senso de progressão, em especial por conta de um novo poder adquirido explorando os Reinos Escondidos.

Dandara Map - Reprodução - Reprodução
As novas áreas foram incluídas no mapa do game
Imagem: Reprodução

Com seu disparo, Dandara consegue se projetar para superfícies cobertas de sal além de seu alcance, oferecendo uma nova camada de profundidade aos movimentos únicos da heroína. Revisitar áreas para completar todo o mapa fica ainda mais prazeroso com os novos poderes da atualização.

Seus desafios, agora, vêm na forma de tribulações, testes de mestres do passado, incertos e inseguros quanto às capacidades de Dandara, além de funcionar como uma bela homenagem aos grandes game designers que influenciaram o jogo.

Dandara Iga - Reprodução - Reprodução
Personagem claramente inspirado em Koji Igarashi, criador de Castlevania Symphony of the Night
Imagem: Reprodução

Além disso, novos personagens guiam o nosso caminho. Sempre de forma misteriosa, não há muita orientação, o que é ótimo para intensificar ainda mais o senso de descoberta. Dandara é um raio de luz na escuridão da incerteza, unindo corações e pensamentos, separados por ações nefastas de um ditador que, apesar de derrotado, continuar a assombrar, até mesmo nos distantes Reinos Escondidos.

Novas áreas, novos inimigos e poderes pedem por novas faixas de trilha sonora. Trials of Fear entrega também nesse quesito: são dezesseis composições melancólicas, contemplativas e inéditas. As notas do piano reverberam pelos teatros luxuosos, corredores escuros e maquinaria ameaçadora das áreas inéditas.

Dandara: Trials of Fear Edition oferece ainda mais conteúdo a um jogo excelente, diferenciado em meio ao sempre crescente acervo de ótimos Metroidvania que surgem a todo instante.

Totalmente gratuito a quem possui o jogo base, convida quem já conhece tais mundos a uma revisitação e incita a curiosidade de quem ainda não mergulhou nessa aventura tão peculiar e mágica.

Dandara Trails of Fear

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol