Topo

OPINIÃO

Dos games clássicos até o "Bomba Patch": 20 anos do PlayStation 2

Reprodução
Imagem: Reprodução

André "Avcf" Franco

Do GameHall

04/03/2020 12h35

Há vinte anos, precisamente no dia 4 de março de 2000, a Sony lançou o PlayStation 2 no Japão. Sucessor do icônico PlayStation (ou PS1, se preferirem), o PlayStation 2 tomou o mundo de assalto desde o primeiro dia e jamais deu chance aos concorrentes GameCube e Xbox de ameaçarem sua liderança no mercado de consoles domésticos. Embora em 1998 a Sega tenha antecipado a sexta geração de consoles com seu Dreamcast, para o grande público porém, foi o PlayStation 2 quem realmente inaugurou uma nova era nos videogames.

Uma era de sucesso incontestável, pois não apenas o PlayStation 2 liderou as vendas de sua geração como estabeleceu um recorde ainda a ser batido, com seus mais de 150 milhões de unidades vendidas em todo o planeta, dos quais 20 milhões apenas no primeiro ano de mercado. Para se ter uma ideia do que isso representa, 1 ano de vendas do PlayStation 2 equivale ao que Xbox e GameCube venderam durante suas respectivas vidas úteis.

Caro? Tome meu dinheiro!

Embora tenha sido lançado custando salgados ¥39,800 (ajustando a inflação de 2000 até hoje, chegamos a algo como US$ 571,49), a Sony não teve problema para esgotar os estoques iniciais do console, e os jogadores japoneses aparentemente gastaram essa soma com um sorriso no rosto. Primeiro porque o PlayStation 2 tinha um leitor de DVD integrado, fazendo o console também ser um reprodutor de filmes, um recurso até então inédito e impressionante para a época.

O PlayStation 2 tinha um leitor de DVD integrado, fazendo o console também ser um reprodutor de filmes, um recurso até então inédito e impressionante para a época.

Outro recurso que serviu como excelente argumento de vendas foi a retrocompatibilidade nativa com toda a biblioteca do PS1, que pela primeira vez na história dos videogames era possível sem a exigência de acessórios ou aparelhos derivados. Se ainda houvesse alguma dúvida, o PlayStation 2 contava desde o início com excelente suporte por parte das principais produtoras de jogos do mundo, o que fez, por exemplo, com que o lançamento nos Estados Unidos contasse com uma impressionante quantidade de 29 títulos disponíveis, com destaque para jogos como Ridge Racer V, Street Fighter EX3, Tekken Tag Tournament, Midnight Club e Unreal Tournament.

Outro ponto de pioneirismo do PlayStation 2 foi a possibilidade de conexão à internet em vários de seus jogos. Um modem vendido em separado era requerimento para o modelo original (as revisões posteriores do console contavam com esse recurso de fábrica), e já a partir de 2002, jogos como Tony Hawk's Pro Skater 3 e Twisted Metal: Black contavam com acesso à internet para vários modos de jogo. Durante a vida útil do PlayStation 2, os jogadores tiveram acesso a uma vasta seleção de jogos com modos online, incluindo partidas contra outros jogadores, rankings atualizados, partidas cooperativas, etc. Nesse quesito, o destaque fica com Final Fantasy XI, lançado no Japão em 2002, o primeiro título da tradicional franquia da Square-Enix a ser totalmente dedicado ao online.

Durante sua vida útil, o PlayStation 2 foi relançado em vários modelos, indo do caro e imponente PSX, até o PS2 Slim, mais barato e de grande popularidade no Brasil.

PSX e PS2 Slim - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Samba, futebol e pirataria

Não é segredo para ninguém que o PlayStation 2 fez gigantesco sucesso no Brasil, até hoje presente em muitos lares brasileiros, sobretudo de regiões mais humildes. Além do preço mais em conta do já mencionado modelo Slim, a pirataria foi um grande fator para a massificação do PS2 em terras brazucas. De um lado, a segurança do console foi facilmente burlada pelos populares chips de modificação, os "mods chips", disponíveis sob nomes pitorescos como "Venus", "Magic V" e "Matrix Infinity", o mais conhecido de todos. Esses chips eram tão famosos que assistências técnicas os anunciavam sem o menor constrangimento em revistas de videogame:

Propaganda de revista listava modchips piratas de videogames - Reprodução - Reprodução
Anúncio presente na antiga revista EGM de outubro de 2004
Imagem: Reprodução

De outro lado, a popularidade do console foi turbinada pela massificação de DVDs piratas, distribuídos principalmente em bancas de camelôs e centros de comércio popular. Muito baratos e facilmente encontráveis, esses DVDs rechearam estojos de jogadores Brasil à fora com toda a sorte de jogos. Não era incomum conhecer jogadores com centenas de jogos em casa, muitos deles, inclusive japoneses, versões de demonstração e mesmo versões modificadas de jogos oficiais. As mais famosas e queridas dessas modificações são sem dúvida os "Bomba Patches".

Bomba Patch - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Graças a elas, os jogadores brasileiros puderam jogar versões de Pro Evolution Soccer com times brasileiros, contando com escalações atualizadas (da época) e mesmo narrações piratas, inclusive do narrador global Galvão Bueno.

Um legado de clássicos

Em soma aos impressionantes números de vendas, o PlayStation 2 deixou como marca um caminhão de clássicos que fazem parte de sua biblioteca de jogos. A lista de jogos mais vendidos do console já impõe respeito:

  1. Grand Theft Auto: San Andreas
  2. Gran Turismo 3: A-Spec
  3. Gran Turismo 4
  4. Grand Theft Auto: Vice City
  5. Final Fantasy X
  6. Grand Theft Auto III
  7. Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty
  8. Final Fantasy XII
  9. Tekken 5
  10. Kingdom Hearts

Indo além dos títulos mais vendidos, o PS2 ainda dispõe de uma pletora de clássicos inesquecíveis, dos mais variados gêneros. De Shadow of the Colossus a God of War; De Metal Gear Solid 3: Snake Eater a Dragon Quest VIII; Da escuridão de Fatal Frame II ao colorismo de Viewtiful Joe; Do super festivo Guitar Hero ao introspectivo Ico, o PlayStation 2 esbanjava qualidade para tudo e para todos.

Por todas essas razões, o PlayStation 2 é um console que ainda ocupa um lugar no coração de jogadores e jogadoras do mundo inteiro. Feliz aniversário, PS2! Você tem muito o que comemorar.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL