Topo

Atitudes que dão "ban" em Free Fire: o que você não pode fazer?

Jogar Free Fire na torcida enquanto não começa o Mundial: tá permitido! - Cesar Galeão/Garena
Jogar Free Fire na torcida enquanto não começa o Mundial: tá permitido! Imagem: Cesar Galeão/Garena

Thaime Lopes

Colaboração para o UOL

20/02/2020 04h00

Free Fire é um dos maiores fenômenos de Battle Royale atualmente, com cerca de 450 milhões jogadores registrados, sendo o jogo mais baixado do gênero. Com uma comunidade tão grande, não faltam os espertinhos tentando levar vantagem no jogo, seja quebrando regras ou texto explorar algum bug para ganhar partidas.

A Garena, desenvolvedora do jogo, fica atenta a essas regras e está sempre reforçando a mensagem com os jogadores: jogue limpo! Se a empresa identificar qualquer atividade suspeita, pode suspender a conta do jogador indefinidamente. Só em 2019 foram mais de 100 mil contas banidas, segundo a Garena, então fique atento para não ser o próximo da lista. Confira algumas atitudes que podem dar "ban" em Free Fire.

Nomes ofensivos e linguagem imprópria

Em uma comunidade tão grande quanto à do Frifas, é quase impossível fiscalizar o comportamento de todos os inscritos. Por conta disso, de tempos em tempos, a Garena faz uma "limpa" e analisa denúncias, além de procurar jogadores que tenham nomes ofensivos, impróprios e que utilizam linguagem indevida em suas tags ou durante as partidas. Esse tipo de comportamento tóxico pode ser denunciado dentro do próprio jogo pelos jogadores, e auxilia a desenvolvedora a banir quem quebra as regras.

Exploração de bugs

Assim como em todos os jogos, o Free Fire também tropeça de vez em quando com bugs e falhas de sistema. Esses erros, se não forem corrigidos, podem acabar dando vantagem para quem os explora, como, por exemplo, um bug que permite que o jogador "entre" em paredes e outras construções para se esconder. Também circulam pelas redes sociais diversos vídeos ensinando a bugar o jogo para conseguir itens de graça, desde skins até pets.

Essas atividades, assim que identificadas pela Garena, levam ao banimento imediato da conta, sem a possibilidade de recuperar nenhum item dela. Caso um jogador encontre um bug sem querer durante a partida, ele pode avisar a desenvolvedora utilizando o botão "denunciar" ou, então, tirar prints e gravar os erros e enviar para o suporte da Garena no site oficial.

Free Fire Bugs - Reprodução/YouTube - Reprodução/YouTube
Cuidado: explorar bugs intencionalmente para conseguir vantagens pode levar ao banimento da sua conta
Imagem: Reprodução/YouTube

Uso de hacks, aplicativos de terceiros e acobertamento de hackers

Se ainda não ficou claro, Free Fire leva muito a sério a punição a trapaceiros. Não importa se não foi você quem utilizou o hack: se você estava em grupo com um jogador vacilão, você também será banido. Apesar de parecer radical, essa regra incentiva a comunidade a denunciar os hackers quando os encontram pelas partidas. Além disso, há dezenas de aplicativos de terceiros que foram desenvolvidos para dar vantagens aos jogadores. Alguns deles deixam a vida do player intacta, outros auxiliam com a mira e tem até os que marcam os inimigos no minimapa. Independentemente do tipo de artifício ilegal que eles oferecem, o uso de qualquer um deles leva à suspensão permanente da conta.

Fala Sobrevivente, Estag aqui pra falar sobre um assunto sério da nossa comunidade - HACKS. Em primeiro lugar gostaria de agradecer todas as postagens de feedback que vocês tem nos dado aqui pelo Facebook, Instragram, e até mesmo através dos nossos influenciadores. As denúncias de vocês nos ajudam a identificar o problema! Além disso, a paixão de vocês pra que Free Fire seja um jogo competitivo, divertido, e acima de tudo justo para todos, é algo que nós levamos muito a sério. Garanto que a chefia colocou nossos melhores desenvolvedores em cima do problema, mas também queria lembrar que o pessoal que resolve esse tipo de problema do jogo é bem diferente do pessoal que faz outras coisas que envolvem o jogo também. (Esse é o lembrete do Estag que também está aprendendo sobre como a empresa funciona XD) Reforçando que nossa tolerância hacks é de tolerância zero. Jogadores pego usando qualquer tipo de programa ilícito terão sua conta suspensa permanentemente, independente de qualquer outra coisa. Que fique o lembrete que de que o crime não compensa! Por último, nossa comunidade é animal! Temos muito orgulho do que o Free Fire tá construindo aqui no Brasil! Assim como nossa parte enquanto empresa é resolver o problema, queria pedir ajuda de vocês, jogadores de Free Fire, de lembrar os amiguinhos que usar esse tipo de programa não é divertido, não é legal, e acaba atrapalhando a experiência de vários outros jogadores como eu e você. Um abraço do Estagiário!

A post shared by Free Fire Brasil - OFICIAL (@freefirebr_oficial) on

Uma exceção: compra realizada que não foi paga

Essa é a única ação passível de suspensão que pode ser revertida. Se você faz uma compra no jogo e, por algum motivo, cancela o pagamento ou ele não é processado, o acesso à conta fica restrito temporariamente. Para resolver, é necessário tirar um print da mensagem que a Garena te enviou, entrar no suporte deles do site oficial e seguir as instruções para finalizar o pagamento e recuperar sua conta.

FF Reembolso - Reprodução/Garena - Reprodução/Garena
Se sua conta ficou trancada por problemas de pagamento, confira o site da Garena e acione o suporte
Imagem: Reprodução/Garena

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol