Topo

OPINIÃO

Bioshock Infinite: Dicas para sobreviver na cidade de Columbia

Divulgação
Imagem: Divulgação

Daniel Esdras

Do GameHall

19/02/2020 04h00

Neste mês de fevereiro, a PS Plus, o serviço de assinatura do PlayStation, abre a porta dos céus em BioShock Infinite, um dos três jogos da coleção BioShock que estão disponíveis para os assinantes. No controle de Booker e na companhia para lá de amigável da Elizabeth, você enfrentará os perigos de um estado totalitário implementado nas alturas.

Como bom FPS que é, BioShock Infinite conta com um sistema de combate fluido e cheio de personalidade. Utilizar habilidades, suas armas e os poderes da Elizabeth são a chave para sobreviver nesse mundo hostil. Para ajudar, nosso guia traz as dicas que você gostaria de saber antes de ter começado a jogar, com tudo que é necessário para tocar fogo em Columbia e voltar com vida.

1 - Na dúvida, siga a seta

Bioshock Dicas 1 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Durante a sua jornada por Columbia vai ser preciso viajar de formas para lá de inusitadas. Como a cidade flutuante tem seus bairros todos separados, será preciso pegar trens, bondinhos e o mais divertido: utilizar um equipamento para percorrer os trilhos aéreos por conta própria.

Embora divertido, esse sistema pode deixar a navegação bem confusa algumas vezes. Exatamente por isso, os desenvolvedores colocaram a opção de pressionar para cima no D-Pad e criar uma seta que aponta direto para o seu objetivo principal.

Entre as idas e vindas por esses trilhos, não fique constrangido de usar essa ajuda para lá de eficiente.

2 - Guarde dinheiro para melhorias

Bioshock Dicas 2 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Milhares de moedas e cofres com mais moedas estão espalhados por Columbia, só esperando você coletá-las. As opções para gastá-las são diversas, mas uma delas deve ser evitada. Uma das máquinas de venda é voltada para suprimentos de uso imediato, como curas e recuperação de sal. Se você estiver jogando na dificuldade normal, não gaste seu dinheiro a não ser que precise de munição. Como o mapa fornece um farto estoque de comidas, você pode recuperar sua energia e sal sem precisar torrar suas moedas.

O local perfeito para gastar suas economias é na máquina de melhoria, seja de habilidades ou de armas. Em uma você compra partes novas para as suas armas, que garantem um upgrade nos atributos do seu arsenal. Já na outra você consegue novos efeitos para as suas habilidades, deixando-as ainda mais eficientes em combate.

O problema é que, como você deve imaginar, o preço não é nada amigável. Por isso, não gaste suas moedas à toa, guarde sempre para as melhorias.

3 - No início, invista no escudo

Bioshock Dicas 3 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

No caminho para o resgate da Elizabeth, Booker vai tomar diversas poções que podem melhorar um dos seus três atributos principais: vida, escudo e sal. Embora o investimento em vida e sal possam parecer a escolha mais lógica, na verdade o escudo é a melhor opção.

Ao investir no escudo, você vai estar aumentando a quantidade de um recurso que regenera sozinho. No início do jogo, isso significa não precisar gastar em máquinas para recuperar vida. Como suas habilidades não são tão exigidas nessa primeira etapa, dá para segurar com o que você começa de sal também.

Com o passar do tempo e a chegada de inimigos mais fortes, aí você pode dividir esse foco e transformar o seu personagem de acordo com o seu estilo de jogo.

4 - Explore todos os cantos de Columbia

Bioshock Dicas 4 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

A primeira vez em Columbia é inesquecível. Viajar pelos ares e conhecer todas as facetas dessa cidade linda, mas perversa, é o que torna BioShock Infinite tão especial. Isso por si só já é motivo suficiente para tirar um tempo e explorar os locais, mas há muito mais.

Cada cantinho pode esconder um segredo e equipamentos úteis: desde poções para melhorar os atributos, passando por gravadores com conteúdo da história até itens utilizáveis como gazuas para abrir portas.

Quando chegar em uma nova área, tire um tempinho para visitar todas as salas e dar uma analisada nos locais mais obscuros —eu garanto que vale a pena.

5 - Economize para abrir portas e alguns cofres

Bioshock Dicas 5 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Um dos recursos mais escassos do jogo são as gazuas, o equipamento que a Elizabeth utiliza para abrir fechaduras. Em várias áreas há locais escondidos com itens e armas raras esperando para serem encontrados, mas trancados atrás de cadeados.

Para abrir essas fechaduras não basta apenas uma gazua. No caso dos cofres, muitas vezes são necessárias até cinco delas, e com as portas também não é diferente. Como o número de gazuas é escasso, é preciso pensar bem e priorizar. Nesse caso, significa abrir mão de alguns cofres.

Os cofres só fornecem moedas como recompensa, o que nem sempre é vantajoso. Já as portas escondem poções, equipamentos para o corpo e até mesmo os próprios cofres, e vão te ajudar bem mais durante a jornada. A dica então é abrir cofres somente quando o número de gazuas estiver bem elevado, o que significa que quase sempre a opção será abrir apenas as portas.

6 - Combine vigor e equipamentos

Bioshock Dicas 6 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Para ser efetivo no combate e conseguir vencer os diferentes tipos de inimigos, em todas as dificuldades, o segredo é fazer boas combinações entre os seus equipamentos (armas e vestimentas) e suas habilidades, chamadas de vigor.

Um combo simples e efetivo é o uso da habilidade de invocar corvos em conjunto com a granada da habilidade "Beijo do Diabo". A primeira paralisa os inimigos, a segunda os explode. Outro bem eficiente é utilizar o "Cavalo-Selvagem", que levita os inimigos, em conjunto com qualquer outra que cause um bom dano.

Essas combinações também valem em conjunto com equipamentos. A própria "Cavalo-Selvagem" casa muito bem com as escopetas do jogo. Teste bastante as opções e escolha uma combinação coesa, que case com o estilo de jogo dos equipamentos que você mais gosta de usar.

7 - Fique atento aos ganchos

Bioshock Dicas 7 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

BioShock Infinite tem um foco na exploração vertical, o que significa que boa parte dos itens escondidos estão em cima de casas e construções. Para alcançar esses locais é preciso encontrar os diversos ganchos que estão espalhados na estrutura de trilhos aéreos, o que pode passar batido.

Sempre que chegar em uma área nova e começar a explorar, lembre-se de olhar para o alto e procurar algum gancho que dê a possibilidade de explorar o teto das construções. Você não vai se arrepender.

BioShock Infinite (2013)

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL