Topo

OPINIÃO

De Smash Bros. a Kingdom Hearts: os crossovers mais inusitados dos games

Super Smash Bros. Ultimate - Reprodução
Super Smash Bros. Ultimate Imagem: Reprodução

Tiago Alcantara

Colaboração para o START

16/02/2020 04h00

Janeiro marcou a chegada de mais uma adaptação de um game do Wii U para o Nintendo Switch: Tokyo Mirage Sessions #FE Encore. Apesar de não fazer muito barulho no seu lançamento, ele tem como grande diferencial a proposta de unir os mundos de Fire Emblem e Shin Megami Tensei - duas franquias bastante populares no mundo dos RPGs.

Essa união entre Nintendo e Atlus lembra que há uma série de outros crossovers famosos no mundo dos games. Sim, a indústria há muito tempo aprendeu que sempre é possível juntar personagens conhecidos - por mais ridículo que seja o cenário - para lucrar. Nem sempre dá certo, mas listamos alguns dos encontros entre universos mais marcantes.

Super Smash Bros.

Smash Bros -  -

Ninguém duvida que o game de luta da Nintendo é o crossover mais bem-sucedido do mundo dos games. Só a última edição da franquia, Super Smash Bros. Ultimate, para o Nintendo Switch vendeu mais de 17,6 milhões de cópias. O segredo para atrair tantos jogadores? Colocar Sonic, Cloud, Mario, Yoshi, Terry Bogard, Pikachu, Zelda, Banjo e Kazooie e vários personagens de Fire Emblem para lutar num esquema de arena com todo tipo de cenário e itens malucos.

Marvel vs. Capcom

Marvel vs Capcom -  -

Quando se fala em crossover e videogames, esse é provavelmente o primeiro nome que surge na cabeça da galera. Os games de luta X-Men vs. Street Fighter e depois de Marvel vs. Capcom são responsáveis por renovar a popularidade de uma série de personagens tanto da Capcom quanto da Marvel. Para vários dos jogadores dos anos 90, o game foi a primeira chance de conhecer Máquina de Guerra, Capitão Comando e Stryder, por exemplo. A franquia surgiu nos arcades, mas hoje está disponível em consoles, PCs e até smartphones. E, tudo isso, antes mesmo de qualquer executivo da Marvel sequer sonhar com um filme como Vingadores. Recentemente, os fãs comemoraram a volta de Marvel vs. Capcom 2, um dos melhores da franquia, ao torneio de luta EVO. Nada mal, Capcom!

Professor Layton vs Phoenix Wright

Professor Layton -  -

Em 2012, Capcom e Level 5 resolveram entregar aos fãs o que nenhum deles havia pedido: um game unindo as franquias Professor Layton, do genial professor com sotaque britânico, e Phoenix Wright, o advogado que tem casos resolvidos de forma mirabolante nos tribunais. E não é que o game para o Nintendo 3DS deu certo? Além de ser bastante fiel ao estilo dos dois personagens, a união de quebra-cabeças adivinhados por Layton com a eloquência e os gritos de objeção de Wright rendem um game para lá de divertido.

Mario & Sonic nas Olimpiadas

Mario e Sonic -  -

Protagonistas de uma das maiores rivalidades do mundo dos games nos anos 90, Mario e Sonic se tornaram bons amigos nos anos 2000. Foi na era do Nintendo Wii, mais precisamente em 2007, que a dupla dividiu pela primeira vez a capa de um game. E o responsável por tal façanha —um game da Sega com a presença do encanador bigodudo ao lado do ouriço azul, publicado num console da Nintendo — foi o espírito olímpico. Bem, quase isso, a dupla se uniu pela primeira vez para fazer um jogo de casual sobre os Jogos Olímpicos. E foi durante a Olimpíada de Pequim, em 2008, que as duas marcas encontraram o cenário perfeito para o encontro dos dois mascotes. Desde então, os amigos já se encontraram em outros jogos, e mantêm o espírito olímpico no game Mario & Sonic at the Olympic Games Tokyo 2020, exclusivo para o Nintendo Switch. Apesar de vendas aquém do esperado, é sempre bom ver esses dois ícones juntos, não é mesmo?

Mortal Kombat vs. DC Universe

Mortal vs DC -  -

O inimigo do meu inimigo é meu amigo. Essa é a premissa básica da união entre as franquias Mortal Kombat e DC Universe para um crossover. Com inspiração clara no duelo entre personagens de Capcom e Marvel, o game de luta foi desenvolvido pela Midway Games - responsável, até então, pela franquia de Scorpion, Sub-Zero e mais. A história é bastante rocambolesca, mas agradou os fãs e abriu pano para que Ed Boon e seu time também cuidassem de Injustice, game de luta baseado na graphic-novel da DC.

PlayStation All-Stars Battle Royale

PS All-Stars -  -

Ok, esse não é exatamente o crossover mais bem-sucedido de todos os tempos. Além de uma certa inspiração até descarada em Super Smash Bros., o battle royale com personagens da Sony não tem o mesmo peso das franquias da Nintendo. No entanto, não dá para negar que colocar Nathan Drake para brigar com Kratos e Sackboy seja algo bastante curioso, no mínimo.

Cadence of Hyrule

Cadence of Hyrule -  -

Outra mistura de games totalmente inesperada, Cadence of Hyrule tem uma história curiosa. O mais surpreendente neste caso é que a Nintendo tenha aberto uma de suas franquias mais consolidadas para um time de desenvolvedores indies da Brace Yourself. Acontece que dois dos nomes mais decisivos da empresa japonesa - Shigeru Miyamoto e Eiji Aonuma - ficaram viciados em Crypt of the Necrodancer. Depois de ficar viciada no game, a dupla resolveu conversar com os criadores e foi daí que começaram os papos para um mash-up entre os games. Não é todo dia que o pai do Mario e Zelda liga convidando para um chá.

Kingdom Hearts

Kingdom Hearts -  -

Quando o mundo está em perigo, qualquer amigo pode te ajudar no salvamento. Bem, essa parece ser a lição deixada por Kingdom Hearts, série de RPG da Square Enix já vendeu mais de 30 milhões de cópias. O que torna game tão único é que seu protagonista Sora conta com a ajuda de heróis pouco prováveis como Mickey, Donald e os personagens dos universos da Disney e Pixar. Com um claro apelo infantil, mas cheio de fãs marmanjos por aí, os games fazem questão de enfatizar a temática de amizade e trabalho em equipe, enquanto seus heróis passeiam por mundos de animações famosas, como Toy Story e Frozen. A ideia casou tão bem que a franquia ganhou fãs e produtos relacionados de todo o tipo. Afinal de contas, o nome da Disney não foi mencionado à toa, né?

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL