Topo

OPINIÃO

"Disco Elysium": Dicas para ser o melhor detetive de Revachol

Reprodução
Imagem: Reprodução

Daniel Esdras

Do GameHall

01/01/2020 04h00

Disco Elysium (PC) é a grande surpresa do ano. Com um lançamento silencioso e sem muito marketing, o jogo caiu nas graças da crítica e foi ganhando o público no boca-a-boca até se tornar um dos sucessos de 2019. Para aumentar ainda mais o barulho, o jogo conquistou quatro prêmios no The Game Awards, incluindo melhor RPG, melhor narrativa e melhor jogo indie, batendo produções de maior orçamento que eram consideradas favoritas.

Se você ficou curioso e está se aventurando pelas ruas de Revachol, confira nossas dicas para não ficar perdido. Afinal, não é moleza melhorar os resultados das investigações do seu detetive.

1 - Nem sempre confie nos seus instintos

Disco Elysium Dicas 1 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

A cabeça de um detetive é um emaranhado de ideias, suposições e raciocínios. Em "Disco Elysium", esse instinto é parte importante do gameplay. Dependendo de quais atributos você for melhorando ao ganhar níveis, diferentes áreas da sua mente vão entrar em ação na hora dos diálogos pelo mundo.

Lógica, retórica, drama e diversos outros conhecimentos vão te ajudar a descobrir mais sobre as intenções dos interrogados e alertar sobre locais escondidos e possíveis armadilhas. No entanto, assim como na realidade, nem sempre o raciocínio do seu detetive vai estar correto.

Desconfie especialmente de habilidades que estiverem com poucos níveis ou que tiverem vencido apenas testes fáceis para dar uma dica. Pensamentos que têm relação com a vontade do seu personagem de se acabar em bebedeira e drogas também não dão conselhos muito produtivos.

Respostas ruins ou que irritem o seu interrogado podem fechar opções de diálogo, dificultar desafios de rolagem de dado e até mesmo causar algo trágico, como o fim de uma sidequest ou mesmo a morte do seu personagem graças a uma reação desmedida.

2 - Recicle para fazer dinheiro

Disco Elysium Dicas 2 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Em Revachol, o dinheiro é para poucos. Um detetive que recebe quase nada e gasta o que tem com bebidas também não vai ter sucesso para pagar o seu quarto de hotel, quanto mais comprar bons itens para ajudar nas missões.

Um meio de fazer uma grana extra é reciclando garrafas. Para isso você vai precisar de uma sacola que fica próxima a dois veteranos na parte sul do primeiro cenário. Com essa sacola você pode recolher garrafas por todos os lados e trocar por dinheiro na loja de conveniência próxima ao hotel onde você dorme. Não é muito, mas ajuda a comprar aquele item em que você estava de olho.

3 - Faça missões secundárias

Disco Elysium Dicas 3 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Missões secundárias são a melhor forma de ganhar experiência. Há dezenas delas espalhadas pela cidade só esperando a sua ajuda para uma resolução. Algumas demandam que você encontre alguém em um momento exato do dia, outras pedem que você use algum dos seus atributos para investigar alguma coisa. A recompensa é sempre uma boa quantidade de experiência e, quem sabe, algum dinheiro ou item.

Para conseguir missões secundárias é preciso conversar com todo mundo, já que elas não ficam marcadas no mapa. Tente sempre esgotar as opções de conversa, e fique atento porque algumas delas estão escondidas embaixo de várias camadas de diálogo com NPCs.

4 - Visite o mapa regularmente

Disco Elysium Dicas 4 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O seu inventário em Disco Elysium é bem útil durante a jornada. Na parte chamada de 'Journal' você tem acesso a duas abas importantes. A primeira, de 'Tasks', mostra todas as missões ativas no momento, tanto principais quanto secundárias. Além das descrições, ela mostra qual o seu último passo e o que fazer a seguir. Com tantas missões, é bom voltar aqui regularmente para garantir que não esqueceu nada.

Na segunda aba está o mapa do jogo. Além de uma visão geral de Revachol, você conseguirá ver onde está cada local importante nesse mundo, inclusive pessoas com quem você pode ter alguma pendência ou algum desafio de dado não concluído. Basta ir descendo a barra para encontrar quem você estava procurando e qual a perícia que ele exige para completar um desafio.

5 - Use 'Tab' sempre

Disco Elysium Dicas 5 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O cenário de Disco Elysium é sempre bem carregado. Em áreas abertas isso dificulta identificar todos os objetos passíveis de interação, e em áreas fechadas algo sempre acaba ficando escondido. Para não te deixar na mão, o jogo colocou uma opção bem tradicional de RPGs isométricos: contornar tudo com o que você pode interagir.

Para ativar esse contorno, basta pressionar 'Tab'. Sempre que chegar em um novo local ou suspeitar de algo, utilize o botão. Com algumas perícias ainda é possível descobrir objetos escondidos e entradas secretas.

6 - Itens e roupas ajudam nos desafios

Vários dos desafios de rolagem de dados podem ser refeitos. Quanto maior a sua perícia no atributo que o desafio pede, maior a sua chance de conseguir executá-lo. Para te ajudar a conseguir mais pontos, você pode modificar as roupas do seu personagem. Cada peça de roupa conta com vantagens e, às vezes, desvantagens em algum atributo. Equipe as que você precisa e tente novamente.

Para um bônus ainda maior, você pode utilizar substâncias que causam dano à sua moral e saúde, mas melhoram algum atributo. Bebidas, cigarro e drogas são exemplos do que você pode conseguir pela cidade. Mas tome cuidado com a quantidade de usos, que pode complicar a vida do seu personagem.

Disco Elysium Dicas 6 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

7 - Vida após as 21h

O seu parceiro Kim Kitsuragi vai estar durante todo o dia ao seu lado. Na maior parte do tempo ele é calado e não interfere muito nas suas atitudes, mas por vezes pode te impedir de fazer algo, como roubar uma bota de um cadáver.

Se você vai ser do tipo policial corrupto e prefere fazer essas coisas sem a presença do Kim, existe um meio. A partir das 21 horas é possível ir para o hotel e dormir. Assim que você entrar no seu quarto, o seu parceiro vai dar boa noite e ir para o quarto dele. Nesse momento é possível sair do seu quarto e abusar da noite na cidade, livre do olhar julgador do Kim. Só tome cuidado para não fazer nada de que vá se arrepender depois.

Disco Elysium Dicas 7 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL