Topo

Principal voz de LoL no Brasil, Diego "Toboco" deixa equipe de transmissão

Aos 31 anos, Diego "Toboco" Pereira deixou a equipe de narração de League of Legends - Divulgação/Riot Games
Aos 31 anos, Diego "Toboco" Pereira deixou a equipe de narração de League of Legends Imagem: Divulgação/Riot Games

Gabriel Oliveira

Colaboração para o START

02/12/2019 14h02

Principal voz do "League of Legends" no Brasil e considerado o Galvão Bueno da modalidade, Diego "Toboco" Pereira deixou a equipe de transmissão do Campeonato Brasileiro (CBLoL), conforme anunciado nesta segunda-feira (2). Depois de oito anos dedicados ao "LoL", o narrador decidiu pedir demissão por estar desmotivado e para buscar novas oportunidades em outros jogos.

Em entrevista ao START, o narrador (ou "caster") revelou as motivações para a sua decisão de sair do CBLoL, fez uma análise da carreira, contou sobre os planos daqui em diante e comentou as críticas que recebe.

"O público merece sempre o melhor"

Toboco e Tixinha - Divulgação/Riot Games - Divulgação/Riot Games
Toboco com o "caro amigo Tixinha", com quem formava dupla de transmissão desde 2015
Imagem: Divulgação/Riot Games

Toboco, que começou a narrar partidas competitivas de "LoL" em 2011 e estava na equipe oficial do CBLoL desde 2015, conta que passou a se sentir desmotivado no fim do ano passado e que a desmotivação não diminuiu nesta temporada, mesmo narrando os principais jogos das mais importantes competições do Brasil e do mundo. "Eu vi que realmente não encontrava motivação. Não é mais isso que me satisfaz".

Segundo Toboco, a desmotivação se manifestava na indisposição de se aperfeiçoar. "Eu não estava mais me sentindo tão à vontade para correr atrás de conteúdo, de tentar estudar um pouco mais. Isso não é legal. O público de 'League of Legends' merece sempre o melhor, e se eu não estou disposto naquele momento para proporcionar a melhor transmissão, eu que estou errado, né".

Ego é uma coisa que cega as pessoas. Eu sou um cara que já tive problemas com ego, mas eu superei por experiência e profissionalismo

O caster, de 31 anos, pediu demissão no fim de outubro, portanto antes da final do Campeonato Mundial de "LoL", disputada em 10 de novembro. Ele narrou o confronto decisivo vencido pela equipe chinesa FunPlus Phoenix contra a europeia G2 Esports. Foi a última transmissão oficial de Toboco pela Riot Games Brasil.

Toboco bastidores - Divulgação/Riot Games - Divulgação/Riot Games
Eu não estava mais me sentindo tão à vontade para correr atrás de conteúdo, de tentar estudar um pouco mais. Isso não é legal"
Imagem: Divulgação/Riot Games

Naquela época, parte da comunidade brasileira fez uma campanha pela internet para que o narrador Diniz "Gruntar" Albieri, do Circuito Desafiante, o torneio da 2ª divisão, narrasse a decisão do Mundial, em substituição a Toboco. Ele sustenta que o crescimento da popularidade do colega de trabalho não teve interferência em sua decisão de sair, nem criou um clima interno ruim que o influenciasse.

"É uma decisão minha, não por causa dos outros", responde Toboco ao ser questionado sobre o assunto, descartando rusgas com Gruntar. "Ego é uma coisa que cega as pessoas. Eu sou um cara que já tive problemas com ego, mas eu superei por experiência e profissionalismo".

Toboco acredita que, dos casters que estão fora do CBLoL, Gruntar é o que possui mais chances de ser contratado para ocupar o lugar dele. "É um cara que eu gosto. Poucas pessoas sabem, mas o Gruntar é um cara em quem eu me espelhava no início da carreira".

Vendedor, dono de time e... narrador

Jogando "League of Legends" desde janeiro de 2010, Toboco logo empreendeu ao criar uma loja online de venda de Riot Points, a moeda virtual do game, e organizar campeonatos pela internet no ainda incipiente cenário competitivo nacional. Depois, com o ex-jogador e treinador Gabriel "MiT" Souza, montou uma equipe, a EXP, o mesmo nome da loja.

Toboco começou a narrar as próprias competições que promovia e, assim, apaixonou-se pelo ofício, estreando oficialmente como caster em 20 de novembro de 2011. Dali em diante, participou das equipes de transmissão de muitos torneios, online e presenciais, e conquistou espaço cada vez maior nas telinhas.

Até que, em 2015, Toboco passou no processo seletivo da Riot Games Brasil para ser narrador da empresa. Com isso, consolidou-se como uma das vozes, e certamente a mais conhecida, das competições de "League of Legends" no País, narrando os principais campeonatos nacionais e internacionais.

Ele costuma ser comparado com Galvão Bueno, icônico narrador de esportes da TV Globo, e curte isso. "Para mim é incrível, porque eu tive a oportunidade de conhecê-lo. Fui convidado para estar no [programa] 'Bem Amigos'. Ele me recebeu extremamente bem. É a minha referência na narração, junto com Everaldo Marques e Rômulo Mendonça. São os três em quem eu me espelho em técnica, habilidade, humor, profissionalismo, capacidade de narração e conhecimento".

Toboco também se tornou conhecido pelos bordões, sendo "Totalmente burstado" o mais famoso deles, usado quando o jogador é abatido perdendo vida muito rapidamente. "Roubou o barão, é incrível" é outra expressão do caster que diverte os espectadores.

Sem agradar a todos

É claro que o posto de destaque expõe Toboco às críticas implacáveis da comunidade e, por vezes, dos próprios jogadores profissionais nas redes sociais, que questionam a qualidade da narração e o conhecimento técnico dos casters.

O narrador admite que, nos últimos anos, a equipe de transmissão da Riot precisou se aperfeiçoar e melhorar o conteúdo das streams, por conta do maior nível de exigência do público.

"Eu filtro, pego o que é bom e útil. Quando tem um feedback bacana, 'opa, isso aqui realmente dá para melhorar'. Eu escuto críticas sem problemas, eu acho até legal, porque nós sempre temos que melhorar", diz Toboco.

Eu escuto críticas sem problemas, eu acho até legal, porque nós sempre temos que melhorar

Na metade deste ano, o narrador se envolveu em uma polêmica, com a divulgação de vídeos compilando trechos de streams particulares em que o caster apresentava postura tóxica, de críticas aos companheiros de time durante partidas ranqueadas. Ele pediu desculpa pelo comportamento inadequado.

Questionado se o caso teria estremecido relações internas que culminaram em sua saída do CBLoL, Toboco negou e não quis entrar em detalhes sobre o ocorrido, pois alega não comentar mais sobre o assunto. "Só uma nota: se isso tivesse influência, não estaria narrando todas as finais", fez questão de dizer, contudo.

Toboco narrando - Divulgação/Riot Games - Divulgação/Riot Games
Nos bastidores, narrando ao lado de Alexandre "Skeat" Trevisan
Imagem: Divulgação/Riot Games

Em busca de novidades

Para Toboco, o balanço de sua trajetória na narração do "League of Legends" é positivo. "É um sucesso. Eu fiz tudo que eu poderia fazer, dei o meu melhor e tive experiências incríveis. Marquei meu nome na história do jogo com meus bordões e momentos. Hoje, quando estou na rua, as pessoas vêm falar comigo e você vê que há carinho. Eu não tenho nada a reclamar, só agradecer".

O narrador conta que pediu para sair do CBLoL sem possuir outro trabalho em vista e que seguirá "deixando a vida me levar", como canta Zeca Pagodinho. "Não tenho pressa, quero ver o que vai acontecer", diz, sem considerar tirar um ano sabático. "Não é minha intenção, eu quero trabalhar no ano que vem".

Toboco garante que não tem nenhuma preferência de jogo que gostaria de narrar e não descarta, inclusive, conciliar os eSports com os esportes tradicionais. O que o vascaíno fanático quer mesmo é tentar novas experiências, abandonando a rotina do "League of Legends" dos últimos oito anos para se motivar novamente. "Estou à disposição".

Hoje, quando estou na rua, as pessoas vêm falar comigo e você vê que há carinho. Eu não tenho nada a reclamar, só agradecer

Toboco GG - Divulgação/Riot Games - Divulgação/Riot Games
Imagem: Divulgação/Riot Games

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol