Topo

"Shenmue 3": um resumo da jornada de vingança de Ryo

Shenmue conta a história de vingança de Ryo Hazuki - Reprodução
Shenmue conta a história de vingança de Ryo Hazuki Imagem: Reprodução

Makson Lima

Colaboração para o START

24/11/2019 04h00

A série "Shenmue" é a obra máxima de Yu Suzuki, que a concebeu de maneira grandiosa. A ideia original é ter 11 capítulos para contar toda sua história. Até agora, cada um desses capítulos aborda uma cidade visitada por Ryo Hazuki, o protagonista em busca de vingança pela morte do pai.

Com a chegada do tão aguardado "Shenmue 3", que é uma continuação direta de "Shenmue 2", preparamos um resumo da história para ninguém ficar perdido, reunindo os eventos principais dos dois jogos passados. Afinal, foram 18 anos de espera até essa nova aventura.

No meio da jornada

O primeiro "Shenmue", lançado em 1999 no Japão, representa o capítulo 1: Yokosuka. O interlúdio, capítulo 2, acontece no navio que leva Ryo de sua terra natal até Hong Kong, e foi contado no formato mangá.

"Shenmue 2", de 2001, vai do capítulo 3 ao 5, com Ryo cruzando pelas cidades de Aberdeen, Kowloon até a Vila Bailu, em Guilin. "Shenmue 3" começa como o sexto capítulo, exatamente do final do jogo anterior, e segundo Yu Suzuki não se trata do fim da saga. "Originalmente, planejei 4 ou cinco jogos para a série", disse Suzuki ao Polygon, quando o projeto de Kickstarter do terceiro jogo se tornou realidade, em 2015.

Capítulo 1: Yokosuka

No dia 29 de novembro de 1986, em Yokosuka, a vida de Ryo Hazuki mudou para sempre. O nosso protagonista é filho único de Iwao e aprendiz de artes marciais.

Shenmue Ryo - Reprodução - Reprodução
Ryo é o protagonista de todos os jogos da série
Imagem: Reprodução

Chegando em casa, ele se depara com sua mãe de criação e governanta da propriedade, Ine-san, caída e machucada. Ao se aproximar do dojo, vê Fuku-san, amigo de infância e discípulo de Iwao, selvagemente arremessado para longe. Lá, no tatame, seu pai enfrenta uma figura misteriosa, vestindo trajes de seda chinesa e de aparência taciturna.

O homem se apresenta como Lan Di e busca pelo Espelho de Dragão. Iwao, já ferido, não consegue Evitar que Ryo invista contra o sujeito, que o derrota com facilidade e, ao ameaçar sua vida, tem a resposta que queria. Com o espelho em mãos, indaga: "Você se lembra de Zhao Sunming?", e põe fim a vida de Iwao com um golpe devastador.

Ryo, com o pai moribundo nos braços, ouve atentamente suas últimas palavras: "Mantenha próximo aqueles que você ama".

Ryo, a partir daquele traumático dia, passa a viver em busca de vingança. Ine, Fuku e Nozomi, pessoas queridas a ele, tentam adverti-lo quanto aos perigos de trilhar tal caminho, mas é em vão. Coletando pistas ao redor de Yokosuka, ele descobre mais informações sobre o carro preto que cruzou a cidade naquele dia.

Uma carta escrita em chinês chega tardiamente, adereçada a Iwao, e tem como remetente Zhu Yuanda. Ela avisa da chegada de Lan Di, aconselhando a busca por Mestre Chen para auxílio. É assim que Ryo chega até o porto de Yokosuka e acaba por conhecer Guizhang, filho de Chen, e um grupo criminoso, os Anjos Loucos, com conexões ao Chi You Man, uma perigosa facção da máfia chinesa, com Lan Di como um de seus líderes.

Quando, por fim, consegue encontrar Mestre Chen em pessoa, descobre haver outro Espelho, o da Fênix, ainda na propriedade dos Hazuki. Num aposento secreto abaixo do tatame, Ryo encontra o artefato e o mantém próximo a si desde então.

Shenmue Phoenix Mirror - Reprodução - Reprodução
O Espelho da Fênix é um item importante para a história de Shenmue
Imagem: Reprodução

Para conseguir mais informações a respeito de Lan Di, Ryo passa a trabalhar no porto de Yokosuka e chega até o líder dos Anjos Loucos, Terry. Negociações atribuladas passam a acontecer, colocando Ryo contra o amigo Guizhang.

Além disso, os lacaios de Terry sequestram a amiga de infância de Ryo, Nozomi, e é quando o jovem, furioso e descontrolado, põe um fim nisso tudo ao enfrentar, lado a lado a Guizhang, todos os setenta membros dos Anjos Loucos. Derrotado, Terry revela o verdadeiro paradeiro de Lan Di: Hong Kong.

Com a ajuda de todos os seus amigos, Ryo consegue dinheiro o suficiente para comprar uma passagem de navio até a cidade portuária de Aberdeen. Antes de partir, Mestre Chen instrui Ryo a buscar pela ajuda de Lishao Tao em Hong Kong, e assim o jovem Hazuki parte para terras distantes, deixando tudo e todos para trás.

Capítulo 2: A viagem até Hong Kong

Shenmue manga - Reprodução - Reprodução
Mangá foi replicado e traduzido na versão de Xbox de "Shenmue II"
Imagem: Reprodução
Apesar de derrotado no porto de Yokosuka, Chai consegue embarcar no mesmo navio que Ryo. Seu objetivo é matar Ryo e roubar o Espelho da Fênix para seu mestre, Lan Di, como forma de conseguir mais espaço dentro da organização mafiosa Chi You Men. Chai é vil e inescrupuloso, e para chamar a atenção de Ryo, ameaça a vida de uma garotinha. Uma batalha acontece no convés, e Hazuki emerge vitorioso. Chai cai ao mar e seu paradeiro continua um mistério.

Capítulo 3: Aberdeen

Pela primeira vez longe de casa, numa cidade enorme, onde todos são desconhecidos, Ryo Hazuki precisa encontrar Lishao Tao para, assim, chegar até Zhu Yuanda, que, provavelmente, teria informações para compartilhar sobre Lan Di. São muitas as incertezas, mas a sede de vingança continua a guiá-lo.

Logo, ele é vítima de um assalto: o Espelho da Fênix está em sua mochila e precisa recuperá-la a todo custo. É assim que conhece a criança órfã, Wong, e formam uma improvável amizade, e também Joy, a jovem motociclista e bastante influente em Aberdeen.

Após muita conversa e informações coletadas, Ryo chega até o Templo Man Mo, de responsabilidade de Lishao Tao. Para surpresa de Ryo, ele descobre que o mestre, na verdade, é uma mulher, Xiuying Hong, artista marcial de Tai Chi e Bajiquan.

A mestra nota a inexperiência e sede de vingança do jovem Hazuki, e o orienta a descobrir, sozinho, o caminho do Wude, as quatro virtudes necessárias a qualquer pessoa disposta a estudar as artes marciais.

Gon, Dan, Jie e Yi, cada qual relacionada a um ensinamento e a um mestre, localizados nos diferentes distritos de Wan Chai. Mesmo após isso, Xiuying, que acolheu Ryo em sua própria casa, ofereceu trabalho no templo e compartilhou de seus ensinamentos, nega-se a apontar o caminho a Zhu, pois seu próprio passado servia como exemplo a todos que trilham o caminho da vingança: seu irmão mais velho, Ziming, também se perdeu assim.

Irredutível, Ryo segue em sua busca por Zhu e, assim, chega até o líder de outra organização criminosa, The Heavens. Ren Wuying conhece muito bem o submundo de Aberdeen e Wan Chai, e vive numa disputa por território com o monstruoso Dou Niu, líder dos Cabeças Amarelas. Ren só aceita ajudar Ryo por haver dinheiro envolvido na história, e assim a inusitada dupla parte para a cidade de Kowloon, último paradeiro sabido de Yuanda.

Shenmue Algemas - Reprodução - Reprodução
Ryo e Ren, unidos (literalmente) por algemas
Imagem: Reprodução

Capítulo 4: Kowloon

Kowloon é composta por enormes edificações, com elevadores e lances de escadas irregulares. É tão labiríntica quanto repleta de figuras mal intencionadas. A cidade é comandada por Dou Niu e sua parceira, Yuan, que buscam reconhecimento da máfia Chi You Men. A essa altura dos eventos, Zhu encontra-se enclausurado, escondido de Lan Di. Logo, tanto Ryo e Ren quanto Dou Niu e Yuan, procuram desesperadamente pelo mestre.

Durante o processo de busca, muitos acontecimentos desafortunados tomam forma: Joy e Wong são sequestrados, Ryo e Ren algemados e mantidos em cativeiro. As virtudes aprendidas no caminho do Wude, assim como a presença nas sombras de Lishao Tao, conferem ao jovem herói meios de superar seus obstáculos.

O confronto final entre Ryo e Dou Niu acontece no quartel-general dos Cabeças Amarelas, com Lan Di observando o brutal confronto na escada suspensa de seu helicóptero, sobrevoando o terraço.

Ryo emerge vitorioso. Em segurança, Zhu revela segredos cruciais: o verdadeiro nome de Lan Di é Zhao Longsun, filho de Zhao Sunming, e ele acredita que Iwao o assassinou. Além disso, Zhu sabe a real função e origem dos Espelhos: são artefatos criados com a Pedra do Rio Fantasma, encontrada apenas na Vila Bailu, em Guilin, e, juntos, podem trazer a ressurreição da Dinastia Qing.

"Quando o Dragão e a Fênix se encontrarem, os portões do céu e da terra se abrirão e Chi You ressuscitará". Com Wong e Joy seguros, assim como Zhu, Ryo estabelece seu próximo destino: Guilin.

Shenmue reunião - Reprodução - Reprodução
O propósito dos Espelhos, enfim, revelado
Imagem: Reprodução

Capítulo 5: Bailu

Após uma longa viagem de barco, Ryo chega até a vila ribeirinha de Guilin. Conversando com os moradores locais, descobre estar bem distante de Bailu, a dias de caminhada. Destemido, segue seu caminho mata adentro. Durante uma forte chuva, testemunha uma garota mergulhar no revoltoso rio para resgatar um filhote de cervo branco. Sem titubear, Ryo mergulha logo em seguida, ajudando ambos a chegarem até a margem. E assim o jovem Hazuki conhece Shenhua Ling, e seus destinos mudariam para sempre.

Shenmue Ryo e Shenhua - Reprodução - Reprodução
No caminho até a vila, Ryo e Shenhua se conhecem melhor
Imagem: Reprodução
Juntos, seguem caminho até a Vila Bailu, onde Shenhua vive com seu pai artesão em uma vida tranquila e longe do tumulto e confusão das cidades. Lá, as artes marciais são respeitadas e estudadas, assim como tradições e o folclore locais.

No caminho, conversam sobre tudo: amizades, passado, futuro e significados. Fica clara a conexão de Shenhua com a origem dos espelhos e o quanto Ryo amadureceu nesses poucos meses desde o assassinato de Iwao.

Quando chegam até a pedreira onde trabalha o pai de Shenhua, deparam-se com enormes figuras talhadas em pedra, representando os Espelhos do Dragão e da Fênix. Apenas um não é suficiente para acionar o milenar mecanismo realizado no lugar, mesmo sendo utilizada uma espada-artefato, também relacionada a família de Shenhua de alguma forma.

A história continua em "Shenmue III" exatamente deste ponto, de dentro da caverna na Vila Bailu.