Topo

Alok no "Free Fire"? DJ diz que a ficha ainda não caiu: "Sou eu mesmo"

Além das feições, roupas e acessórios do DJ, o personagem tem a habilidade de cura e aumenta a velocidade dos membros da equipe  - Reprodução
Além das feições, roupas e acessórios do DJ, o personagem tem a habilidade de cura e aumenta a velocidade dos membros da equipe Imagem: Reprodução

Bruno Izidro

Do START, em São Paulo

05/11/2019 11h40

O DJ Alok é o mais novo personagem de "Free Fire", mas se engana quem pensa que a ligação de um dos maiores nomes da música eletrônica com videogames começou agora. Na infância, era comum ele gastar um tempo em "Mu Online", "Gunbound", "Counter-Strike" e "World of Warcraft".

Foi o que o próprio DJ confessou em entrevista ao START. "Videogame servia como uma válvula de escape, uma forma de lazer e entretenimento que me aliviava, sabe?".

Por isso ele ainda não acredita que terá uma versão sua dentro de um dos games mais populares da atualidade: "Acho que só vai cair a ficha quando eu começar a jogar, ver que sou eu mesmo".

DJ Alok é o 24º personagem a entrar no battle royale, que atualmente é um fenômeno no Brasil, e o primeiro baseado em uma personalidade real. Além das feições, roupas e acessórios do DJ, o personagem possui a habilidade de cura e aumenta a velocidade dos membros da equipe quando está próximo. Essa habilidade foi algo que partiu do próprio Alok.

É o poder especial que eu gostaria de ter na vida real, que é curar as pessoas
DJ Alok, sobre a habilidade que tem dentro do jogo

Aliás, o DJ acompanhou e participou de boa parte do processo de criação de sua versão virtual, que durou cerca de seis meses, segundo a produtora Garena.

DJ Alok Free Fire - Bruno Izidro/UOL - Bruno Izidro/UOL
Alok diz que "Free Fire" o lembrou dos tempos de "Gunbound" e "Counter-Strike"
Imagem: Bruno Izidro/UOL

Alok não chegou a ir aos estúdios de desenvolvimentos de "Free Fire", que ficam no sudoeste asiático, para realizar capturas pessoalmente, mas sua equipe estava o tempo todo enviando fotos e imagens de referências para os desenvolvedores.

Além disso, tudo passou pela aprovação do artista: desde a roupa, o estilo do óculos, a tatuagem, que é vendida como item cosmético, até e dança que virou emote no jogo, que é o mesmo movimento que ele realiza nos shows quando toca "Vale Vale". A música, inclusive, agora pode ser ouvida no lobby do jogo, antes das quedas, e também se tornou tema do mundial, que vai ser realizado em 16 de novembro, no Rio.

"O que eu achei legal é que não é o personagem, sou eu mesmo", comenta Alok. "Não é que a gente criou um personagem. Sou eu mesmo, o DJ".

Durante esse tempo, o artista diz que acabou se "viciando" em "Free Fire", um jogo com o qual ele diz ter se identificado, assim como foi com "Gunbound" e "CS" no passado.

Essa questão do acesso fácil ao Free Fire, de todo mundo conseguir jogar no celular, a questão de jogar em equipe, de conseguir ir até o final sobrevivendo. Tudo isso fez eu perceber que esse jogo é bom de se abraçar e mergulhar, eu me identifiquei nele
DJ Alok sobre sua nova paixão por Free Fire

Das pistas para o game

Alok FF Loja - Reprodução - Reprodução
Alok está à venda por 1599 diamantes; parte da renda será revertida para entidades beneficentes no Brasil
Imagem: Reprodução

Poucos imaginariam que uma figura como DJ Alok poderia virar um personagem de "Free Fire". Nem mesmo a Garena, já que a ideia inicial era chamar o artista somente para realizar o show de abertura do mundial do jogo.

Segundo o gerente de publicação da Garena no Brasil, Fernando Mazza, as conversas foram evoluindo até chegar na proposta de colocá-lo no game. O fato de o DJ ser conhecido internacionalmente, o que tem um apelo global e não só no Brasil, também ajudou.

"O nome do Alok surgiu em janeiro deste ano e, em fevereiro, começamos a conversar de forma mais séria", conta o executivo. "Aí veio a ideia de colocá-lo dentro do jogo e parte da verba (das vendas do personagem no jogo) para instituições de caridade. Ele achou sensacional".

Alok FF telhado - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Assim como os demais personagens no game, DJ Alok pode ser adquirido pagando com dinheiro real, mas a Garena explicou que parte dos lucros com a venda será revertida a instituições de caridade.

No Brasil, o próprio Alok ainda vai decidir qual será a organização beneficente escolhida. No resto do mundo, a Garena fechou parceria com a YCAB Foundation, que capacita jovens do sudeste da Ásia com habilidades e conhecimentos necessários para aproveitar oportunidades na economia global.

A Garena também ressalta que o DJ Alok em "Free Fire" não é um personagem temporário e ele, assim como os itens cosméticos baseados no artista, estarão disponíveis no game enquanto existir "Free Fire".

O único elemento temporário nessa parceria será a música Vale Vale tocando no lobby, antes das partidas. Ela estará ativa até pouco depois do mundial, quando a nova atualização do jogo for lançada.

Alok palco - Reprodução - Reprodução
Antes de a partida começar, um DJ Alok agita as coisas em cima do palco
Imagem: Reprodução

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol