Topo

Jogador World of Warcraft ganha indenização de R$ 5 mil por dano moral

World of Warcraft - Reprodução
World of Warcraft Imagem: Reprodução

De Start

24/10/2019 17h46

Um jogador de World of Warcraft ganhou uma indenização de R$ 5 mil por dano moral à imagem virtual. A 24ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro condenou a Blizzard Brasil, produtora de WoW, no que é considerado uma decisão inédita no Judiciário brasileiro.

Segundo a acusação, a empresa tinha banido o jogador após suspeitar de que ele estava utilizando um "bot" para jogar por mais de 10 horas seguidas, uma prática considerada irregular.

No recurso, o colegiado do TJ-RJ seguiu o voto do relator, desembargador Alcides da Fonseca Neto, no sentido de que "não seria possível dissociar a imagem virtual da imagem real".

"A imagem da pessoa física permaneceu no ambiente virtual, exposta em lista desabonadora, por tempo bastante superior ao que seria razoável, o que gerou evidentes transtornos entre seus conhecidos e demais competidores", completou.

Na primeira instância, o juiz tinha determinado que a Blizzard Brasil deixasse que a vítima voltasse ao jogo, com as mesmas características virtuais que seu personagem possuía no momento de seu banimento, em 28 de janeiro de 2015, reativando sua conta.

"World of Warcraft" é um dos jogos mais populares do mundo, com mais de 10 milhões de jogadores ativos. Segundo o processo, o jogador que ganhou o recurso ocupava a posição 6770 no ranking.

Ele recorreu à segunda instância, mas por ser caso de dano moral não tinha sido reconhecido pela Justiça.