Topo

"Trine 4": Dicas para resolver os enigmas

"Trine 4" possui muitos puzzles para resolver - Divulgação
"Trine 4" possui muitos puzzles para resolver Imagem: Divulgação

Daniel Esdras

Do GameHall

12/10/2019 04h00

"Trine 4" retornou para comemorar os dez anos da franquia em grande estilo. Maior do que nunca, esse quarto capítulo conta com alguns dos puzzles mais complexos de toda a série e cenários ainda mais marcantes.

Resolver cada um deles e finalizar a perseguição do príncipe exige muito dos três heróis e especialmente de você que está com o controle nas mãos. Separamos algumas dicas e segredos essenciais para aumentar a diversão e te ajudar a dominar todos os enigmas.

Jogue no modo cooperativo

Trine 4 Imagem 01 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Jogar Trine 4 no modo single player é totalmente viável e a diversão é garantida, mas para a verdadeira experiência o ideal é jogar com mais jogadores. Isso porque todos os puzzles recebem pequenos ajustes para serem resolvidos com ações em conjunto, o que deixa cada cenário bem mais desafiador e também divertido.

No menu é possível escolher se cada jogador pode controlar apenas um personagem ou se podem alternar, ficando até mesmo com personagens repetidos, o que deixa a aventura um pouco mais fácil. Só tome cuidado para não iniciar um jogo no modo cooperativo e acabar ficando sozinho, alguns puzzles vão ficar impossíveis. A saída será sair para o menu e carregar um jogo no modo para um jogador ou iniciar um novo jogo.

Colete tudo

Trine 4 Imagem 02 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

A série Trine é conhecida pelos seus cenários em 2,5D que exigem muita astúcia dos jogadores para avançar pelos puzzles que bloqueiam o caminho. Em cada uma destas passagens existem diversos itens para serem coletados.

Alguns itens servem como experiência no jogo. As poções, menores e maiores, ficam somadas no canto superior direito da sua tela e ao atingir um número específico delas é possível melhorar as habilidades que os personagens aprenderam no menu.

Ao melhorar estas habilidades, você terá mais recursos no combate e mais opções na hora de solucionar os enigmas que o jogo vai te oferecer.

Outros itens são colecionáveis e também servem para aprofundar seu conhecimento sobre o mundo fantástico do jogo. Em cada fase existe uma carta, que conta algo interessante sobre o local e dois colecionáveis, que são itens interessantes que liberam extras no menu do jogo.

Achá-los não é nada fácil, já que geralmente estão em salas escondidas e que contam com um puzzle bem desafiador para ser solucionado. Procure em cada cantinho e abuse das habilidades dos personagens para conseguir resolver os enigmas.

Quebra-cabeças tem múltiplas soluções

Trine 4 Imagem 03 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Em determinada altura do jogo, os quebra cabeças vão ficar realmente complicados, principalmente porque cada personagem terá muitas habilidades e será preciso lembrar como e quando utilizar cada uma delas.

Com muitas variáveis em jogo, o número de possíveis soluções também aumenta. O jogo foi pensado para que diversas abordagens funcionem, portanto, se alguma tentativa não funcionar, não fique insistindo na mesma habilidade para acabar se frustrando, tente abordagens totalmente diferentes e que também podem funcionar e quem sabe até te mostrar caminhos para locais secretos.

O ambiente também esconde soluções improváveis. Uma passagem diferente ou um alçapão que libera uma caixa extra é tudo o que você está procurando em alguns momentos. Fique de olho para qualquer coisa suspeita e tente interagir com tudo.

Utilize o "Raycast" para maior eficiência

Trine 4 Imagem 04 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O Raycast é uma linha que é traçada do seu personagem para algum objeto que ele consiga interagir no cenário. Como muitas caixas, argolas e esferas estão presentes em cada etapa da fase, algumas vezes fica uma verdadeira confusão na hora de mirar e você acaba movimentando o que não quer, o que dá nos nervos.

O Raycast serve para resolver esse problema. Com ele você mira antes no objeto de sua preferência, formando a linha azul e gerando um contorno nele. Isso evita a maior parte dos erros bobos e acelera muito o seu progresso em determinados enigmas. Utilize o L2/LT para ativar a ferramenta e formar a linha e controle-a com o analógico direito do controle.

Explore as fraquezas dos inimigos

Trine 4 Imagem 05 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

As batalhas do Trine 4 podem ser bem desafiadoras. Os inimigos aguentam bastante pancada, aparecem em bom número e são bastante variados, com ataques de perto, longe, velocidade alta e até elementais. Tudo isso piora ainda mais na hora que você descobre que seus personagens duram muito pouco e morrem com poucos ataques.

O segredo para conseguir sair vivo desses encontros é explorar as fraquezas dos inimigos. No geral, cada inimigo tem um ponto fraco que algum personagem pode explorar. Se você estiver jogando sozinho, troque para o personagem ideal e resolva a parada com suas próprias habilidades. Se a jogatina estiver sendo feita em grupo, cada um deve focar o inimigo cujo o personagem leva vantagem.

Aranhas elementais podem ser derrotadas com um disparo de flecha do elemento oposto - fogo e gelo no caso. O Pontius (o cavaleiro gordinho) consegue bater rápido com sua espada e leva muita vantagem com seu salto e sobre os inimigos, que usa o peso do corpo para gerar um dano considerável em lobos. Já o Amadeus, o mago, pode levitar inimigos e criar caixas e esferas para atacar inimigos que estão mais longe.

Use cada uma das vantagens ao seu favor que tudo vai dar certo. As estrelas ganhas em combate servem para liberar novas habilidades, portanto aproveite para ganhar os pontinhos necessários para ficar mais forte.

Chefes são puzzles

Trine 4 Imagem 06 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Com os chefes do jogo o papo é bem mais embaixo. Tentar a abordagem clássica de bater até o inimigo cair muitas vezes não funciona, já que assim como na maior parte do jogo, eles funcionam como um puzzle.

O ideal para ter alguma chance é tentar utilizar as últimas habilidades aprendidas. Refletir luzes, pular na cabeça ou usar flechas elementais pode ser a chave para encontrar a fraqueza do adversário. Em algumas lutas nem será possível atingir o chefe e seu objetivo será resolver um enigma daqueles bem xaropes.

Em alguns casos, o ambiente também pode funcionar a seu favor. Preste atenção em alguma caixa ou pedra, quem sabe um alçapão escondido, use os personagens que podem interagir com eles e vire a batalha a seu favor.

Quando se fala de Trine, o ideal é sempre parar um pouco, pensar e então tentar novamente. A abordagem clássica do bastão nem sempre funciona aqui.