Topo

Mundial de LoL: Flamengo cai de produção e é eliminado pelos turcos

Flamengo perdeu duas partidas para a Royal Youth neste sábado e foi eliminado - Wojciech Wandzel/Riot Games
Flamengo perdeu duas partidas para a Royal Youth neste sábado e foi eliminado Imagem: Wojciech Wandzel/Riot Games

Do START, em São Paulo

05/10/2019 13h25

A rivalidade entre Brasil e Turquia no League of Legends ganhou mais um capítulo dramático neste sábado (5), em Berlim (Alemanha). Flamengo e Royal Youth se enfrentaram pela vaga na próxima fase, e os turcos levaram a melhor, vencendo o primeiro jogo e a partida de desempate.

Com o resultado, o Flamengo terminou em último lugar do Grupo D, com 1 vitória e 4 derrotas, desempenho que frustrou a torcida, que estava empolgada depois dos resultados do primeiro dia. É mais um ano em que o representante brasileiro no Mundial de LoL não consegue passar da fase inicial. A Royal Youth, por sua vez, avança para as eliminatórias da Fase de Entrada, que começam na segunda-feira (7).

Flamengo Mundial LoL - Wojciech Wandzel/Riot Games - Wojciech Wandzel/Riot Games
Apesar de começar o sábado bem contra os coreanos, Flamengo caiu de produção contra os turcos
Imagem: Wojciech Wandzel/Riot Games

Um sábado de pressão

O Flamengo começou muito bem sua primeira partida do dia, contra os coreanos da Damwon Gaming. Aos 10 minutos, os brasileiros tinham 4 abates a 0 e uma vantagem de 2.300 de ouro. O Fla dominava a partida, até que uma falha na coordenação de jogadas foi o suficiente para a Damwon virar e encerrar a fatura antes dos 30 minutos. Os coreanos se classificaram em primeiro lugar do Grupo D, com quatro vitórias, sendo a única equipe invicta da Fase de Entrada.

Já contra a Royal Youth, o Flamengo precisava da vitória para se classificar direto, enquanto uma derrota levaria a uma partida extra de desempate. Foi um jogo agressivo e confuso, com abates espalhados pelo mapa e nenhuma grande vantagem para nenhum dos lados. Com o tempo, o Flamengo passou a perseguir a Fiora do jogador da rota do topo Armut, que abria o mapa e derrubava torres sozinho, enquanto a Royal Youth conquistava mais objetivos. Os turcos foram acumulando vantagens, finalizando a partida aos 40 minutos e forçando o jogo de desempate.

Na partida de desempate, o Flamengo começou com um "draft" estranho, que foi criticado por técnicos e jogadores no Twitter. As escolhas não encaixaram, e os brasileiros ficaram atrás o tempo todo, sofrendo para conseguir abates, conquistar objetivos ou causar dano. A Royal Youth não teve dificuldades e carimbou sua classificação.

Em entrevista ao LoLeSports BR depois da eliminação, o atirador brTT apontou as limitações de "champion pool" do time como um dos fatores que pesaram na derrota.

Torcida Flamengo  - Michal Konkol/Riot Games - Michal Konkol/Riot Games
Mesmo pequena, torcida brasileira é das mais barulhentas no Mundial de LoL em Berlim
Imagem: Michal Konkol/Riot Games

Próxima fase

As eliminatórias da Fase de Entrada acontecem na segunda (7) e terça (8), em formato MD5, a partir das 08h (horário de Brasília). Nesses confrontos serão definidos os quatro times que passarão à Fase de Grupos, onde se encontram as equipes cabeças-de-chave e regiões com o melhor retrospecto nas competições de League of Legends.

A Fase de Grupos continua a ser disputada em Berlim, mas sai dos estúdios da Riot Games para o Verti Music Hall, de 12 a 20 de outubro. Depois disso, as eliminatórias acontecem em Madri (Espanha), com a grande final em Paris (França) no dia 10 de novembro.

Mundial de LoL Grupos - Divulgação/Riot Games - Divulgação/Riot Games
Imagem: Divulgação/Riot Games

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol