Topo

Guia


Gears 5: Dicas para completar a campanha no modo Insano

Reprodução
Imagem: Reprodução

Daniel Esdras

Do GameHall

22/09/2019 04h00

"Gears 5" chegou no Xbox One e PC repleto de conteúdo, com os modos Versus, Fuga e Horda. Mas dessa vez, o destaque fica mesmo com a Campanha, que traz mais de vinte horas de conteúdo e muitas modificações na fórmula tradicional da franquia.

Para aqueles mais corajosos - e que estão de olho nas conquistas do jogo - existe a possibilidade de jogar no modo de dificuldade Insano, que deixa a jornada quase impossível e exige toda sua habilidade para chegar ao final. Para ajudar nesse martírio, separamos dicas importantes e muito úteis.

O que muda?

Reprodução
Imagem: Reprodução

O modo de dificuldade Insano não só melhora os atributos dos inimigos, dando a eles mais vida e aumentando o poder de dano. Ele também dificulta suas ações, já que não existe mais a opção de ser levantado por um companheiro: aqui a morte é direta.

Some tudo isso com o fato de que vários inimigos vão te matar com um único golpe, e você terá noção de como vai ser difícil sobreviver. Se o seu objetivo é pegar todas as conquistas do jogo, esse é um dos desafios que terá de enfrentar.

Entenda como funciona o Jack

Reprodução
Imagem: Reprodução

A chave para bater o modo campanha no Insano é saber como usar o Jack. Existem diversas outras dicas que ajudam, mas essa é a essencial. O robozinho que acompanha os protagonistas durante todos os capítulos tem várias habilidades importantíssimas que, se usadas de maneira correta, vão garantir uma jornada bem menos estressante.

A primeira coisa que você tem que entender é que para habilitar algumas melhorias essenciais do Jack será preciso explorar. Só assim você terá acesso às missões secundárias do jogo, que garantem partes que podem ser instaladas no robozinho e desbloqueiam suas melhores habilidades. Além disso, os Componentes - peças que são usados para ganhar pontos que melhoram suas habilidades - também são encontrados em locais mais escondidos do mapa.

Para habilitar algumas melhorias essenciais do Jack será preciso explorar. Só assim você terá acesso às missões secundárias do jogo, que garantem partes que podem ser instaladas no robozinho

A segunda dica é saber que dá para reprogramar as habilidades do Jack sempre que você quiser, alterando a alocação dos pontos que você gastou. Em uma situação em que a furtividade vai ser o foco, modifique os atributos do Jack para garantir mais velocidade enquanto a Kait estiver invisível. Se for um daqueles eventos de defesa, em que é preciso resistir aos inimigos em um local determinado, modifique o Jack para o Stim ou Flash. Adaptar seu companheiro para cada situação vai te dar uma vantagem importantíssima.

Reprodução
Imagem: Reprodução

Uma outra função que o Jack tem é pegar armas e até mesmo caixas de munição. Basta mirar para a arma que você deseja e pedir para que o robô traga até você. Essa habilidade pode ser utilizada para recuperar munição e após algumas melhorias também para trazer armas pesadas - como a Tri-Shot dos Scions - que pode virar a batalha a seu favor.

Logo no início do terceiro ato, o Jack vai aprender a hackear os Stumps, aqueles robôs que são dominados pelo Swarm. Os Stumps estão entre os inimigos mais difíceis do jogo, passar por eles sem precisar lutar é uma mão na roda.

Então, vamos reforçar: Jack é a chave para vencer o modo Insano sem quebrar o controle na parede, então use o robô sem moderação!

Escolha as melhores armas

Reprodução
Imagem: Reprodução

Saber quais armas levar durante a campanha de "Gears 5", especialmente na dificuldade Insana, é essencial para sobreviver. Como os inimigos vêm em grande número e colocam pressão sobre seu grupo, é preciso ganhar vantagens no equipamento, especialmente para eliminar alguns drones o mais rápido possível. Levando em conta esse segundo ponto, na hora de escolher seu equipamento, tenha sempre a quantidade de munição em mente

A Lancer convencional, por exemplo, mesmo com o recarregamento garantindo um bônus, muitas vezes não consegue matar um inimigo com um único pente. Já armas como a Boomshot e a Torque Bow sobram quando o assunto é dano, mas possuem pouca munição, o que pode te deixar em maus lençóis na hora do combate.

O mais recomendável são armas com poder considerável e muita bala. A Hammerburst e a Lancer GL - a nova versão da Lancer, com um lançador de granadas - são boas para ter como arma primária, pois funcionam bem em médias e longas distâncias, têm bom poder de fogo e uma quantidade considerável de munição.

Reprodução
Imagem: Reprodução

Para a pistola, a escolha incontestável é a Boltok, que recebeu um bom upgrade em relação aos jogos passados e pode executar rapidamente os Drones, e com apenas um tiro derrotar Juves e demais inimigos mais fracos. Além disso, ela conta com uma boa cadência de tiro e é bem fácil de manejar.

Além do seu equipamento padrão, é possível carregar uma arma pesada - que em "Gears 5" aparecem com bastante regularidade. A Tri-Shot é a melhor delas, já que é bem tranquila de mirar e tem uma cadência de tiro impressionante, que vai eliminar inimigos rapidamente - exatamente o que queremos. Mas todas as outras podem encaixar no seu jogo, vai depender da situação. O importante é, sempre que possível, carregar uma arma pesada.

Um segredo importante é que existem algumas armas lendárias escondidas pelo mapa. São versões das armas convencionais com algumas vantagens especiais, como recarregamento mais rápido, dano aumentado ou mais munição. Encontrá-las exige exploração e olhos de águia, já que elas ficam bem escondidas, mas compensam o esforço.

Escolher bem o seu equipamento é uma das chaves para conseguir ficar vivo durante essa jornada quase impossível, então teste bastante e escolha aquelas armas que te ajudarem mais.

Guarde armas no Bote

Reprodução
Imagem: Reprodução

O bote é uma das novidades de "Gears 5", um veículo que permite navegar pelos mapas enormes do jogo em alta velocidade. Mas essa é somente uma das funções dele, a outra está ligada ao combate e vai te deixar mais versátil e preparado.

Nas laterais do bote existem dois espaços que permitem guardar armas, independentemente do tamanho delas. Com isso é possível escolher qual será o seu equipamento antes de cada incursão, levando em conta as fraquezas de cada inimigo. E ainda tem a utilidade de levar uma arma pesada e já iniciar qualquer missão mandando bronca sem piedade.

Sempre que possível, faça a recarga ativa, acertando o tempo dos botões para ganhar o bônus

Recarregue sempre

Reprodução
Imagem: Reprodução

Uma dica importante é sempre fazer a recarga ativa, acertando o "minigame" para ter o bônus de dano sempre. É possível fazer isso até mesmo com a arma cheia de balas. Assim que você clicar para recarregar, verá uma animação no ícone da sua arma que indica o tempo certo para pressionar novamente o botão de recarregar. Ao acertar, o pente em questão aplicará mais dano nos inimigos. Fique atento nesse detalhe e lembre-se que é possível recarregar enquanto corre.

Em um modo tão punitivo, qualquer vantagem é importante para conseguir sair vivo das situações mais adversas. Sempre que possível, recarregue corretamente para ganhar o bônus.

Entenda a fraqueza de cada inimigo

Reprodução
Imagem: Reprodução

Especialmente quando falamos dos inimigos mais parrudos, como Scions, Snatchers e outros mais, há sempre uma fraqueza que pode ser explorada. Às vezes ela é simples, como tiros na cabeça, outras vezes são pontos iluminados, como uma barriga ou cauda.

Alguns Drones vêm com proteções na cabeça, que precisam ser removidas rapidamente. Os Juves às vezes estão com granadas no pescoço e podem ser explodidos. Há ainda a possibilidade de utilizar o ambiente para vencer os combates, como atirar no chão congelado para os inimigos caírem na água gelada. Levar esses elementos em consideração em cada batalha faz toda a diferença e garante vitórias importantes para continuar avançando na dificuldade insana.

Fique em movimento

Reprodução
Imagem: Reprodução

Flanquear os inimigos utilizando as coberturas é algo tão antigo quanto o próprio Gears. Com o comando de sair correndo abaixado e grudar em uma proteção, é possível sempre se movimentar para posições mais vantajosas sem ser fuzilado.

Em combates contra inimigos mais fortes, essa movimentação é ainda mais importante, e sem ela você pode ser capturado, cercado ou explodido com alguma granada. Dê sempre uma olhada no cenário enquanto recarrega e procure os melhores locais para ficar a salvo e ter a vantagem de pegar os inimigos pelas costas.

Dicas Finais

  • Se for jogar sozinho, é possível utilizar os aliados da IA como escudo, uma vez que eles podem ser levantados, especialmente se você tiver melhorado a habilidade Stim do Jack
  • Jogar com amigos é sempre melhor, por conta da boa comunicação e porque a IA falha em alguns momentos, ficando parada e sem atirar
  • Em algumas sequências, a furtividade será a sua maior amiga, permitindo eliminar inimigos com um só golpe. Evite o máximo de lutas possíveis com essa nova possibilidade de abordagem

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol

Guia