Topo

Guia


Gears 5: Dicas para sobreviver às 50 ondas do modo Horda

Conhecer o seu personagem, e saber usar o poder especial na hora certa, vai fazer a diferença nos níveis mais difíceis - Reprodução
Conhecer o seu personagem, e saber usar o poder especial na hora certa, vai fazer a diferença nos níveis mais difíceis Imagem: Reprodução

Daniel Esdras

Do GameHall

20/09/2019 04h00

O modo Horda surgiu em "Gears of War 2" e tornou-se marca registrada da série. É uma batalha cooperativa que vai ficando cada vez mais difícil, e que pode durar duas horas ou mais para ser completada. Em "Gears 5", a Horda voltou ainda mais completa, com diversos mapas, mudança nos personagens e muitos incentivos para manter você dedicado a vencer as lendárias 50 ondas de inimigos.

Se você tentou entender o modo Horda e falhou, ou precisa de dicas para conseguir vencer nas dificuldades mais difíceis, este guia é exatamente o que precisa. Separamos alguns segredos e te contamos os detalhes dos sistemas de jogo abaixo. Vem com a gente!

Como funciona

Reprodução
Imagem: Reprodução

O primeiro passo é entender como o modo funciona, já que não existe um tutorial, é na tentativa e erro mesmo. O modo Horda pode ser jogado por até cinco jogadores, sendo que as vagas não preenchidas serão completadas pela máquina, os famosos bots ? eles também completam o time se um jogador sair no meio do tiroteio.

Cada partida de Horda é dividida por roundas em que uma onda de inimigos vai tentar destruir o seu grupo. Vocês podem se defender utilizando suas armas e construindo fortificações na Forja. Ao todo são 50 rounds, que vão obviamente ficando cada vez mais difíceis.

A cada 10 rounds, um chefe vai atacar o seu grupo. Geralmente são aqueles inimigos poderosos da campanha, só que ainda mais perigosos aqui. Após vencer o chefe, a nova onda de inimigos ganhará uma vantagem, que pode ser mais vida, dano, entre outros benefícios. Esses bônus dos inimigos são acumulativos e vão se somando conforme você avança.

Existem diversos níveis de dificuldade, que na verdade adicionam mais bônus para os inimigos, o que deixa a brincadeira bem mais estressante. Em cada mapa, a abordagem e os inimigos são diferentes, exigindo mais dos jogadores. Para conseguir a conquista mais difícil do jogo, é preciso vencer os 50 rounds em todos os 12 mapas do modo Horda.

Escolhendo seu personagem

Reprodução
Imagem: Reprodução

No modo horda de "Gears 5" existem diversos personagens diferentes, entre membros da campanha e convidados de outras franquias - como personagens de Halo e do Exterminador do Futuro. Cada um deles tem habilidades únicas e pertence a uma classe.

São 5 classes no total: Batedor, Tanque, Engenheiro, Suporte e Ataque. Dependendo da classe do seu personagem, ele poderá fazer equipamentos diferentes na forja. O ideal é ter um time variado, de preferência com um personagem de cada classe. Com isso será possível construir torretas, barreiras e utilizar as habilidades de batalha de cada um deles em benefício do grupo. Importante: não é possível repetir personagens em um mesmo time, e se dois jogadores teimarem em pegar o mesmo herói, a disputa vai ser resolvida automaticamente pelo próprio jogo.

Embora seja possível trocar de arma durante a partida, as armas que começam com o seu personagem são as únicas que ele poderá fabricar na forja. No geral, essas armas têm sinergia com as habilidades que você pode melhorar durante os rounds. A Kait por exemplo, pode melhorar o seu dano com escopetas, e por isso já vem equipada com uma delas como arma secundária.

Os personagens começam com uma habilidade passiva e uma habilidade suprema, que pode ser utilizada de tempos em tempos. Além disso, existem quatro vantagens (uma espécie de habilidade passiva) que podem ser melhoradas com energia, a moeda que é conseguida ao vencer os inimigos na Horda.

Conseguindo Energia

Reprodução
Imagem: Reprodução

Conseguir energia no modo Horda é simples: basta matar inimigos e você verá o ícone da moeda no chão, aí é só passar por cima do ícone. O problema é que o combate é bem caótico, e você vai acabar esquecendo um pouco de energia pelo caminho. Para saber quanto de energia está espalhada pelo mapa, basta conferir as informações no canto superior esquerdo da sua tela. As unidades de energia permanecem no chão até que o próximo round se inicie. Se não forem coletadas até esse momento, vão sumir para sempre.

A princípio, você vai deixar para fazer essa coleta no intervalo entre rounds, mas essa não é uma boa prática, já que esse tempo é importante para construir equipamentos, armas e conseguir munição. A dica aqui é deixar sempre o último inimigo vivo enquanto o time procura a energia espalhada pelo mapa. Com essa técnica, seu grupo terá os trinta segundos de preparação livres para melhorar sua defesa para o próximo round.

Reprodução
Imagem: Reprodução

Uma outra maneira de conseguir energia é com os Power Taps, unidades produtoras de energia que aparecem em algum local do mapa após o primeiro chefe, no round onze. Essa máquina acumula energia a cada round, que pode ser coletada a qualquer momento. O ideal é deixar acumulando durante 5 ou mais rounds e fazer a coleta de uma vez.

Os inimigos vão tentar atacar os Power Taps, mas é possível consertá-los com um equipamento que você constrói na forja, e falaremos dele mais abaixo.

Cartas e Vantagens

Reprodução
Imagem: Reprodução

A cada nova partida no modo Horda, seus personagens vão ganhando experiência de forma individual. A cada novo nível, novas cartas vão sendo liberadas, bem como espaços extras para equipá-las. As novas cartas, mais poderosas, vão dar vantagens importantes na batalha. Kait por exemplo, pode causar sangramento com a escopeta se equipar uma determinada carta, enquanto Del pode ganhar bônus de fortificação e reparo.

Conseguir cartas mais raras significa melhores chances de vencer. Só que para consegui-las não é tarefa fácil. Antes de iniciar uma partida, é possível ver a possibilidade de conseguir uma carta lendária ao lado do medidor de dificuldade. Quanto maior a dificuldade, maior será a probabilidade de conseguir cartas mais raras.

Além das cartas, outra maneira de melhorar seu personagem é aumentar o nível das chamadas vantagens, que são quatro habilidades passivas que cada personagem possui. Durante o jogo é possível melhorá-las utilizando energia. Classes como Ataque e Batedor vão ser mais dependentes dessas habilidades, já que estarão na linha de frente e não contribuem tanto na hora de construir.

Mescle bem a sua build e adapte-se a cada situação. Com o tempo seu personagem vai ficar mais forte e as batalhas vão se tornar mais fáceis.

Dicas Finais

  • A energia pode ser deixada na forja para que todos façam uso dela na hora de construir armas e construções
  • Deixar sua primeira leva de energia na forja quando o jogo começar é essencial para já começar em vantagem.
  • Ao escolher o local da forja no início do jogo, já pense nas possibilidades de defesa que o local permite. Em rounds mais avançados, o segredo vai ser se fechar e defender com tudo que construiu.
  • Construa o reparador o mais rápido possível na forja. Ele custa dez mil de energia, mas permite reparar suas construções, que são caras e não podem ser destruídas.
  • Somente o engenheiro pode melhorar construções
  • Construa um ou mais hacks de armas, pois essas construções permitem guardar armas pesadas e também as recarregam com munição
  • Quando for turno de chefe, utilize as armas do hack para uma batalha mais tranquila
  • Não deixe seus companheiros morrerem, levante aqueles que caírem
  • Coordenação é importante, principalmente no uso das habilidades especiais: combinar o poder de Marcus com Fahz, por exemplo, pode resultar em HEADSHOTS QUE ATRAVESSAM PAREDES
  • O Jack é o único suporte do modo e pode ajudar demais o seu time, seja coletando energia, ressuscitando os colegas ou dominando a mente dos inimigos

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol

Mais Guia