Topo

Guia


"Mist Survival": Guia completo para iniciantes

Mist Survival - Divulgação
Mist Survival Imagem: Divulgação

Daniel Esdras

Do GameHall

29/08/2019 04h00

"Mist Survival" é a nova sensação entre os jogos de sobrevivência disponíveis no Steam. O jogo conta com o que há de melhor no gênero e muitas mecânicas interessantes, que o diferenciam dos outros jogos do tipo. Só que sobreviver no game não é fácil e dominar tudo o que ele oferece, menos ainda.

Para você não ficar perdido e morrendo nas primeiras horas, separamos dicas essenciais para os marinheiros de primeira viagem. Aperta o Start e vem com a gente.

Fique de olho no relógio

Reprodução
Imagem: Reprodução

O sistema de dia e noite em "Mist Survival" impacta diretamente suas decisões, não somente por conta dos ambientes claro ou escuro, mas também porque, à noite, os perigos são maiores e exigem que você pare o que está fazendo para descansar.

Ao pressionar TAB, é possível ver o horário do dia no canto esquerdo da tela, junto com a temperatura no momento. Para se guiar melhor, entenda que o dia em "Mist Survival" começa as cinco da manhã e acaba as sete e meia da noite. Isso significa que nesse período você só verá os mutantes se a neblina aparecer, ou dentro de edificações que os protegem da luz.

Um indicador de que está tudo bem é o pássaro que fica cantando ao fundo. Pode ser chato ele repetir o mesmo barulho o tempo todo, em quase todos os lugares, mas isso indica que não há mutantes nas ruas.

Sempre que rolar a neblina, ou chegar a noite, corra para sua base ou algum local com cobertura e portas, feche tudo e espere passar. É possível dormir no chão pressionando o número sete no teclado.

Explore já no primeiro dia

Reprodução
Imagem: Reprodução

Você começará totalmente vulnerável em "Mist Survival". Com exceção de alguns consumíveis que você encontrará perto do seu acampamento improvisado, todo o resto terá que ser conseguido explorando o mundo.

Exatamente por isso, evite o combate no primeiro dia. Ursos, mutantes e especialmente bandidos vão te trucidar. Se for preciso, use das mecânicas de furtividade ou corra sem rumo para evitar o confronto.

Siga uma das estradas que saem do seu acampamento e vá em busca do Motel ou do Workshop, que são dois locais repletos de bons itens e equipamentos. No caminho, vá pegando o máximo de coisas que conseguir, falaremos do que focar daqui a pouco.

Muitos locais escondem bons suprimentos, porta malas de carros são ótimos lugares para se procurar itens. Em casas e quartos, vasculhe cada gaveta e armário. Acampamentos militares abandonados escondem armas e bons equipamentos para defesa.

Quando achar o Workshop, use como base temporária, já que ele possui uma "Workbench", que serve para fazer boa parte dos bons itens para o início do jogo, inclusive o arco longo, que vai servir para caçar e se defender. Após ficar mais preparado, é hora de procurar por uma nova base e começar a construir.

O que priorizar no inventário?

Reprodução
Imagem: Reprodução

Espalhadas pelas diversas construções em "Mist Survival" há mochilas que aumentam o seu inventário, garantindo mais dois espaços. Como você poderá guardar poucos itens nas primeiras horas de jogo, as mochilas são seu foco principal no início.

Logo que você sair do primeiro acampamento, vai ver uma mochila para pegar, não deixe ela para trás. Depois é preciso vasculhar os cantinhos das construções espalhadas no mapa.

Tenha sempre comida e água com você, o ideal é carregar uma garrafa de água de dois litros, que pode ser enchida de novo e dura todo um dia e algumas latas com frutas ou carne. Mais tarde será possível caçar para comer e evitar a dependência da exploração.

Alguns itens poderão ser encontrados no chão durante suas andanças. Alguns deles são importantes: Pedras, gravetos e tocos são necessários para diversas construções, incluindo a importante fogueira. Já outros, como as "berries" e folhas, fazem pouco ou são melhores coletados de outra forma, portanto não ocupe seu inventário com eles.

Dentre as ferramentas, tenha sempre uma de cada em sua base e ande com algumas na mochila. O pé de cabra serve para abrir portas em casas, onde geralmente estão os melhores itens. O martelo serve para construir várias coisas na base. O serrote transforma troncos em madeira para construção. A faca de combate serve para criar alguns itens, como as lanças rústicas e também para coletar carne de animais abatidos na caça.

Construindo sua base

Reprodução
Imagem: Reprodução

Agora que você já tem vários itens, provavelmente algumas armas de fogo que encontrou no caminho e sobreviveu ao primeiro dia, é hora de construir a sua base. O jogo não possui um mapa ou bússola, então é bem difícil se guiar, mas você pode utilizar mapas construídos pela comunidade, que estão disponíveis nos fóruns do jogo. Use o mapa para encontrar a Casa Branca, o melhor local do jogo para construir a sua base.

A Casa Branca possui água próxima, um carro na garagem e muitos quartos para você dar o uso que achar necessário. Para transformar uma casa que você encontrou no meio do caminho em sua nova base, basta interagir com o papel que fica ao lado da porta principal. Se não tiver o papel, é porque não pode se transformar em base.

Agora vamos construir. Foque primeiro na fogueira, que vai iluminar a frente da sua base durante a noite e pode receber uma grelha ou panela improvisada em cima para cozinhar. Depois o foco é na purificação da água. Construa dois baldes. Com um deles faça o purificador de água. Encha o segundo com água do rio e traga para ser purificada. Para isso você precisará de madeira e fósforos para acender o fogo. A água purificada pode ser guardada em outro equipamento, que são alguns galões de água azul sobre pernas de madeira.

Após essas duas etapas, construa uma cama para descansar durante a noite. Com ela, sua fadiga vai se recuperar mais rápido. Também construa vários armários e gaveteiros para conseguir guardar itens encontrados durante a exploração. Ser organizado aqui é importante, para saber onde estarão as coisas depois. A partir daí a escolha é sua, são muitos equipamentos e construções para se fazer, o ideal é ter de tudo na sua base.

Para finalizar, conserte o carro que está na garagem. Será preciso quatro rodas novas, um motor, uma ignição, uma bateria e gasolina. Tudo isso pode ser encontrado durante suas explorações. O carro é essencial por conta do porta malas, que pode armazenar mais itens, tornando a exploração bem mais proveitosa e rápida.

Combate

Reprodução
Imagem: Reprodução

Agora você deve estar repleto de bons itens e armas, hora de revidar e ser o perigo para o mundo. É a sua vez de ser o predador!

Lutar contra ursos é o primeiro passo, eles morrem com poucos tiros na cabeça e rendem comida para um bom tempo. Só tome cuidado na hora de extrair a carne e a pele, já que o tempo necessário pode ser de quase um dia. Vá executando a ação gastando de meia em meia hora, para dar tempo de ver a neblina chegando e correr se for o caso.

Os mutantes agora são alvos fáceis, quando estão sozinhos. Em grupo eles continuam mortais e como carregam pouco ou nenhum item, gastar as suas preciosas balas com eles não compensa. A exceção é quando eles estiverem dentro de casas que você quer explorar, ai não tem jeito, chumbo neles.

Por fim, os bandidos, os inimigos mais perigosos do jogo. Eles podem estar em vários locais do mapa e ficam alternando suas posições. Em alguns locais, chamados de bases de bandidos, eles ficam sempre em grande número.

Invadir esses locais é um bom negócio. Primeiro por conta do grande número de itens e equipamentos importantes, segundo porque eles guardam reféns. São seis bases de bandidos no total, em três delas estarão os reféns. Ao libertá-los, você ganhará um novo companheiro na sua base, que pode ajudar nas construções a serem equipadas para defender o local de invasores.

Só tenha cuidado na hora de invadir as bases de bandidos, já que eles são fortemente armados e tem munição infinita. Rifles de longa distância, arcos e a furtividade são seus melhores amigos aqui. O sistema de detecção deles ainda é precário, então dá para eliminar todo mundo de longe sem que venham te procurar.

Dicas Pontuais

  • Você pode coletar gasolina de outros carros, só é preciso ter um galão de gasolina e interagir com o capô deles
  • A neblina dura em média de uma a duas horas (no tempo do jogo). O melhor é construir algo para passar o tempo, mas dormir pode funcionar
  • Mutantes não pulam cercas, então cerque a sua base
  • Quando está dirigindo, não é possível comer ou beber algo
  • Ursos não conseguem te pegar em cima de carros
  • A temperatura ainda não serve para nada, serão implementadas as reações do personagem ao frio mais para frente
  • Nunca coma comida ou bebida que não estejam em bom estado
  • Ter bandagens na mochila é sempre bom
  • Ao morrer você perde os itens do inventário e a durabilidade dos equipamentos. Porém, é possível sair do jogo e usar o save mais recente, sem perder o progresso

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol

Mais Guia