Topo

FIFA 20: 5 jogadores que dão adeus e 5 que estreiam no jogo

Daniel Alves, agora no São Paulo, vai fazer falta no FIFA 20 - Daniel Vorley/AGIF
Daniel Alves, agora no São Paulo, vai fazer falta no FIFA 20 Imagem: Daniel Vorley/AGIF

Tiago Alcântara

Colaboração para o START

23/08/2019 04h00

Com pouco mais de um mês para o lançamento oficial, marcado para 27 de setembro, "FIFA 20" ainda não respondeu todas as dúvidas: como vai ser o modo VOLTA? Quais são as verdadeiras mudanças no gameplay? E o mais importante: como a janela de transferências do mundo real vai afetar o jogo?

Por exemplo: os jogadores que deixaram as ligas existentes no game para assinar com um time brasileiro não estarão mais disponíveis, já que FIFA, ao contrário de PES, não tem licenciamento de jogadores do Brasileirão ? a última vez foi em 2016. Por outro lado, alguns atletas que atuavam no país e não estavam no game agora terão a oportunidade após se transferirem para clubes europeus.

Montamos uma lista de 5 jogadores que vão deixar o jogo após saírem da Europa, lembrando seus ratings no modo Ultimate. E também 5 novatos que saíram do Brasil para alguma liga europeia, calculando uma possível pontuação no jogo.

QUEM SAI

Daniel Alves (Ex-PSG e agora no São Paulo)

Daniel Alves FIFA - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Não haverá baixa tão sentida como essa. Dani Alves é papa-títulos, figura midiática, vencedora e junto de tudo isso, muito representativo nos games. Ele foi o lateral-direito com rating mais alto em várias edições, e presença constante nas seleções da semana, então será difícil seguir sem ele. Dani deixa o FIFA 19 com um início de rating 82 e depois atualizado para 90. Ele adquiriu um histórico 93, na edição 2017, quando foi campeão italiano com a Juventus e levou o time à final da Champions League.

Jonas (Ex-Benfica e agora aposentado)

Jonas FIFA - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Muitos questionaram a decisão do atacante de pendurar as chuteiras com 35 anos e em boa fase. Os fãs do game podem lamentar ainda mais, já que Jonas era um dos mais prestigiados brasileiros no FIFA, sempre com pontuações altas, presenças nas seleções semanais e peça muito procurada. Ele deixa o FIFA 19 com um início de 84 e atualização para 93, algo muito significativo. No FIFA 18 chegou a ter 94, mais até do que Dani Alves. Mais um que vai deixar saudades.

Filipe Luis (Ex-Atlético de Madrid, agora no Flamengo)

Filipe Luís FIFA - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Grande perda no jogo, já que sempre foi um dos melhores da posição no FIFA em quase todos os anos. No FIFA 19, começou com 85 e chegou até 88, boas marcas. A melhor marca da carreira foi em FIFA 17, com impressionantes 93, número para poucos no game, sobretudo para defensores, que costumam ter pontuações mais baixas do que atacantes.

Rafinha (Ex-Bayern, agora no Flamengo)

FIFA Rafinha - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O lateral deixa o time de Munique e o futebol europeu após muitos anos. A perda será considerável, até porque nas últimas 10 edições ele esteve sempre na Série Ouro, com ratings acima de 75. Na edição mais recente, no FIFA 19, começou com 77 e subiu para 78 nas atualizações. Seu recorde foi no FIFA 18, quando chegou a 82. Não chegava a ser um top 5 na posição, mas era sempre respeitado pelos números.

Juanfran (Ex-Atlético de Madrid e agora no São Paulo)

Juanfran FIFA - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

A decisão do ex-jogador da seleção espanhola de jogar no futebol sul-americano surpreendeu a todos, mas agora está por aqui e deixou o FIFA. Na edição 2019, estava com 83 de rating, e sempre na série ouro desde a versão de 2011. Chegou a ter 86 nas edições 2016 e 2018. Na de 2016, turbinado pela campanha do Atlético de Madri vice-campeão da Champions League. Por ironia do destino, foi ele quem perdeu pênalti contra o arquirrival Real.

QUEM CHEGA

Rodrygo (Real Madrid, ex-Santos)

Rodrygo - Kevin Jairaj-USA TODAY Sports - Kevin Jairaj-USA TODAY Sports
Imagem: Kevin Jairaj-USA TODAY Sports

Apenas 18 anos, mas não falta expectativa e pompa para a revelação santista. Rodrygo saiu do Santos para o Real pela bagatela de 45 milhões de euros e fará sua estreia em FIFA 20. O atacante chegou há poucos meses ao novo time depois de defender o time brasileiro no primeiro semestre. Ele chegou a fazer jogos com o time principal do Real na pré-temporada e até marcou gol contra o Bayern de Munique, mas Zidane o colocou no time B por enquanto, para ser chamado a qualquer momento. Isso não deve impedir sua presença no FIFA, já que ano passado o mesmo ocorreu com Vinicius Jr, que esteve lá. Mesmo sendo sub-20, pode começar como Ouro, mais de 75.

Renan Lodi (Atlético de Madrid, ex-Athlético-PR)

Renan Lodi - Divulgação/Atlético de Madri - Divulgação/Atlético de Madri
Imagem: Divulgação/Atlético de Madri

O lateral esquerdo foi um dos destaques do Athlético-PR campeão da Copa Sul-Americana de 2018, e até durou o primeiro semestre no time parananense. Mas logo foi comprado pelo Atlético e tem aparecido como titular na formação do técnico Simeone. Pelo bom desempenho que teve e personalidade logo nas primeiras partidas, é possível que Lodi comece até na Série Ouro do game, com pontuação acima de 75.

Luan Cândido (RB Leipzig, ex-Palmeiras)

Luan Cândido - Reprodução/Twitter RB Leipzig - Reprodução/Twitter RB Leipzig
Imagem: Reprodução/Twitter RB Leipzig

Com apenas 18 anos, Luan Cândido era uma das badalações do Palmeiras em 2019, mesmo não fazendo parte do elenco profissional. Por seu potencial na base, o RB Leipzig, time da Red Bull, pagou 8 milhões de euros em março para contar com as subidas do lateral esquerdo sensação da base nacional. Ficou esses meses parado porque não poderia ser inscrito, e agora vai estrear pela primeira vez no game, tão jovem. Apesar do potencial, não é de se estranhar que comece como Série Prata (abaixo de 75 de rating) pela falta de experiência profissional.

Jean Lucas (Lyon, ex-Flamengo)

Jean Lucas - REUTERS/Emmanuel Foudrot - REUTERS/Emmanuel Foudrot
Imagem: REUTERS/Emmanuel Foudrot

O volante, hoje com 21 anos, era uma badalada revelação do Flamengo e chegou a ser titular do time em 2018. Mas perdeu espaço e foi emprestado ao Santos no começo desse ano, a pedido de Jorge Sampaoli e como parte do negócio que envolveu a ida de Bruno Henrique do time paulista para o carioca. Por 8 milhões de euros, o Lyon apostou no seu futebol e lhe deu também a oportunidade de estrear no Fifa. Assim como Luan Candido, não deve ter rating tão alto, mas é possível que comece como série ouro.

Emerson (Barcelona, ex-Atlético-MG)

Emerson  - Pedro Vale/AGIF - Pedro Vale/AGIF
Imagem: Pedro Vale/AGIF

Com 20 anos e já com a chance de poder brigar posição no badalado Barcelona. Revelado na Ponte Preta, Emerson teve boa passagem pelo Atlético-MG e fez o Barcelona pagar caros 13 milhões de euros por seu futebol ao time mineiro. Mais um a ser considerado apenas talento potencial no FIFA 20, mas sem grande pontuação. Expectativa de série prata.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol

Errata: este conteúdo foi atualizado
Na versão original da matéria, a imagem de Rafinha, no 7º parágrafo, mostrava o jogador errado. A imagem já foi corrigida.
Diferentemente do informado no 8ª parágrafo da matéria, Juanfran é jogador da seleção espanhola, e não italiana. A informação já foi corrigida.