Topo

"Free Fire": 10 dicas para sobreviver no battle royale da Garena

Divulgação
Imagem: Divulgação

Daniel Esdras

Do GameHall

20/08/2019 04h00

"Free Fire" vem se tornando um dos principais battle royale do mundo, batendo recordes e mudando a vida de streamers e pro-players. Mas o caminho da vitória no jogo da Garena não é tão simples quanto parece.

Para dominar o game é preciso um bom tempo de adaptação e conhecimentos avançados das mecânicas que regem sistemas como balística, salto de paraquedas e até mesmo o áudio.

Separamos dez dicas que vão melhorar suas chances de conseguir o tão sonhado "BOOYAH!" ao final de cada rodada.

Abaixe para desviar da escopeta

Free Fire - Guia 01 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Vamos começar logo com uma dica que separa os noobs dos veteranos. SMGs e escopetas são o grande problema que você vai enfrentar em combates de curta distância. Nesses momentos, quem flagrar o oponente primeiro leva vantagem, e são poucos segundos que geralmente definem o combate.

Como nem sempre você será o predador, é preciso saber como reverter a situação para ter alguma chance. Contra SMGs não tem muito jeito, é torcer para o inimigo não ter uma boa mira e confiar na sua reação. Já no caso das escopetas existe um truque que funciona bem no "Free Fire".

Como você estará na desvantagem, provavelmente levará um tiro antes de perceber o inimigo. No momento em que isso acontecer, abaixe. A chance do seu inimigo mandar o segundo disparo por sobre a sua cabeça, por conta da forma como a balística das escopetas funciona no jogo, é muito grande. O tempo até o terceiro disparo será sua chance de virar o combate a seu favor. É possível, inclusive, enganar o seu oponente, dependendo do nível, para esquivar de mais um tiro abaixando de novo. Use e abuse dessa técnica.

Use o pulo em combates de curta distância

Free Fire - Guia 2 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Quando for você o predador, ou rolar aquela decisão de partir para cima do inimigo que está próximo, uma técnica essencial para ganhar combates é usar o pulo. Não tenha medo e entre na visão do adversário pulando.

Com o tempo, você vai dominar a melhor distância e técnicas para atirar no ar e terá duas vantagens. A primeira é impossibilitar um headshot do adversário, que vai precisar de um tempo de reação sobre-humano para conseguir mirar até a sua cabeça. A segunda é que a chance de você acertar um headshot aumenta bastante, especialmente contra inimigos abaixados, evitando o truque de desviar das escopetas, inclusive.

Dominar essa técnica vai te dar uma vantagem enorme no jogo.

Conheça o macete do headshot

Free Fire - Guia 3 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O tal do macete do headshot é conhecido por praticamente todo mundo. Se você não faz isso ainda, dificilmente ganhará combates de médias e longas distâncias. Essa técnica é possível graças ao sistema de mira automática do jogo, que foi feita para compensar a dificuldade de mirar no celular.

Ao ver um inimigo à distância, abaixe, foque nele com sua mira, sem deixar de mirar, levante e atire. Ao levantar, sua mira vai travar na cabeça do adversário. O resultado são muito mais abates e mais facilidade nos combates de longa distância.

Em algumas situações, com diferença de altura entre os personagens, pode ser que a mira não corrija direto para a cabeça. Modificar o modo de mira do padrão para o preciso pode te ajudar a conseguir o headshot nessas situações. Adapte-se com os dois modos de mira e alterne quando necessário.

Use granadas antes de invadir casas

Free Fire - Guia 4 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Tomar a decisão de invadir uma casa que você sabe que está guardando um inimigo é a coisa mais arriscada que você pode fazer. Muitas vezes não há certeza do andar em que ele está ou da posição exata dele nos quartos, especialmente se você estiver na escada.

A saída para ganhar vantagem é fazer ele se mover. Para isso, use e abuse das granadas. Arremesse da escada mesmo uma granada no quarto de cima e veja a mágica acontecer. Se ele ficar parado vai tomar muito dano da granada, às vezes até morrer. Se ele se mexer você terá mais informações para tomar sua próxima decisão.

Tenha sempre uma parede de gel

Free Fire - Guia 5 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

As paredes de gel têm usos incontáveis durante uma partida de "Free Fire". Elas são capazes de bloquear os disparos dos inimigos por um tempo, o que é extremamente útil para escapar de enrascadas, principalmente jogando em time.

Se bem utilizadas, elas podem criar o tempo necessário para levantar um amigo, utilizar algum tipo de medicamento e até mesmo confundir o inimigo. Os jogadores iniciantes geralmente esquecem de usar esse recurso nas batalhas. Fique atento para ter sempre algumas paredes na sua mochila.

Primeiro pegue uma arma, depois armadura

Free Fire - Guia 6 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Após pular do avião no local escolhido, você terá alguns segundos, no máximo minutos, para tomar decisões que vão te deixar vivo ou te fazer voltar para o lobby. Isso é um fato, especialmente se o local escolhido estiver povoado por outros jogadores.

A única forma de você ter uma vantagem aqui é encontrando imediatamente uma arma. Em um ambiente povoado, quem pegar uma arma primeiro é rei. Por isso, nada de perder tempo pegando kits médicos ou munições, o foco é se armar.

A partir do momento que você tem como se defender, procure por capacetes, mochilas, granadas e o que mais você quiser para melhorar as suas chances.

Se a situação ficar feia antes de você encontrar uma arma, usar um veículo para ir para um local melhor é sempre uma opção. Nesse momento os inimigos estarão focados em conseguir equipamentos ou trocando tiro uns contra os outros, então até mesmo causar barulho vai ser melhor do que lutar sem arma.

O minimapa é seu melhor amigo

Free Fire - Guia 7 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O minimapa de "Free Fire" é um dos que mais dá informações em todos os battle royales. É possível ver a posição de inimigos quando eles atiram, loots que você já viu em casa, posição dos amigos, dos veículos, conferir as áreas seguras e muito mais.

Fique sempre com um olho no jogo e outro no minimapa. Informação é tudo quando se trata de battle royale, especialmente em "Free Fire", então use esses dados para tomar as melhores decisões.

Entenda o que faz cada personagem

Free Fire - Guia 8 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

"Free Fire" tem diversos personagens diferentes, com características e benefícios únicos no combate. O Ford por exemplo, tem resistência ao gás quando está fora da zona de segurança. Ao jogar com esse personagem, diversas possibilidades se abrem durante a partida, como, por exemplo, esperar os atrasados para conseguir abates no gás, ou mesmo tentar pegar inimigos pelas costas, que não esperam que alguém venha de fora das zonas seguras.

São 17 personagens no momento, que são desbloqueados com ouro ou diamantes. Procure saber o que cada um faz, desbloqueie seu favorito e faça um uso inteligente das suas habilidades.

Vale lembrar que as habilidades do personagem ainda podem ser melhoradas. O Ford, que usamos como exemplo, começa com 4% de resistência ao gás, mas pode chegar até 24% de resistência quando chegar no nível oito.

Troque constantemente de arma

FRee Fire - Guia 9 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Uma dica que vale para todo e qualquer battle royale é ser imprevisível. Ter alternativas e se adaptar é a chave para conseguir vencer. O principal meio para conseguir isso é modificar constantemente seu equipamento, alternando miras e armas.

No seu conjunto principal, tenha uma arma para lutar em curtas distâncias e outra para lutar em médias e longas. Alterne as duas durante todo o jogo, buscando sempre ter a vantagem. Quanto mais você jogar, mais vai ter o controle de cada tipo de arma e mais chances terá de vencer a partida.

Não fique exposto

Free Fire - Guia 10 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Outra dica fundamental e que parece básica, mas que a maioria dos novatos ignora: não fique exposto. Isso não vale só para a hora da trocação de tiros, mas também para quando você for pegar o loot de um adversário abatido, quando estiver vasculhando casas em busca de equipamento e, principalmente, quando for conferir os drops dos aviões.

Sempre tenha um meio de se proteger antes de entrar em combate, mantenha-se em movimento para evitar tiros na cabeça e tente ser o mais invisível possível. Ao analisar o risco de uma situação, tome sempre a decisão mais segura. Esse tipo de comportamento vai te levar para mais vitórias e melhores colocações nos jogos.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol