Topo

"Wipeout: Omega Collection" - Segredos para dominar as corridas

Divulgação
Imagem: Divulgação

Daniel Esdras

Do GameHall

15/08/2019 04h00

"Wipeout: Omega Collection", um dos jogos de agosto para os assinantes da PSN, serviço pago do PlayStation, é altamente recomendável. Com naves extremamente velozes e armadas para competir em pistas alucinantes, cheias de curvas e loops mortais, você não vai parar de jogar tão cedo.

Para chegar na ponta, porém, é preciso bastante treino, saber a hora de usar os freios e, principalmente, conhecer alguns segredinhos que cada pista esconde. Separamos dicas preciosas que vão te ajudar demais na hora de buscar as primeiras colocações. Pise fundo com a gente!

Use o D-pad

Wipeout: Omega Collection 01 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Uma das dicas que me ajudaram demais a parar de bater nas laterais da pista e economizar alguns segundos foi trocar a direção para o D-pad, abrindo mão do analógico.

Como o controle da nave é bem sensível e qualquer toque, especialmente em alta velocidade, pode te mandar para a parede, controlar no D-pad acabou dando uma precisão bem maior do que ficar tentando fazer os pequenos ajustes com o analógico.

Se estiver tendo problemas para se manter na pista, tente essa modificação e verá a diferença.

Use a Assistência ao Piloto, mas não por muito tempo

Wipeout: Omega Collection 02 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Se ainda assim você estiver batendo muito nas laterais da pista, uma saída inicial pode ser o auxílio ao jogador, que reduz automaticamente a velocidade em algumas curvas e não deixa você ficar batendo a todo momento nas curvas.

É um auxílio enorme para iniciantes, principalmente para dar tempo de acostumar com a velocidade insana e pistas cheias de loops como as de "Wipeout". O problema é que o controle manual nas curvas permite dosar a velocidade para desacelerar somente o necessário para não bater, coisa que o controle automático não permite. Após acostumar com o jogo, retire o auxílio para controlar a velocidade nas curvas e ganhar alguns segundos preciosos.

Modifique os controles se necessário

Wipeout: Omega Collection 03 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

"Wipeout" tem um sistema de remapeamento dos controles que é bem raro em jogos de console, que geralmente já vêm com padrões definidos e não permitem mudanças. Para muita gente, acelerar no "R2" é bem mais cômodo que no "X", que vem como padrão, e esse sistema de trocas se torna bem útil.

Troque e teste bastante até achar uma configuração confortável, já que o jogo vai exigir toda sua coordenação motora para se manter entre os primeiros colocados.

Pise fundo já na largada

Wipeout - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Assim como a maioria dos jogos de corrida mais arcade, "Wipeout" tem uma mecânica que permite ganhar um bônus de velocidade na largada. Para conseguir essa pequena, mas importante vantagem, é preciso ficar atento ao tempo que rola antes de todo mundo pisar fundo.

Em uma tela na frente das naves, um contador vai começar do três e ir até o "Go", que fica no lugar no zero. O segredo para ganhar o boost é pressionar o botão de acelerar quase na hora de aparecer o "Go". É menos de um segundo mesmo ? portanto, com o tempo e a prática, você vai se acostumar com o momento correto.

Entenda "Air Brakes" e Desacelerar

Wipeout: Omega Collection 04 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

As curvas de "Wipeout", como dissemos, são feitas em alta velocidade. Os jogadores que conseguirem fazer a curva reduzindo o mínimo possível da velocidade vão conseguir chegar na frente no final da corrida. Mas o pior cenário é o que você choca com a lateral da pista, perdendo muita velocidade, portanto é preciso saber como e quando reduzir a velocidade.

A forma padrão do jogo é utilizar os chamados "Air Brakes", que funcionam quase como um freio de mão para fazer curvas girando a parte traseira da nave. O melhor momento para utilizar essa opção é quando as curvas forem mais agudas, com espaço para a nave girar.

Para o resto das curvas, o ideal é apenas tirar o pé do acelerador, já que a nave perde velocidade bem rápido e ganha muito controle na hora de virar. O segredo é saber dosar o tempo sem pisar no acelerador, que só vem com prática e domínio das diferentes pistas do jogo.

Priorize os "Speed Pads"

Wipeout: Omega Collection 05 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Existem vários tipos de "Pads", que são ícones coloridos que ficam na pista e podem ser pegos ao passar por cima. O azul é o "Speed Pad", garante um bônus de velocidade, já o amarelo te garante armas ofensivas, enquanto o verde dá as chamadas armas defensivas e escudos.

Sempre que possível, priorize os "Speed Pads". O design das pistas foi todo projetado em cima deles, o que significa que mostram os melhores caminhos para seguir. Para conseguir bons resultados, será necessário pegar pelo menos 50% deles nas pistas, em algumas até 80% por cento. Sem os "Speed Pads" é praticamente impossível conseguir uma boa classificação.

Experimente outras naves

Wipeout Outras Naves - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

"Wipeout" conta com dezenas de naves diferentes, em modelos e marca. Cada uma delas tem atributos próprios e comportamento diferente tanto nas corridas quanto nos modos de batalha. Como são vários os modos de jogo, para cada um deles uma nave deve funcionar melhor com o seu estilo de jogo.

A dica no início é ignorar os desafios de colocação e tempo e focar em liberar o máximo de conteúdo, garantindo mais naves também. Depois de liberar tudo, teste as naves para descobrir a que mais dá certo com você, e então volte para completar os desafios e desbloquear o que faltar.

Descubra todos os atalhos

Wipeout: Omega Collection 06 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

As pistas de "Wipeout" são extremamente criativas e feitas para premiar aqueles que dedicarem um tempinho para descobrirem seus segredos. Além da posição dos Pads, é preciso também conhecer os atalhos, que garantem caminhos mais tranquilos e rápidos para diminuir seu tempo a cada volta.

Existem vários tipos deles, desde os que exigem apenas escolher direita ou esquerda, até atalhos que exigem que você pule em determinados precipícios. É preciso tempo de jogo e treino para descobrir todos, mas quando você fizer isso, terá vantagem até mesmo no online.

Escolha a pista que deseja treinar e tente encontrar os melhores caminhos. Como já dissemos, os "Speed Pads" podem te ajudar a encontrar os melhores meios de chegar na frente.

Não bata atrás dos adversários

Wipeout: Omega Collection 07 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Uma dica final, mas que é muito útil durante as corridas, é não se chocar com os adversários, especialmente atrás deles. Se bater, vai acontecer o mesmo que em "Horizon: Chase": você desacelera demais, enquanto o adversário ganha um boost considerável de velocidade.

Ultrapasse sempre na boa, no máximo colidindo pela lateral. Se for preciso reduzir a velocidade para não bater na traseira de um adversário, reduza. O estrago feito pela colisão é maior que os poucos segundos perdidos.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol