Topo

Fallen comenta conversa com Bolsonaro: "Foi positivo"

Divulgação/HLTV
Imagem: Divulgação/HLTV

Bruno Izidro

Do START, em São Paulo

15/08/2019 04h00

Atualização: Nesta quinta-feira (15), o governo publicou no Diário Oficial da União (DOU) o decreto que reduz o imposto sobre videogames.

Quando Gabriel "Fallen" Toledo recebeu a ligação de Jair Bolsonaro (PSL), ele fez questão de compartilhar o momento para seus mais de 900 mil seguidores no Twitter. Poucas semanas depois, em entrevista ao START, o jogador de "CS:GO" e líder da MiBR comentou toda a repercussão: "Eu vi de uma maneira positiva".

Não é todo dia que um presidente, independente de quem seja, liga para você
Fallen, da MiBR

Entenda o caso

No dia 29 de julho, Fallen publicou um vídeo conversando por telefone com Bolsonaro e comentou que o assunto eram os impostos na "área gamer em geral".

O vídeo bombou, registrando mais de 10 mil retweets e 80 mil curtidas, mas também gerou reações diversas na comunidade de "Counter-Strike" e de eSports em geral. Algumas personalidades do cenário mostraram apoio, como o Streamer Gaulês e o jogador Gustavo "Shoowtime" Gonçalves, que já foi brevemente companheiro de Fallen na época da SK Gaming.

Porém, outros comentários foram críticos à atitude de Fallen. Muitos fãs se disseram decepcionados com o ídolo e acusaram até certa hipocrisia de Bolsonaro, que já chegou a criticar games no passado.

"Alguns falaram que ele estaria utilizando o tema de games para melhorar a imagem", comentou Fallen. "Mas o que senti na conversa foi uma intenção real do governo em diminuir os impostos".

Diminuição dos impostos

A ligação para Fallen não é a primeira vez que Bolsonaro se aproxima do assunto games: o histórico é longo, e inclui até declarações de seus aliados.

Poucos dias antes da conversa com o pro-player, ele postou um vídeo em seu perfil no Twitter jogando "Farpoint", jogo de realidade virtual no PlayStation VR.

Bolsonaro VR - Reprodução - Reprodução
Bolsonaro postou vídeo enquanto jogava VR
Imagem: Reprodução

Depois, comentou sobre a diminuição dos impostos nos games, citando que o Brasil é o segundo maior mercado de games do mundo.

A informação, porém, está incorreta. O país é o 13º maior mercado do mundo, de acordo com levantamento da empresa de consultoria Newzoo. Já sobre a diminuição, a Reuters teve acesso à proposta realizada pela equipe de Bolsonaro, que reduziria os impostos de 50% para 40% para consoles.

Em paralelo, uma Proposta de Emenda a Constituição (PEC) está em debate no Senado para também reduzir os impostos nos games.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol