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"Crash Team Racing": Dicas para chegar em primeiro lugar

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Imagem: Divulgação

Daniel Esdras

Do GameHall

07/08/2019 04h00

"Crash Team Racing" recebeu o remake chamado "Nitro Fueled" no PS4, Xbox One e Switch. Só que não aliviaram na hora de dosar a dificuldade: chegar em primeiro lugar, especialmente nos modos mais difíceis, não é para qualquer um.

Para alcançar o pódio é preciso muito mais que dominar as mecânicas do jogo, conhecer as pistas e não vacilar com os adversários. Confira nossas dicas para pisar fundo no "CTR" e dominar as corridas de ponta a ponta.

Pise fundo desde a largada

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Jogos de kart já colocam os jogadores para competir antes de a corrida começar de fato. Geralmente no momento da largada, quem acertar melhor o tempo para meter o pé no acelerador sai com um bônus de velocidade e deixa os outros comendo poeira. Em "Crash Team Racing" também é assim, mas a diferença são as regras para receber o bônus.

Existe uma barra na parte inferior esquerda da sua tela que é preenchida ao pressionar o botão de acelerar enquanto as luzes vermelhas estão acendendo. Se a barra estiver verde na hora da largada você ganha o bônus; se não estiver, você já começa perdendo um precioso tempo.

Para acertar o tempo exato e conseguir o máximo de velocidade, pressione o botão de acelerar quase um segundo antes de a luz verde aparecer. Pratique essa técnica até se tornar algo natural, e você sairá sempre em vantagem.

Sem drift, sem pódio

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Outro clássico dos jogos de kart é a necessidade de derrapar, fazendo o eterno drift nas curvas, para conseguir mais um bônus de velocidade. "Crash Team Racing" não foge à regra, mas sendo o jogo mais difícil do gênero, adicionou algumas camadas de dificuldade para executar a técnica, especialmente se o objetivo for o máximo de velocidade possível.

Para fazer o drift basta pressionar R, RB ou R1, dependendo do seu console, e colocar o analógico para a direita ou para a esquerda. Nesse momento, aquela barra que você utilizou para largar com tudo vai ser preenchida, ai basta pressionar L, LB ou L1, para ganhar o bônus. Quanto mais vezes você conseguir preencher a barra e pressionar o botão que dá o bônus durante um mesmo drift, maior será a velocidade. Você saberá que está no máximo de potência pelas chamas saindo do escapamento do seu kart.

Essa técnica deve ser utilizada nas curvas e também pode ser utilizada em algumas retas – o importante é conseguir executar sem perder velocidade. Sem fazer drift, suas chances de pódio são nulas.

Ficar mais tempo no ar também garante Bônus

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Como você já deve ter notado, dominar os meios de ganhar os bônus de velocidade é o caminho para a vitória. Além dos dois anteriores, ainda existe um terceiro: o tempo que seu kart passa no ar.

Ao lado da barrinha que contabiliza o bônus de velocidade, surge uma outra quando você está no ar, que acumula energia para ser liberada assim que você encostar no chão. Quanto mais tempo você conseguir flutuar antes de cair, mais bônus acumulará quando voltar para a pista.

Usar um power up de turbo antes de pular de uma rampa ou fazer um drift para conseguir mais velocidade para saltar mais longe é um bom negócio. Utilizar os outros botões e analógicos no ar também pode render segundos que fazem toda a diferença.

Evite o tempo da roleta de Power Up

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Durante a corrida você verá diversas caixas, que ao serem destruídas dão um power up aleatório para o jogador. Antes de descobrir qual é o power up que veio na caixa, é preciso esperar uma roleta que demora alguns segundos para mostrar o ícone do que você ganhou. O problema é que muitas vezes o ideal seria não perder esse tempo.

Para escolher imediatamente o power up, basta pressionar Círculo(Ps4), B(Xbox) ou A(Switch), para não ter que ver a animação. O resultado continua aleatório, mas pelo menos você ganhou alguns segundos preciosos para evitar uma colisão ou atingir o adversário na sua frente.

Colete as Frutas Wumpa

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Em "Mario Kart", as moedas dão um bônus na velocidade máxima do personagem, e o mesmo acontece com as argolas de "Team Sonic Racing". Já em "Crash Team Racing", que tem foco nos power ups e armas, as frutas Wumpa vão fortalecer esses itens.

Elas podem ser coletadas na pista uma a uma ou em caixas que dão várias. Quando você conseguir dez delas, seus itens vão evoluir, transformando-se em versões mais poderosas. Bombas vão ter um raio de explosão maior, mísseis serão mais rápidos e turbos vão durar bem mais. Portanto, lembre-se, colete as frutas Wumpa.

Abuse dos atalhos

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Em alguns jogos de kart, os caminhos diferentes das pistas são apenas uma forma alternativa de chegar no mesmo objetivo. Em "Crash Team Racing", não. Conhecer os atalhos de cada pista é essencial para vencer.

O primeiro motivo é que você evita receber ataques de adversários, já que nem todos vão saber onde entrar e vão seguir pelo caminho normal. O segundo é que você realmente chegará mais rápido na hora de completar a volta, já que aqui estamos falando de atalhos mesmo.

Cada pista tem diversos atalhos, algumas possuem até quatro deles, como a "Blizzard Bluff". Jogue e treine em cada pista, explorando uma por vez, para decorar os melhores caminhos e se dar bem nos modos aventura e online.

Dicas finais

  • Algumas curvas não podem ser feitas com drift, ou são muito difíceis de ser completadas assim. Entre fazer o drift e sair da pista ou frear, escolha pisar no freio.
  • É possível explodir as suas bombas antes de o tempo acabar pressionando Círculo(ps4), B(xbox) ou A(Switch).
  • Os chefes do modo aventura costumam ser mais agressivos quando estão na frente, jogando diversas armas para trás. Quanto mais tempo você conseguir ficar na frente, menor o risco de ser alvo desses itens.
  • É possível anular alguns itens com outros. Mísseis, por exemplo, podem ser anulados com uma caixa ou poção jogada para trás no momento certo.
  • É possível jogar itens que, por padrão, serão lançados para frente, também para trás e vice-versa.
  • Você pode utilizar power ups como mísseis e bombas para coletar caixas antes de o seu kart colidir com elas.
  • O conceito de acelerar na largada vale também para ganhar um bônus quando seu kart cair da pista e voltar lentamente para a corrida. O momento de acelerar é exatamente quando seus pneus tocarem o asfalto.

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