Topo

Dragon Quest Builders 2: dicas e segredos que o jogo não ensina

"Dragon Quest Builders 2" é como se o RPG da Square virasse "Minecraft" - Divulgação
"Dragon Quest Builders 2" é como se o RPG da Square virasse "Minecraft" Imagem: Divulgação

Daniel Esdras

Do GameHall

23/07/2019 04h00

"Dragon Quest Builders 2" (Switch, PS4) é uma das grandes surpresas do ano. O primeiro jogo já tinha sido interessante, mas este segundo expandiu os conceitos do antecessor e retirou tudo que não funcionava antes. O resultado é uma mistura divertidíssima de "Minecraft" com o universo tradicional dos RPGs de "Dragon Quest".

O jogo esconde diversos segredos, e você que se vire para aprender. Como preencher uma área de blocos rapidamente ou como conseguir mini medalhas? Neste guia separamos várias dicas que vão facilitar a sua vida durante a jornada e deixar a experiência ainda mais divertida. Pegue seu martelo e nos acompanhe.

Construindo rápido

Dragon Quest Builders 2 - 01 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

É possível modificar o modo de visão de "Dragon Quest Builders 2" para primeira pessoa, assim você ficará com uma experiência bem parecida com a de "Minecraft". Se você já é acostumado com esse tipo de visão, essa é uma primeira saída para construir as coisas de forma mais rápida.

Mas para grande parte do público, acredito eu, o ideal é jogar em terceira pessoa e aproveitar a visão tanto do seu personagem, que conta com diversos itens cosméticos, quanto dos seus companheiros. Construir nessa visão pode parecer lento e impreciso no começo, mas existem alguns macetes.

Construir na visão de terceira pessoa pode parecer mais lento e impreciso, mas existem alguns macetes

O primeiro é que você pode pressionar L2/LR, dependendo do seu console, para fazer com que seu personagem olhe para baixo, travando também a sua direção. Quando você faz isso, poderá andar somente nas direções básicas, sem usar as diagonais. Isso é extremamente útil para construir rápido.

Para fazer um piso, por exemplo, primeiro afunde o chão, depois suba para a parte elevada, faça o personagem se abaixar e ande para frente pressionando X (Switch) ou Triângulo (PS4) para colocar diversos blocos em sequência, sem que eles se sobreponham ou que você erre a direção.

Para colocar blocos e itens acima da altura do seu personagem, use o L1/L. Isso facilita na hora de colocar placas e lamparinas nos quartos sem precisar ficar pulando.

Com seu progresso na história, alguns itens novos e habilidades serão liberados, e também vão te ajudar na hora de construir. Será possível quebrar vários blocos de uma só vez e também substituir vários blocos de uma só vez por outros do seu inventário.

Acessando locais elevados

Dragon Quest Builders 2 - Acessando locais elevados - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O L2/LR também serve para outro macete interessante. Se você pular com esse botão pressionado e clicar para colocar um bloco no ar, o bloco será colocado embaixo do seu personagem. Isso pode ser repetido até chegar na altura máxima possível do jogo.

Dominar essa técnica fará você alcançar qualquer local do mapa. Lugares mais altos geralmente escondem tesouros, santuários e monstros raros, que garantem algumas receitas secretas e únicas.

Após liberar o tecido usado para planar, você pode utilizar o voo em conjunto com essa habilidade para procurar novos locais pelo cenário de forma mais rápida também. Incorpore essa habilidade de criar altura com suas outras habilidades e itens para um potencial enorme de exploração.

Conseguindo Mini Medalhas

Dragon Quest Builders 2 - Conseguindo Mini Medalhas - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

As Mini Medalhas são um item clássico da série "Dragon Quest". Na linha principal do RPG é preciso coletá-las de lugares escondidos e depois trocá-las com um colecionador por itens exclusivos. Em "Dragon Quest Builders 2" elas são conseguidas de outras maneiras, mas o uso é o mesmo.

O primeiro meio de coletá-las é resolvendo os puzzles dos santuários, locais que ficam escondidos nos mapas do mundo e podem ser identificados pelo altar com um símbolo de interrogação.

Nesses locais não existe nenhum indicador do que fazer. Em geral, é um probleminha de raciocínio lógico que você irá resolver por comparação, como, por exemplo, deixar um lado do templo igual ao outro ou seguir a sequência utilizada nas salas anteriores.

Outro meio de conseguir as medalhas é completando os desafios dos quadros da sua Ilha. Esses quadros são liberados com o tempo e dão diversos desafios, como construir diferentes tipos de construções, iluminar sua ilha ou criar florestas e lagos. Cada desafio completado garante uma medalha.

Elas podem ser trocadas com o ancião da ilha, o espírito que te guia durante a aventura, por receitas especiais e muito úteis.

Leve sempre uma cama

Dragon Quest Builders 2 - 02 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Durante a noite, monstros mais poderosos vagam pelas terras de "Dragon Quest Builders 2". Alguns deles até concedem alguns itens especiais, mas a maioria só quer te atormentar e dificultar o que quer que você esteja fazendo.

Além disso, é comum ficar com a vida baixa no início. Portanto, o ideal é sempre levar uma cama no inventário. Pode ser a de palha mesmo, não faz diferença. O importante é dormir de noite para evitar os monstros mais chatos e tirar uma soneca durante o dia para recuperar a vida perdida.

Use o Sino para coletar corações

Dragon Quest Builders 2 - 03 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Em cada cidade de "Dragon Quest Builders 2" existe um sino que serve para melhorar o nível dos moradores. Para conseguir o upgrade, porém, é necessário ter uma quantidade específica de corações.

Só que o sino não serve só para isso, mas também para coletar os corações. Os moradores deixam essa forma de gratidão pelas suas construções em quase todos os lugares, quando colhem verduras na plantação, comem na sala de jantar ou mesmo ao acordar se você tiver feito um local com camas para eles. Coletar todos é cansativo e às vezes a gente esquece de um ou outro. Para pegar todos de uma só vez, toque o sino e seja feliz.

Explore as ilhas opcionais

Dragon Quest Builders 2 - Explore as ilhas opcionais - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Além da sua ilha e das ilhas que fazem a história avançar, existem também algumas ilhas que podem ser liberadas com pontos de gratidão, os corações. Cada um desses locais entrega uma lista de itens para você encontrar e analisar, e oferece diversas novidades em termos de item.

O melhor é que, ao completar a lista pedida, você receberá um estoque infinito de um determinado item, como madeira ou fibra vegetal. Você nunca mais terá que cortar árvores ou matar certos tipos de monstros, economizando muito tempo.

Além disso, essas ilhas escondem diversos chefes secretos, monstros gigantes que garantem itens ou receitas secretas ao serem derrotados. Vasculhe cada cantinho desses locais para conseguir bons espólios.

Equipe seus amigos

Dragon Quest Builders 2 - 04 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

No decorrer da jornada você fará diversos amigos, que o acompanharão para a sua ilha. Tanto nela quanto nas outras cidades, é comum ser vítima de ataques de monstros, que surgem em bandos para destruir a sua base. Nessa hora é possível se defender com a ajuda dos membros da cidade que saibam lutar.

Esses cidadãos corajosos podem ser equipados com armas feitas pelo seu personagem. Crie boas espadas e entregue para os bravos da sua ilha para garantir que sua base fique sempre inteira. Esse processo é essencial também para enfrentar os chefes do jogo.