Topo

"Horizon Chase Turbo": Dicas para liderar de ponta a ponta

Divulgação
Imagem: Divulgação

Daniel Esdras

Do GameHall

09/07/2019 04h00

"Horizon Chase Turbo" foi desenvolvido pela brasileira Aquiris e fez sucesso por onde passou, desde celulares até consoles. Ele é uma homenagem a jogos como "Top Gear", e conta com uma direção arcade e divertida, mas com várias camadas na jogabilidade que exigem dedicação e atenção dos jogadores, especialmente nas pistas mais complicadas.

Se você é assinante da PSN Plus, pode curtir "Horizon Chase Turbo" na seleção de jogos de julho. E para você não ficar sem gasolina no meio de corrida, nem bater naquela pedra e terminar em último, separamos algumas dicas essenciais.

Turbo já na largada

Horizon Chase Turbo 1 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

"Horizon Chase Turbo" conta com uma mecânica que já permite sair com tudo desde a largada. Acertar aqui é importante tanto para vencer quanto para diminuir o seu tempo final, que conta para recordes e conquistas em alguns modos. Lembrando que você sempre começa em último lugar, portanto qualquer vantagem é importante.

Pouco antes de os carros fritarem a pista, um contador é exibido na tela. Nesse momento, é possível acelerar para aquecer os motores. Você pode conferir a potência aplicada pelo motor no seu medidor de velocidade, posicionado no canto superior direito na sua tela.

Quando o contador chegar a zero, o ideal é que o medidor de velocidade esteja no verde, para sair com o turbo ativado e ganhar um empurrãozinho extra. Mas é preciso ter cuidado com o peso do pé no acelerador. Se a barra estiver vermelha, o seu carro vai patinar sem sair do lugar, perdendo tempo em vez de ganhar.

Bater nos adversários é errar duas vezes

Horizon Chase Turbo 2 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Sim, sabemos que bater é ruim, mas em "Horizon Chase" o prejuízo vem em dobro: além de você perder velocidade, ainda corre o risco de acelerar o rival se bater na traseira dele.

Isso não parece um grande problema no começo, com pistas largas, cheias de retões e adversários lentos, permitindo ultrapassagens em quase todos os pontos do circuito. Mas basta avançar alguns circuitos para ver a situação complicar: os adversários ficam rápidos, as pistas ficam estreitas e com curvas para todos os lados.

Então se você tentar forçar a velocidade de qualquer forma, vai bater na traseira dos rivais -- perdendo velocidade e impulsionando seu rival. Em algumas ultrapassagens é inevitável colidir pela lateral, mas essas são menos preocupantes. Ainda assim, é bom ter cuidado para não ser jogado para fora da pista.

Se for preciso, use o freio para controlar o momento e tente a ultrapassagem em um momento mais oportuno.

Combustível é coisa séria

Horizon Chase Turbo 3 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Os carros de "Horizon Chase Turbo" têm vários atributos que os tornam únicos. Além dos clássicos velocidade, aceleração e controle, ainda existem alguns atributos mais exóticos, como combustível e nitro.

É preciso prestar bastante atenção no medidor de combustível, já que sem gasolina o carro desacelera até parar, deixando você a ver navios.

Na própria pista existem pontos onde é possível coletar combustível. O segredo para não ficar sem gás é decorar a posição desses lugares através do mini-mapa. Quando sua reserva atinge níveis críticos, a posição de coleta fica marcada no mapa, mas pode ser tarde demais dependendo da sua posição na pista.

Bater e utilizar o nitro também reduzem seu combustível. Evite a colisão nas curvas e use o nitro nos momentos certos para garantir que vai sobrar algo no tanque para cruzar a linha de chegada.

Use o nitro com inteligência

Horizon Chase Turbo 4 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Cada jogador começa com três unidades de nitro. Esse recurso garante um enorme bônus de velocidade durante um curto período de tempo, que varia de acordo com cada carro.

Em algumas pistas é possível conseguir mais unidades de nitro, que podem ser decisivas para a vitória. Como alguns circuitos são bem estreitos, um nitro usado no momento certo pode ser a única opção de ultrapassagem.

O uso desse recurso é limitado, e por isso é preciso saber a hora correta para tirar o melhor proveito do bônus. O ideal é utilizar nos retões, já que um carro em alta velocidade fica mais difícil de controlar, e mais sujeito às batidas nas curvas.

Outro bom uso é para quando seu carro bater: assim o nitro ajuda a recuperar a velocidade máxima em segundos. O ideal é nunca bater em nada, mas acidentes acontecem. Assim que o carro voltar para a pista, use o nitro para recuperar a velocidade máxima o mais rápido possível e não deixar os adversários escaparem.

Libere novos Carros

Horizon Chase Turbo 5 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

No modo Volta ao Mundo é possível liberar novos carros com atributos superiores aos iniciais. Ao todo, são 32 veículos, dos mais esportivos até os mais exóticos, como o carro da firma que tem uma escada no teto -- inspirado no Uno com escada, talvez?

Para conseguir liberá-los, é preciso acumular moedas ou vencer todas as corridas de um país, incluindo a de melhoria. Para acumular mais moedas, é interessante coletar os artefatos azuis que ficam na pista durante a corrida. Ao coletar todos e vencer a corrida, você ganhará um Super Troféu e acumulará mais moedas como prêmio.

Você não precisa comprar os carros, já que eles são liberados automaticamente assim que você atinge o valor de moedas necessário. Com os novos carangos, você vai conseguir resultados melhores nas pistas mais difíceis e nos modos de desafio.

Melhore os seus carros

Horizon Chase Turbo 6 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Também no modo Volta ao Mundo, é possível melhorar os seus carros ao conseguir peças que dão um upgrade nos seus atributos. Para isso é preciso liberar as corridas de melhoria, que exigem uma quantidade específica de moedas para ficarem disponíveis.

Em cada região você poderá competir em ao menos uma delas. É preciso ficar pelo menos entre os três melhores na colocação final para conseguir escolher uma peça. Ela será aplicada em todos os seus carros, garantindo bônus permanentes.

Vencer essa corrida também é necessário para completar uma região e liberar um novo carro.

Dicas Finais

  • Se seu combustível acabar, é possível utilizar os nitros que restam para avançar um pouco mais na pista. Com esse extra você pode conseguir chegar até os locais de coleta de combustível.
  • Não tenha medo de usar o freio para evitar uma colisão. O pior cenário sempre é bater.
  • Alguns carros são melhores em certas pistas. Na Chapada Diamantina por exemplo, que é longa e sem muito combustível para coletar, carros com pouca gasolina vão ficar pelo caminho. Já em pistas com muitas curvas, o ideal é escolher um com bastante controle.
  • Não fique bitolado em chegar em primeiro lugar em todas as corridas. Se começar a ficar irritado demais com o jogo, vá para a próxima pista, esfrie a cabeça e volte depois.
  • Se o seu objetivo é liberar todo o conteúdo, foque somente em terminar as corridas, e não fique preso à necessidade do primeiro lugar, já que as moedas por refazer uma pista são poucas.
  • Faça as corridas de melhoria assim que liberadas, mesmo que forem em outras regiões. Os bônus vão facilitar a sua vida.