Topo

Que FURIA é essa? Conheça o time brasileiro do momento em "CS:GO"

Jogadores da FURIA durante o torneio Dreamhack disputado em Dallas, EUA, em maio de 2019 - Cooper Neill/AFP
Jogadores da FURIA durante o torneio Dreamhack disputado em Dallas, EUA, em maio de 2019 Imagem: Cooper Neill/AFP

Bruno Izidro

Do START, em São Paulo

09/06/2019 15h54

Não deu. Os brasileiros da FURIA perderam na grande final da ECS Season 7 de "CS:GO", em Londres, neste domingo (9). O placar de 2 mapas a 0 para a equipe francesa da Vitality deu um gosto amargo para uma campanha incrível do time brasileiro, que chegou a bater gigantes como a Astralis, atual número 2 no ranking global.

Ainda assim, a FURIA agora se coloca de vez entre as melhores equipes de "CS:GO" do mundo. Na última atualização do ranking, eles apareciam em 11º, pouco atrás da MiBR, que saiu das finais da ECS sem nenhuma vitória.

[Atualização] Após os resultados da ECS Season 7, a FURIA Esports agora ocupa uma merecida 5ª posição no ranking da HLTV. A MiBR, no entanto, caiu para a 11ª posição [Fim da atualização].

Mas quem é esse time que está fazendo muitos fãs terem #DIASDEFURIA no Twitter acompanhando as competições internacionais?

Quem é a FURIA?

A FURIA Esports hoje é formada por Yuri "yuurih" Gomes, Kaike "kscerato" Cerato, Andrei "arT" Piovezan, Vinicius "VINI" Figueiredo, Rinaldo "ableJ" Moda. Todos comandados pelo treinador Nicholas "guerri" Nogueira.

A organização é bem nova e nasceu em agosto de 2017. Mesmo tendo times em outras modalidades como "Street Fighter" e "PUBG", o foco dos furiosos é mesmo no time de "CS: GO".

O nome do time pode dar a impressão de que eles são um bando de louco atrás do monitor, mas desde o começo o plano da FURIA foi bem pé no chão. Eles preferiram permanecer no Brasil em vez de se arriscarem logo na gringa.

As origens

Furia proplayer - Cooper Neill/AFP - Cooper Neill/AFP
"Art" faz parte da lineup atual da FURIA
Imagem: Cooper Neill/AFP

A Gaming House do time, inclusive, fica em Uberlândia, em Minas Gerais. Além de ser a cidade-natal do CEO da organização, Jaime "raizen" Pádua, a cidade tem um custo de vida não muito alto, o que, segundo eles mesmos, permite uma estrutura melhor para os pro-players.

Além de raizen, a FURIA também tem como co-fundador e investidor o jogador profissional de pôquer André Akkari, que alguns podem se lembrar por ter investido também no time de "League of Legends" da CNB, trazendo o Ronaldo Fenômeno, seu amigo pessoal, para a jogada.

Na época, Akkari já tinha dado a letra de que a sua nova aposta nos eSports não estaria de brincadeira. "A Fúria almeja ser o maior time de CSGO da América Latina nos próximos seis meses e para o segundo semestre (de 2018), se tudo der certo, buscar voos maiores fora do Brasil", escreveu ele em seu blog.

Dito e feito. Durante 2018, o time foi conquistando resultados importantes: de mapa a mapa, de clutch em clutch, eles terminavam sempre entre os top 4 ou top 10 em torneios online ou minors. Já 2019 parece ser o ano de a FURIA brilhar.

O ano da Fúria

Em fevereiro, veio a primeira participação do time em torneio Major de CS:GO, a IEM Katowice 2019. Só eles e a MiBR foram como representes brasileiros no mundial. A campanha da FURIA foi de três derrotas e só uma vitória e, mesmo com o clichê de "o importante é competir", parece que a experiência foi o que mais contou para eles.

Depois, a FURIA quase conseguiu seu primeiro título internacional no DreamHack Rio, em abril. O evento foi cheio de problemas e não contou com a participação de times grande, mas a equipe conseguiu chegar à final, acabando sendo vice-campeã. Por pouco, o time não comemorou um título em terras brasileiras.

Já pouco antes de irem para as finais da ECS, em Londres, os brasileiros surpreenderam na Dreamhack Dallas, dando trabalho para o time da Liquid, considerado atualmente o melhor time de "CS:GO" do mundo. Os brasileiros perderem na semifinal, mas saíram com muita moral e empolgação do torneio.

Por fim, na fase final da ECS, a FURIA fez história ao derrotar (duas vezes) a Astralis, um dos times mais fortes de "CS: GO" atualmente. Os brasileiros não só fizeram uma boa campanha como jogaram um CS bonito de se ver.

FURIA x Astralis

FURIA x North

FURIA x Vitality

O próximo torneio em que poderemos ver a FURIA brilhar será na ESL One: Cologne, na Alemanha, que acontece entre 2 e 7 de julho.