Topo

"Bury Me, My Love": Conheça o jogo que conta a jornada de refugiada síria

Jogo foi inspirado em histórias reais de refugiados - Divulgação
Jogo foi inspirado em histórias reais de refugiados Imagem: Divulgação

Da EFE

Em Madri (Espanha)

02/02/2019 04h00

Baseado em experiências reais, "Bury Me, My Love" ("Enterre-me, meu amor" em tradução livre) acompanha a perigosa viagem de uma emigrante síria para a Europa através de uma conversa com mensagens de texto na qual as respostas do jogador determinarão o destino da jovem e o final do jogo.

A intenção dos desenvolvedores é encontrar no usuário "um nível de compromisso superior ao mero entretenimento", segundo explicou nesta quarta-feira o criador do game, o francês Florent Maurin, que apresentou em Madri o jogo, recém-lançado para o Nintendo Switch e também disponível em Android, iOS e PCs.

O título remete a uma expressão árabe que pede para a pessoa amada sobreviver, ressaltando os muitos riscos que serão enfrentados pela protagonista, Nour. A história dela tem 19 finais diferentes, muitos deles com tragédias pelo caminho.

Diante de uma interface simples, o usuário assume o papel de Majd, um homem que fica na Síria para cuidar da mãe e da avô, enquanto a esposa, Nour, decide emigrar à Europa após a morte da irmã caçula.

O jogo é uma conversa que mistura "assuntos triviais e cotidianos" com outras "situações críticas" como tiroteios ou encontros com máfias, e o jogador só pode reagir com algumas opções de mensagens e emojis, explicou Maurin.

Essa dinâmica pretende dar visibilidade "aos contrastes na realidade diária de um emigrante moderno" cuja vida ou interesses "podem chegar a ter muito em comum" com os de um jogador ocidental.

Apesar de ser uma narrativa de ficção, 90% do game se baseia em relatos reais, a partir de "um trabalho de documentação baseado na imprensa, relatórios de ONGs, livros, documentários, filmes e entrevistas com refugiados".

Uma das principais fontes de inspiração foram as vivências de Dana, uma mulher síria que em 2015 protagonizou um artigo publicado no jornal francês "Le Monde" e com a qual os desenvolvedores contataram para aumentar o realismo do jogo.

Além disso, o game "retira estereótipos na construção do personagem que, por exemplo, não usa véu", disse Maurin, para quem um objetivo importante foi "mostrar que atrás do rótulo da emigração existem muitos indivíduos com diferentes histórias de vida".

Veja o trailer do jogo