Topo

Enem 2018 usou Minecraft para questão de matemática

Minecraft - Divulgação/Mojang
Minecraft Imagem: Divulgação/Mojang

Do GameHall

12/11/2018 14h12

Mais de cinco milhões de estudantes encararam neste último domingo (11) o segundo dia de provas do Enem 2018 , que entre as questões de matemática trouxe uma curiosa referência ao popular jogo de blocos "Minecraft".

Confira abaixo a questão:

"Minecraft é um jogo virtual que pode auxiliar no desenvolvimento de conhecimentos relacionados a espaço e forma. É possível criar casas, edifícios, monumentos e até naves espaciais, tudo em escala real, através do empilhamento de cubinhos. Um jogador deseja construir um cubo com dimensões 4x4x4. Ele já empilhou alguns dos cubinhos necessários, conforme a figura."

Enem 2018 Minecraft

"Os cubinhos que ainda faltam empilhar para finalizar a construção do cubo, juntos, formam uma peça única, capaz de completar a tarefa. O formato da peça capaz de completar o cubo 4x4x4 é:"

Enem 2018 Minecraft

A questão foi considerada fácil por várias pessoas que fizeram a prova e depois comentaram nas redes sociais. Segundo o gabarito extraoficial respondido por professores, a resposta correta é a A.

"Minecraft" foi lançado originalmente em 2011 para PC e atualmente  está disponível também para Android, iOS, Xbox 360, Xbox One, PlayStation 3, PlayStation 4 e PS Vita.