Topo

Caro e poderoso, Xbox One X é lançado oficialmente no Brasil

Divulgação/Microsoft
Imagem: Divulgação/Microsoft

Do UOL, em São Paulo

15/12/2017 04h00

Pouco mais de um mês após ser lançado nos EUA, o "console mais poderoso do mundo" Xbox One X chega nesta sexta-feira (15) ao Brasil. O preço sugerido do sistema é R$ 4 mil.

No mercado norte-americano, o Xbox One X é vendido por US$ 500.

A campanha de marketing da Microsoft deixa o propósito do sistema bem claro: colocar poder na mão dos jogadores. Capaz de rodar games nativamente na resolução 4K, o X tem poder de processamento de 6 teraflops - 1,8 teraflops a mais do que o modelo 'premium' concorrente, o PS4 Pro.

Veja também

O Xbox One X não tem jogos exclusivos - ao invés disso, o sistema roda todos os títulos compatíveis com o Xbox One tradicional, e é retrocompatível com seletos games do Xbox clássico e do Xbox 360. A Microsoft já oferece mais de 100 títulos que rodam melhor no Xbox One X, com melhorias gráficas como resolução maior e performance mais estável.

Dentre os jogos que rodam melhor no Xbox One X estão "Forza Motorsport 7", "Gears of War 4", "Assassin's Creed Origins" e "Middle-Earth: Shadow of War", além de clássicos como "Skate 3", "The Elder Scolls IV: Oblivion", "Fallout 3" e "Halo 3".

Tenho uma TV antiga. E agora?

Mesmo que o grande atrativo do novo videogame seja a resolução 4K, quem quiser a novidade e tiver em casa uma TV Full HD (1080p) também verá mudanças em relação ao Xbox One tradicional. Isso porque o console usará uma técnica chamada "supersampling", que redimensiona as imagens geradas em 4K para TVs 1080p.

Além do ganho em qualidade visual, os jogadores também deverão perceber taxas de quadros mais altas e mais estáveis e melhorias em texturas. Em suma: além de ficarem mais bonitos, os games também rodarão de maneira mais "lisa" na novidade.

Mesmo sendo uma boa notícia para quem pretende comprar o videogame agora, mas não quer gastar ainda mais trocando de TV, vale frisar que a real capacidade do console só poderá ser aproveitada em um televisor 4K com suporte a cores HDR.

Abaixo você vê as especificações completas do Xbox One X:

Processador: versão personalizada baseada em arquitetura AMD com oito núcleos e velocidade de 2,3 GHz
Placa de vídeo: baseada em arquitetura AMD Radeon, com 6 teraflops de capacidade de processamento
Memória RAM: 12 GB GDDR5
Memória interna: 1 TB
Conexões: saída HDMI 2.0b, entrada HDMI 1,4b, três portas USB 3.0 e sensor de infravermelho
Dimensões: 30 cm de largura, 24 cm de profundidade e 6 cm de altura
Peso: 3,8 kg