PUBLICIDADE

Topo

Trocar? Vender? O que fazer com seus jogos usados?

Reprodução
Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

14/12/2017 04h00

Se você é um jogador assíduo de videogames, certamente tem (no mínimo) uma pilha ou prateleira cheia de jogos - sejam eles de PS4 ou Xbox One até de consoles mais antigos -, que não são tocados há anos, mas que por uma razão ou outra ainda estão na sua casa.

Muitos guardam estes games por valor sentimental, mas outros simplesmente os mantém por não saber o que fazer com eles, e o por isso preferem deixá-los acumulando poeira.

Porém, caso queira liberar um espaço extra na estante, receber um jogo novo no lugar de um antigo, e talvez até ganhar uma grana extra, há alguns jeitos de trocar ou vender estes games, dependendo do seu estado de preservação.

Veja também:

Lojas de varejo

UZ Games - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Uma opção bem popular, especialmente em cidades grandes como São Paulo, é vender ou trocar seus jogos em lojas de varejo físicas, de grandes redes como a UZ Games até mesmo estabelecimentos locais.

É uma forma simples e rápida de se livrar dos jogos antigos, mas há um risco, especialmente envolvendo as grandes redes de varejo: em geral, você não recebe muito dinheiro pelos games que está vendendo, mesmo que eles estejam em ótima condição, com caixa e tudo.

Mesmo que você queira trocar por outro jogo usado, ainda é provável que tenha que desembolsar alguma grana extra (ou vender mais jogos) para consegui-lo de "graça".

Se for um consumidor de lojas mais locais e reconhecido pelos funcionários, porém, é possível que consiga preços melhores para vendas e trocas.

De qualquer forma, lojas de varejo são uma opção rápida e simples para quem quiser diminuir sua coleção. Mas há outras alternativas que podem ser mais vantajosas.

Sites especializados

Trocajogo - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

A internet está repleta de sites que tem como foco principal a venda e/ou troca de jogos usados.

O mais conhecido deles no Brasil é o TrocaJogo, que tem como principal objetivo facilitar o processo de troca entre usuários do site. Por meio dele, pessoas do país inteiro podem negociar seu produtos umas com as outras.

É importante notar que, por ser um "facilitador", o TrocaJogo não se envolve diretamente com as negociações de usuários. Por isso, é importante saber no que (ou com quem) você está se metendo antes de tentar trocar um game. O site até possui uma página de Dicas e outra para Dúvidas Frequentes para ajudar novatos a entender como o sistema do site funciona.

Caso prefira a opção de vender seu jogo, há também o site MeuGameUsado. Por meio dele, é possível receber uma cotação dos produtos usados que você quer vender, e até negociar com os comerciantes para um preço melhor, no caso de considerá-lo injusto.

Ao vender seus jogos, é possível receber tanto dinheiro por depósito bancário quanto créditos da loja, para comprar produtos oferecidos por lá - essencialmente uma troca indireta.

Assim como o TrocaJogo, ele também conta com uma página que explica como funciona exatamente o processo de compra e troca.

 

Sites de revenda

Mercado Livre - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Alternativamente, você pode pular alguns intermediários e vender seus jogos usados diretamente para consumidores interessados via sites de revenda, como Mercado Livre e OLX.

É importante levar em conta os preços que outros vendedores cobram por produtos semelhantes para ajustar o seu próprio valor, e se vender vários jogos ao mesmo tempo, como negociar com o público interessado.

E, claro, tomar cuidado com pessoas mal-intencionadas que perambulam este tipo de site.