Topo

Sabia que o cogumelo do Super Mario existe de verdade?

Arte sobre foto de JJ Harrison
Imagem: Arte sobre foto de JJ Harrison

Do UOL, em São Paulo

23/04/2017 04h00

Dentre tantos elementos de fantasia do universo dos jogos do Super Mario, um deles tem seus efeitos bem fundamentados (ou quase) no mundo real.

Os tradicionais cogumelos vermelhos que fazem os heróis aumentarem de tamanho são inspirados no fungo Amanita muscaria, conhecido também como agário-das-moscas.

Ele é tóxico e pode causar diversos efeitos quando ingerido por seres humanos, de enjoo, variação de pressão e euforia até delírios e alucinações. Consumido em grandes quantidades pode até causar a morte, mas hoje em dia os efeitos são de fácil tratamento.

Ou seja: talvez Mario, Luigi e companhia não fiquem realmente maiores e esteja apenas sofrendo de algum tipo de ilusão tóxica.

Outra provável representação da Amanita muscaria na cultura popular é no clássico da literatura "Alice no País das Maravilhas". Ainda que não haja registros de comentários do autor Lewis Carroll sobre o assunto, Alice come no decorrer da história cogumelos que a fazem aumentar de tamanho e encolher - bem parecido com o que acontece com os nossos queridos irmão Mario.

Veja o trailer de Super Mario Odyssey, para Switch

Start