Topo

Melhor Ryu do mundo, jogador abandonará personagem em "Street Fighter V"

Tentativa de repetir jogada famosa acaba mal para Daigo

Start

Do UOL, em São Paulo

16/03/2017 10h58

O jogador profissional japonês, Daigo Umehara, fez fama ao longo da última década em “Street Fighter”. Atualmente ele é tido como o melhor usuário de Ryu do mundo em “Street Fighter V”.

A familiaridade com o carateca - e protagonista do game -, porém, não evitou que Umehara colecionasse fracassos em suas últimas disputas, sendo a mais célebre ocorrida no Topanga League, torneio realizado na metade de fevereiro e no qual o jogador foi eliminado sem uma vitória sequer.

O mau momento da carreira fez com que ele tomasse uma decisão drástica. De acordo com pessoas próximas ao jogador e com publicações dos profissionais Rya Ramirez e Miky Chea, Umehara deixará de utilizar Ryu em torneios do jogo, tendo afirmado que “não vê futuro no jogo” tanto para o carateca quanto para seu parceiro, Ken. No lugar dele, entrará o personagem Guile.

Recentemente, a Capcom promoveu mudanças no balanceamento de "Street Fighter V" e Ryu, tido como um dos personagens mais fortes do game, acabou sendo enfraquecido e virou um dos mais fracos, segundo a comunidade.

Um ponto curioso da mudança é que Ryu e Guile possuem estilos de luta e jogabilidade bastante distintos. 

Umehara ficou famoso durante o EVO 2004, principal campeonato de games de luta do mundo. Na ocasião, em uma partida contra Justin Wong, ele usou o movimento mais difícil de “Street Fighter III” por várias vezes seguidas para virar uma partida perdida e levar o público ao delírio.