Topo

Pai faz apelo à comunidade de "Overwatch" para sua filha jogar sem assédio

Iris Reis jogando "Overwatch" no PlayStation 4 - Acervo Pessoal
Iris Reis jogando "Overwatch" no PlayStation 4 Imagem: Acervo Pessoal

Barbara Gutierrez

Do UOL, em São Paulo

17/01/2017 18h08

Com apenas 10 anos, Iris Helena Benfica dos Reis já sofreu com assédio e toxicidade em partidas de "Overwatch", descobrindo em primeira mão que lidar com o machismo da comunidade de games pode ser bem difícil.

Seu pai, o técnico em informática Eros Reis, comprou o jogo da Blizzard para a filha: "Há um mês eu comprei Overwatch após testar o beta. Ela gostou muito do jogo, mas depois de alguns dias notei que ela estava entristecida e jogando com o volume baixo."

Após investigar, Reis notou que algumas crianças estavam proferindo palavras ofensivas e desrespeitosas para Iris. Imediatamente ele pediu para que ela saísse da partida e conversou com a menina.

"Eu expliquei que existem pessoas que gostam de ofender as outras para tentar se sentirem mais poderosas ou extravasar algo que estão passando. Falei que é errado e sempre que ela encontrasse pessoas assim, saísse da partida e me avisasse imediatamente", diz o pai. Além disso, ele precisou também apagar mensagens enviadas ao perfil de sua filha, que chegavam até a pedir fotos da garota.

"Ela joga bem, na minha opinião de pai coruja, então tem criança que não gosta de perder para uma menina que sabe jogar." Em um dos vídeos que gravou para o YouTube, Iris até ganhou a jogada da partida com a heroína Mercy.

Ao perceber a situação, Eros entrou em uma das maiores comunidades brasileiras de "Overwatch" no Facebook e fez um apelo à comunidade do jogo: que adicionassem sua filha para que ela pudesse jogar sem mais problemas.

Pai e filha Overwatch - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O pedido do pai viralizou, resultando no pedido de amizade de diversos usuários da comunidade. Antes, Iris apenas utilizava o fone para jogar e agora ela se sente bem para usar o sistema de voz com microfone no game. "Agora ela está conversando e rindo junto dos novos amigos. É ótimo e muito legal de ver."

Pedido pai agradecendo Overwatch -  -

Como agradecimento, a garota até fez um desenho para os usuários da comunidade, com a seguinte mensagem escrita:

"Queridos amigos, gostaria de agradecer à Overwatch Brasil por este dia espetacular que nunca vou esquecer. Ganhei muitos amigos e muita diversão. Amo todos vocês. Iris"

Cartinha Iris Overwatch -  -