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Warner pagou YouTubers por opiniões positivas de game

Vídeo de PewDiePie patrocinado pela Warner foi visto 3,7 milhões de vezes - Divulgação
Vídeo de PewDiePie patrocinado pela Warner foi visto 3,7 milhões de vezes Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

12/07/2016 08h13

O órgão americano FTC (Federal Trade Comission, ou Comissão Federal do Comércio) entrou em um acordo com a Warner Bros., com a empresa admitindo que pagou milhares de dólares a YouTubers - incluindo o mais popular do mundo, Felix "PewDiePie" Kjellberg - por opiniões positivas do jogo "Middle-earth: Shadow of Mordor", sem revelar adequadamente que o conteúdo era patrocinado.

Segundo o FTC, a Warner contratou os YouTubers via uma agência de publicidade para criar os vídeos patrocinados, além de promovê-los em redes sociais como Facebook e Twitter.

Os acordos variavam de centenas até dezenas de milhares de dólares, dependendo do nível de popularidade de cada YouTuber. Os contratados também receberam cópias antecipadas de "Shadow of Mordor", com instruções de como exibi-lo para o público, não podendo criticá-lo ou a Warner Bros. de qualquer forma, e sem chamar atenção qualquer bug ou glitch no vídeo.

O FTC também alega que a Warner pré-aprovou o conteúdo de vários destes vídeos.

A Warner informou aos YouTubers que indicassem ao menos que o conteúdo foi pago pela barra de "Mostar Mais" na página do vídeo, mas muitos deles não seguiram esta regra. O próprio FTC julgou a medida insuficiente, já que muitos usuários podem tê-los assistido via Facebook ou Twitter, que não traz estas informações.

No total, estes vídeos geraram mais de 5,5 milhões de visualizações, sendo o conteúdo patrocinado de PewDiePie é responsável por 3,7 milhões delas. No caso do popular YouTuber, a descrição da página do vídeo indica o patrocínio da Warner.

O FTC julga que, por não tornar a afiliação com os YouTubers mais clara, a Warner levou consumidores a entender erroneamente que a opinião destas pessoas era independente e imparcial. O acordo entre as duas organizações proíbe a empresa de fazer campanhas deste tipo sem deixar claro ao público que os produtores de conteúdo foram pagos para isso.

"Consumidores tem o direito de saber se críticos estão dando suas próprias opiniões ou fazendo uma venda", declarou a diretora do Bureau de Proteção ao Consumidor do FTC, Jessica Rich. "Companhias como a Warner Bros. devem ser claras com o consumidor em suas campanhas online".

Nos últimos anos, o público tem considerado cada vez mais as opiniões de celebridades da internet, incluindo YouTubers e figuras populares no Twitch, para a compra de produtos de seu interesse.