Topo

Jogador recria "Pokémon Red" utilizando "Minecraft"

Do UOL, em São Paulo

04/07/2016 10h40

Um jogador de "Minecraft" utilizou as ferramentas de edição presentes no game para recriar um console Game Boy Advance. Mais do que isso: a versão do console portátil é capaz de rodar o game "Pokémon Red". 

A proeza em questão foi feita pelo usuário do fórum de discussões Reddit MrSquishyYT, cujo nome real é Matt. O trabalho ainda está sendo desenvolvido, mas na versão preliminar do vídeo acima, é fácil confundir o trabalho de Matt com um emulador.

A questão é que ele está recriando o game do zero, utilizando a linguagem de script do próprio "Minecraft". Conforme ele conta, toda a parte de cenários do jogo, animações e lógica para 165 movimentos, ganho de experiência e de níveis, capacidade dos pokémon aprenderem novos golpes e evoluções já estão prontos.

O maior desafio, segundo Matt, é criar a inteligência artificial para os personagens controlados pelo jogo. "O jogo acredita que ninguém existe além do jogador. Adicionar NPCs exigirá uma grande quantidade de novos sistemas, como lojas, batalhas entre treinadores, eventos pré-determinados e a habilidade de interagir com objetos no mundo", conta.

Apesar de não ter previsão de terminar o projeto, Matt afirma que permitirá que ele seja baixado e usado por qualquer pessoa.