Topo

Criador de "Gran Turismo" diz que desenvolver para o PS3 "foi um pesadelo"

Victor Ferreira

Do Gamehall, em Londres*

19/05/2016 22h32

Em entrevista coletiva com a imprensa, o criador da série "Gran Turismo", Kazunori Yamauchi, não mediu palavras ao falar do processo de desenvolver games para o PlayStation 3.

"O PS3, em retrospecto, foi um pesadelo", disse. "Sério, sem brincadeira".

"Era muito estressante, e ao mesmo tempo não nos dava oportunidade de fazer muito do que queríamos fazer", continuou o desenvolvedor, que com o estúdio Polyphony desenvolveu "Gran Turismo 5 Prologue", "Gran Turismo 5" e "Gran Turismo 6" para o antigo console da Sony.

Em compensação, Yamauchi não poupa elogios para o novo console da empresa, o PlayStation 4, que receberá o novo jogo da série, "Gran Turismo Sport", em novembro.

"No PS4, é bem divertido criar coisas para 'GT Sport'", declarou. "Para mim, e para o time, todos os dias em que conseguimos alcançar algum objetivo nos traz uma sensação de alegria, o que é o tipo de coisa que não acontecia comigo desde o primeiro 'Gran Turismo'".

Competindo em realidade virtual

"Gran Turismo Sport" foi criado para dar mais ênfase a torneios e competições online. Além disso, o game terá suporte ao dispositivo de realidade virtual PlayStation VR, que está previsto para chegar as lojas em outubro.

De acordo com Yamauchi, existe a possibilidade de incluir competições de realidade virtual no futuro, mas por enquanto isso é apenas teórico.

"'Gran Turismo Sport' surgiu com a ideia de ser compatível com realidade virtual, e acredito que no lançamento o jogo poderá ser jogado desta forma", disse. "Então uma competição com uso de dispositivo de realidade virtual deve ser bem possível".

De acordo com o desenvolvedor, a Polyphony tem experiência com a tecnologia, tendo trabalhado com o Oculus Rift em "Gran Turismo 6".

"Jogos de corrida são excelentes companheiros para realidade virtual".

"Gran Turismo Sport" chega em 15 de novembro para PS4.

*O jornalista viajou a convite da Sony