Topo

OPINIÃO

Contando as origens da série, "Resident Evil Zero" chega aos videogames HD

Relançamento de game de 2002 recaptura estilo clássico da franquia de horror - Divulgação
Relançamento de game de 2002 recaptura estilo clássico da franquia de horror Imagem: Divulgação

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em São Paulo

18/01/2016 14h00

Considerado o 'capítulo perdido' da saga "Resident Evil", "Zero" deixa para trás a exclusividade a plataformas Nintendo e ganha uma nova camada de tinta em versões para PlayStation 4, Xbox One, PC, PlayStation 3 e Xbox 360.

"Resident Evil Zero HD" marca um retorno às origens da série tanto em termos de enredo quanto de mecânicas. Os bastidores do primeiro ataque bioterrorista da maligna Umbrella Corporation são revelados, enquanto os jogadores enfrentam uma aventura de horror puro, na qual o único objetivo é sobreviver.

Tragados por uma perigosa trama envolvendo zumbis e outras monstruosidades, a paramédica Rebecca Chambers e o ex-militar criminoso Billy Coen devem resolver quebra-cabeças e economizar recursos para não serem comidos vivos.

Assista ao trailer de "Resident Evil Zero HD"

Start

Em tempos de jogos "Resident Evil" com foco na ação, "Zero HD" retorna à época em que a série era sinônimo de terror. O maior inimigo do game não é o zumbi, mas sim a atmosfera opressiva que obriga o jogador a calcular cada passo e cuidar de seu estoque de munição para não ser pego desprevenido.

Nota de Resident Evil Zero HD - Montagem/UOL - Montagem/UOL
Imagem: Montagem/UOL

Ainda que tenha cenários bem diferentes da mansão do primeiro "Resident Evil", "Zero HD" recria muito bem o clima do original.

Como grande diferencial, o game permite o controle simultâneo dos dois protagonistas. Eles podem andar juntos ou separados. Rebecca e Billy têm habilidades e fraquezas diferentes, e complementam um ao outro.

Por mais que os quebra-cabeças e inimigos do jogo sejam pouco originais comparados com os do primeiro "Resident Evil", "Zero HD" não faz feio em recriar o estilo mais clássico da franquia.

Além de todo o conteúdo presente no "Resident Evil Zero" original de GameCube, a versão "HD" também traz uma série de roupas alternativas para Rebecca e Coen, e o intrigante e engraçado Wesker Mode. Na opção, jogadores podem controlar o vilão Albert Wesker, completo com super velocidade e visão raio laser.

Outra adição importante é o novo sistema de controle, que simplifica a movimentação dos personagens e, para a infelicidade dos puristas, torna a aventura extremamente mais fácil. Os controles antigos, ao estilo 'tanque', também estão presentes.

"Resident Evil Zero HD" tem versões para PlayStation 4, Xbox One, PC, PlayStation 3 e Xbox 360 exclusivamente no formato digital, com preços que variam entre R$ 40 e 60. O game será relançado mais tarde como parte de uma coletânea em disco que também incluirá "Resident Evil HD".

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL