Topo

Novo "Naruto" é pensado para fãs do mundo todo, não só Japão, diz produtora

Assistente em outros títulos da série, Miho Nakagawa cuida da produção de "Naruto Shippuden Ultimate Ninja Storm 4" - Divulgação
Assistente em outros títulos da série, Miho Nakagawa cuida da produção de "Naruto Shippuden Ultimate Ninja Storm 4" Imagem: Divulgação

Claudio Prandoni

Do UOL, em Tóquio*

21/12/2015 12h05

A produtora Miho Nakagawa assumiu um desafio e tanto nos últimos meses: cuidar do desenvolvimento de "Naruto Shippuden Ultimate Ninja Storm 4", jogo mais complexo e ambicioso da marca - e também o último da querida série de luta estrelada pelo ninja de cabelo espetado.

A pressão é ainda maior ao considerarmos que o jogo foi adiado do segundo semestre deste ano para fevereiro de 2016, marca a estreia da grife no PlayStation 4 e Xbox One e também é o primeiro da franquia a ter dublagem em português do Brasil.

Além disso tudo, ela ainda lida com o fato de ser a principal responsável do maior título de uma marca focada principalmente para meninos - ainda que garotas também sejam fãs de Naruto e sua trupe.

Mulheres no comando da produção de grandes títulos já é uma situação rara no Japão, mais ainda com a responsabilidade de um título tão identificado com o público masculino.

"Há diferentes estilos de produtores de jogos. Eu, claro, tenho meu estilo bem próprio, mas não acho que é diferente por eu ser mulher, e sim por ser o meu jeito", contou ela em entrevista coletiva para jornalistas na sede da Bandai Namco, em Tóquio.

"Como os jogos da série 'Naruto' são focados mais no público masculino, eu sempre ouço e analiso muito o que eles falam".

Em tempo, Nakagawa destaca que quando fala de fãs de "Naruto" se refere a público do mundo todo. Ao lado de outras marcas fortes, como "Dragon Ball" e "One Piece", as aventuras do herói loiro têm sido essenciais para cativar um público fã de mangás e animes no ocidente e motivar produtoras, como a própria Bandai Namco, a lançarem outras marcas menos conhecidas no Brasil, Estados Unidos e Europa, por exemplo.

"A responsabilidade que temos com 'Naruto' é com os fãs de maneira geral, sejam eles do Japão ou de qualquer outro lugar do mundo".

Com lançamento marcado para fevereiro de 2016, "Naruto Shippuden Ultimate Ninja Storm 4" conta com mais de 100 personagens para selecionar e um modo história que recria capítulos do final da saga no mangá, finalizado em novembro do ano passado no Japão.

O game terá versões para PS4, Xbox One e PC e terá legendas e dublagem em português do Brasil.

* O jornalista viajou a convite da Bandai Namco