Topo

Konami remove nome de Hideo Kojima em capa de "MGS V: The Phantom Pain"

Nova capa (direita) remove nome de Hideo Kojima e logo da Kojima Productions - IGN
Nova capa (direita) remove nome de Hideo Kojima e logo da Kojima Productions Imagem: IGN

Do UOL, em São Paulo

14/07/2015 10h56

No mais novo capítulo da novela envolvendo a Konami e o designer Hideo Kojima, a publisher atualizou a arte da capa de "Metal Gear Solid V: The Phantom Pain", removendo o nome do desenvolvedor e o logotipo de seu estúdio, a Kojima Productions.

A mudança é apenas a última ação da Konami envolvendo o designer, que já teve seu nome removido de novas edições de "Metal Gear Solid V: Ground Zeroes", "Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots" e a coletânea "The Legacy Collection".

O material de marketing de "The Phantom Pain" já havia removido o nome de Kojima e da Kojima Productions, mas a arte da capa ainda mantinha o antigo formato dos games anteriores.

A mudança vem alguns dias após o dublador de Solid Snake e Big Boss no Japão, Otsuka Akio, declarar que a Kojima Productions fechou as portas oficialmente.

"Ao que parece o trabalho em que a equipe colocou o máximo de seu esforço está quase completo", escreveu em seu Twitter.

Por enquanto, a Konami não se pronunciou sobre a mudança ou confirmou oficialmente o fechamento da Kojima Productions.

Conflitos internos

Rumores da saída de Hideo Kojima da Konami tiveram início em marça, após mudanças na arte promocional dos jogos "Metal Gear Solid V: Ground Zeroes", "The Phantom Pain" e "The Legacy Collection" removerem o nome do designer e logotipo de sua produtora, a Kojima Productions.

Além disso, a antiga Kojima Productions Los Angeles, criada para ajudar no desenvolvimento de "The Phantom Pain", teve seu nome alterado para Konami Los Angeles Studios. O site da produtora agora é redirecionado para a página da franquia "Metal Gear", e seu Twitter também foi alterado.

Segundo uma fonte anônima do site Gamespot dentro da Kojima Productions, disputas de poder entre o estúdio e a Konami levaram a publisher a fazer mudanças drásticas. Segundo a fonte, os membros veteranos do estúdio, inclusive Hideo Kojima, não são mais funcionários da Konami e sim, prestadores de serviço.

"Depois que terminarmos 'MGS V', Sr. Kojima e o alto escalão da produtora deixarão a Konami", disse a fonte. "Eles disseram que o contrato termina em dezembro".

A fonte também indicou que Kojima e outros membros da equipe de desenvolvimento não podem se comunicar abertamente com o público via redes sociais.

A Konami já indicou que o designer e sua equipe estão focados em terminar o desenvolvimento de "The Phantom Pain", mas fez declarações vagas em relação a seu futuro na empresa.

Com legendas e menus em português, "Metal Gear Solid V: The Phantom Pain", sai em 1º. setembro para PS3, PS4, X360 e Xbox One. A versão de PC será lançada em 15 de setembro.