Topo

Você sabe o que é um 'TD'? Conheça os melhores games do estilo estratégico

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em São Paulo

12/12/2013 17h21

É possível argumentar que um 'TD' não passa de um game de estratégia. Mas é inegável que o estilo percorreu um grande caminho desde suas humildes origens até hoje, alcançando o sucesso e criando uma identidade própria.

Um 'TD', para os que não estão familiarizados com o termo, é um 'Tower Defense' - game em que o objetivo é impedir que inimigos atravessem um mapa. Para isso, os jogadores devem posicionar torres com diferentes atributos e especialidades estrategicamente em seu caminho para atacá-los.

PRIMÓRDIOS

  • Lançado originalmente em 1990 pela Atari, "Rampart" é considerado o primeiro TD da indústria. Nele, o jogador tinha que defender um forte de grupos de embarcações inimigas.

Nascido no início dos anos 2000, o gênero começou nas mãos da comunidade que criava mapas personalizados para "StarCraft", "Wacraft III" e "Age of Empires II". A partir de então, ele começou a ganhar versões gratuitas lançadas em Flash internet afora, até finalmente fazer a transição para a área dos games pagos e alcançar o auge de seu sucesso com "Plants Vs. Zombies".

Felizmente, hoje não faltam opções para os que, assim como eu, apaixonaram-se pelo gênero. Existem 'TDs' para tudo quanto é tipo de plataforma, desde consoles de mesa até celulares e tablets. Pensando nos que querem explorar e descobrir esse estilo de jogos, UOL Jogos selecionou alguns dos melhores já disponíveis hoje. Conheça:

Kingdom Rush Frontiers

Talvez o mais popular TD de 2013, "Kingdom Rush: Frontiers" incrementa a já elogiável base do "Kingdom Rush" original com novos desafios e habilidades. O game segue a linha mais simples do gênero, em que você deve posicionar torres em espaços ao longo do caminho de seus inimigos.

Um dos diferenciais do game é a possibilidade de movimentar heróis pelo campo de batalha, além de posicionar unidades comuns que partem para o combate físico contra os invasores. Ele está disponível para iOS e Android em versões pagas, e também gratuitamente no formato Flash.

TRAILER APRESENTA O MUNDO DE "KINGDOM RUSH"

  •  

Plants Vs. Zombies 2

Sequência para o game que tornou 'mainstream' o sucesso dos TDs, "Plants Vs. Zombies" tem uma tonelada de conteúdo e é gratuito. O game sofre por esconder algumas das unidades por trás de microtransações, mas continua sendo uma experiência bem proveitosa.

Para quem não sabe, o game fala sobre o eterno e milenar embate entre plantas de jardim e zumbis que tanto preenche as páginas dos livros escolares de História. Um de seus diferenciais: os zumbis podem (e irão) efetivamente engolir as "torres" colocadas pelos jogadores - que, na realidade, são plantas.

O game pode ser baixado para iOS e Android.

CONHEÇA OS PERSONAGENS DE "PLANTS VS. ZOMBIES 2"

  •  

Defense Grid: The Awakening

"Defense Grid" é muito difícil. E esse é um de seus principais méritos. Ao longo dos anos, a versão de PC do game recebeu dezenas de atualizações melhorando o equilíbrio de seus estágios - e assim, mesmo as mais desafiadoras fases sempre parecem justas, e nunca frustrantes.

Também disponível para Xbox 360, "Defense Grid" já é um dos mais tradicionais exemplos do gênero - e um que recorrentemente é vendido a preços descontados em promoções no Steam.

Lock's Quest

Infelizmente, "Lock's Quest" é uma gema perdida. Lançado exclusivamente para o Nintendo DS em 2008, ele é extremamente difícil de achar hoje em dia, por ter sido distribuído pela agora defunta produtora THQ.

Desenvolvido pelos mesmos criadores de "Drawn to Life" e "Scribblenauts", o game usava de maneira inteligente seus gráficos simples e a tela sensível ao toque do portátil para criar uma experiência de TD portátil antes das versões mobile do gênero tornarem-se populares. Por isso, merece uma menção.

TRAILER APRESENTA AS MECÂNICAS DE "LOCK'S QUEST"

  •  

PixelJunk Monsters

Desenvolvido pela Q-Games, "PixelJunk Monsters" tem mais identidade própria e carisma que o TD médio. Com a missão de proteger os frágeis habitantes de pequenos vilarejos, os guerreiros controlados pelos jogadores devem construir torres em pontos estratégicos da floresta para derrotar inimigos.

Hoje disponível para uma série de plataformas diferentes, incluindo PlayStation 3, PS Vita e PC, o game brilha em seu modo multiplayer.

TRAILER MOSTRA "PIXELJUNK MONSTERS" NO PSP

  •  

Sanctum 2

Assim como seu predecessor, "Sanctum 2" é um misto de TD e FPS. Assim como em um jogo comum do gênero, torres posicionadas ao lado de um labirinto devem defender o objetivo final de hordas de oponentes enfileirados. A diferença é que o jogador explora esse ambiente e cria suas estratégias em primeira pessoa, ao mesmo tempo em que carrega armas enormes.

Dependendo da opção dos jogadores, o ponto forte de sua defesa pode ser o acúmulo de torres ou então as próprias habilidades com a arma - o que acrescenta uma nova camada de personalização à experiência.

Savage Moon

Paralelamente a "Defense Grid" no Xbox 360, "Savage Moon" é relevante principalmente por ter servido como introdução de fãs do PlayStation 3 ao gênero.

Mais barato que o comum para uma oferta digital no console da Sony, o game coloca os holofotes sobre um conflito entre o bem e uma horda infindável de inimigos insectóides, no qual o primeiro grupo emprega torres como armas.

RELEMBRE A AÇÃO DE "SAVAGE MOON" EM TRAILER

  •  

Anomaly 2

Em um TD comum, você deve defender seu território de invasores com a ajuda de torres. Em "Anomaly 2", o que acontece é o contrário. Como os alienígenas já assumiram controle da Terra, espalhando suas próprias defesas em seu território conquistado, o jogador deve assumir o papel de invasor.

A fórmula de TD invertido funciona bem para a série, que consegue ser familiar e instigante ao mesmo tempo. Ele está disponível para iOS, Android e Steam.