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Nintendo não se adapta e bancos impedem compras em loja online do 3DS

Claudio Prandoni

Do UOL, em São Paulo

14/10/2013 13h13

Quem tentou comprar a versão digital dos novos "Pokémon X" e "Y" na loja online brasileira do 3DS neste último final de semana provavelmente se deu mal: o serviço ainda não se adaptou à nova regulamentação bancária que, desde setembro, impede que cartões de crédito dos bancos Bradesco, Itaú e Santander efetuem operações em lojas online que apresentam preços em reais, mas cobram em dólares.

Por conta disso, a não ser que o usuário já tenha créditos inseridos previamente na conta, fica impossível fazer compras na loja, já que ele oferece apenas duas opções de pagamento: cartões pré-pagos da Nintendo (que não existem no Brasil) e cartões de crédito (que não estão funcionando).

Quem tenta fazer compras com cartões que não são mais aceitos recebe a mensagem de erro 005-6511 com o seguinte texto: "Não é possível usar este cartão de crédito. Para mais informações, entre em contato com o fornecedor do cartão de crédito".

Ainda que não tenha feito nenhum tipo de aviso aos consumidores (como Microsoft e Sony fizeram), a Nintendo está ciente do fato. O suporte técnico oficial diz que a empresa está tentando negociar com os bancos algum tipo de liberação para que os cartões de crédito voltem a funcionar e não possui previsão para que a situação volte ao normal.

Enquanto isso, a Microsoft já conseguiu se adequar à tempo para a regulamentação, passando a converter automaticamente para dólares as compras feitas. A Sony ainda não se pronunciou sobre o assunto.