Topo

Do touchpad ao botão Share: descubra todos os segredos do controle do PS4

Rodrigo Guerra

Do UOL, em São Paulo

22/02/2013 18h49

Acabaram os rumores: o DualShock 4 já é uma realidade. Com várias novidades, o controle do PlayStation 4 mostra que a Sony conseguiu encontrar uma forma de integrar o joypad tradicional com o Move (o sensor de movimentos da Sony) e ainda incluir novas funções.

As novidades são promissoras e, mesmo que muitas delas não tenham sido mostradas no PlayStation Meeting, as especificações técnicas apontam muitas possibilidades para a interação do jogador com os games - como é o caso do touchpad.

Nesta reportagem UOL Jogos explica o que se esconde nessa peça que te levará ao mundo dos jogos no PlayStation 4. A viagem começa pelo gráfico logo abaixo que mostra os detalhes do DualShock 4:

1) Direcional digital2) Botão Share3) Alavanca analógica esquerda
4) Touchpad5) Alto-falante6) Botão Home
7) Alavanca analógica direita8) Botão Options9) Botões frontais
10) Botão R111) Gatilho R212) Emissor de luz
13) Botão L114) Gatilho L215) Conector USB Mini-b

O que há de novo?

O DualShock 4 é similar ao seu predecessor, com alavancas analógicas e botões de face no lugar onde você se acostumou desde que foi apresentado ao controle do primeiro PlayStation. Mas foram incluídas novas funções, como os botões Options e Share e, claro, um touchpad multitoque.

Na parte superior, os botões L1 e R1 são acompanhados dos reformulados gatilhos L2 e R2, que agora são côncavos, permitindo que as pontas dos dedos fiquem bem acomodadas ao mesmo tempo em que garantem firmeza para não escorregar.

HEADSETS PARA TODOS?

  • Não existem imagens diretas da parte inferior do controle, mas em algumas das disponibilizadas pela Sony é possível ver que existe um conector para headsets, assim como no controle do Xbox 360.

Das novidades, o que mais chama atenção é o touchpad no centro do aparelho. O dispositivo é capacitativo, ou seja, funciona com a ponta dos dedos, não com uma caneta especial, e aceita dois toques simultâneos.

Isso pode significar que os games planejados para usar essa parte do controle podem utilizar recursos de movimento e de pinça. Um ponto interessante sobre o touchpad é que ele é clicável. Isso significa que o controle do PS4 ganhou “um novo botão”.

O botão Option reúne em um único lugar as funções Start e Select. Já o botão Share será responsável pela "parte social" do videogame. Basta apertar Share que será aberto um menu no qual você pode tirar uma screenshot ou enviar um vídeo para as redes sociais ou até YouTube. São esperadas outras utilizações para este comando, porém a Sony ainda não divulgou todas as capacidades.

Na parte de cima do controle há uma barra luminosa que se assemelha ao PS Move. Nela existem três LEDs coloridos que acendem em uma ampla gama de cores, usadas pela câmera do PlayStation 4 para detectar os movimentos feitos com o controle.

Pegando carona nos controles da Nintendo, o DualShock 4 também virá com um alto-falante mono embutido, permitindo uma imersão maior nos jogos.

De olho em você

Fechando o pacote dos controles, a PlayStation 4 Eye vai incorporar o sensor de movimento no console. Em formato de barra e com duas câmeras de alta definição incorporadas, a PS4 Eye acompanha os movimentos das barras superiores do DualShock 4 e do PS Move.

A PS4 Eye vem acompanhada de microfones de alto desempenho e que, segundo a Sony, conseguem determinar a origem do som. Para finalizar, a PS4 Eye vai fazer reconhecimento facial dos usuários e, com isso, executar o login em suas contas na PlayStation Network.

Uma observação atenta ao comunicado da Sony à imprensa revela que a PS4 Eye vai “identificar o movimento dos jogadores para usar os movimentos de seus corpos e vozes para aproveitar os jogos de uma forma mais intuitiva”. Isso lembra o que o Kinect faz no Xbox 360, porém a Sony não revela como a PS4 Eye executa o reconhecimento de movimentos.

Claro que nem todos os segredos foram revelados, mas a expectativa é de que a Sony revele todos os detalhes do controle DualShock 4 até a E3, que acontece em junho, nos Estados Unidos.

E você? O que achou do novo controle da Sony? Deixe seu comentário logo abaixo e compartilhe suas impressões com os outros leitores de UOL Jogos.

ASSISTA À APRESENTAÇÃO DO DUALSHOCK 4

  •