Topo

Fãs brasileiros trabalham em remake de "Kid Chameleon"

Produtora brasileira pretende recriar o clássico do Mega Drive para PC -
Produtora brasileira pretende recriar o clássico do Mega Drive para PC

ANDRÉ FORTE<br> Colaboração para o UOL

12/01/2011 14h01

"Kid Chameleon", um dos jogos de aventura com plataformas que mais brilharam no Mega Drive em meados dos anos 90, vai ganhar um remake para computadores. E não é da Sega.

Intitulado "Kid Chameleon", o jogo é uma versão atualizada do clássico título do 16 bits da Sega, mas sua produção não está a cargo da empresa japonesa, e tampouco conta com o seu apoio. Trata-se de um trabalho em produção por um estúdio brasileiro, o Gameblox, que promete trazer de volta toda a diversão proporcionada pelo garoto de óculos escuros que tinha o poder de se transformar em diferentes personagens através de máscaras.

Segundo os produtores, o projeto ainda está em fase inicial de desenvolvimento e a direção de arte do jogo começa a ganhar forma com os primeiros desenhos dos personagens. Até o momento, somente a arte de conceito do herói principal Kid Chameleon e do samurai Red Stealth (uma das diferentes transformações do personagem) estão prontos, mas os primeiros modelos em 3D já estão sendo desenhados.

"Kid Chameleon" é um clássico para Mega Drive. Lançado em maio de 1992, o game conta a história de crianças que são arrastadas para dentro de um videogame e o protagonista, que consegue diversos poderes usando máscaras, tem de salvá-las percorrendo cem fases. O game original está disponível atualmente no Virtual Console, canal de venda digital de jogos clássicos para o Wii, custando 800 Wii Points (US$ 8).

UOL jogos conversou com Diego Santos Leão, diretor de criação e game designer do GameBlox, que explicou os detalhes da produção. Confira a entrevista:

UOL: Como surgiu a ideia de fazer um remake de "Kid Chameleon"?
Diego Santos: A idéia de fazer um remake veio de minha admiração pelo "Sonic Fan Remix", um excelente remake de Sonic. No espaço de advergames (o produto principal da GameBlox Interactive) raramente temos a chance de fazer algo exatamente do jeito que queremos, então logo fiquei imaginando quais games divertidos poderíamos trabalhar independentemente.

A escolha do "Kid Camaleão" (como o chamávamos na época) se deu por este ser um game que marcou minha juventude. Na época, eram constantes os boatos de que alguém havia encontrado uma área nova, uma máscara que ninguém viu, que zerou o jogo em cinco minutos. Algumas deles completamente absurdos, mas como não havia internet para desmentir, "Kid Chameleon" chegou ao status de lenda. Isto tudo aliado à ótima jogabilidade, claro.

É um game que podemos recriar com a paixão e respeito que merece.

UOL: Vocês tem licença da Sega para tal e/ou apoio de alguém da empresa?
Diego: Nós não temos licença da Sega, nem o apoio de alguém de lá. Pensamos em entrar em contato com a Tectoy para pedir um aceite formal, uma vez que o projeto não tem fins lucrativos e pode ser classificado como um fan art, ou uma paródia do jogo original. É um trabalho de fãs, pois usamos nosso tempo livre para desenvolvê-lo. Vamos torcer para não recebermos uma carta de "cease and desist"...

Divulgação
Produtora desenvolve "Kid Cameleon" e mostra uma das transformações do jogo: o samurai Red Stealth
 

UOL: O jogo está previsto para ser lançado em qual plataforma? É um jogo comercial? Será vendido em lojas e/ou por download?
Diego: O jogo não tem fins comerciais e não será de forma alguma vendido, a não ser que a própria Sega demonstre interesse, o que achamos improvável dado o histórico de projetos deste tipo. Poderá ser jogado através do navegador de internet no Windows e MacOS.

UOL: Conte-nos um pouco do remake? será 2D, 3D, de plataforma, em terceira pessoa? O que os fãs do jogo original do mega drive podem esperar dele?
Diego: O jogo será similar ao original, com jogabilidade 2D, mas em um ambiente 3D. Então sob esta perspectiva, os fãs não precisam se "preocupar": poderão matar saudades do Kid do jeito que se lembram dele.

No entanto, a GameBlox apenas dará seguimento ao projeto caso haja participação ativa dos fãs em redes sociais, de forma a evoluí-lo cada vez mais. Não temos interesse em fazer um projeto obscuro que logo caia no esquecimento, e sim um projeto comunitário e sempre vivo. Até o momento, este objetivo tem sido bem atendido.

As etapas de desenvolvimento que planejamos são: Concepts dos primeiros personagens, modelagem e texturização, alterar os personagens de acordo com feedback da comunidade, criar a primeira "fase" com poucas texturas e elementos, sem inimigos. Adicionar inimigos. Adicionar texturas e elementos na fase gradativamente. Voltar ao início do processo e criar a próxima máscara/fase. Permaneceremos neste processo enquanto houver atenção da comunidade gamer e tivermos tempo entre "projetos pagos" aqui na GameBlox.

A GameBlox é uma empresa atualmente focada em dois mercados, advergames e jogos para download (para entretenimento). Não ganhamos um centavo fazendo "Kid Cameleon". Tudo o que pedimos por este projeto sem fins lucrativos é a participação da comunidade gamer.

GAROTO CAMALEÃO
Divulgação
Red Stealth foi o primeiro personagem recriado para o jogo
Divulgação
Kid ainda em arte conceitual para a recriação de "Kid Chamaleon"
Divulgação
Produtores pretendem iniciar fase alpha em março de 2011
UOL: Todas as transformações do jogo estarão presentes? Há alguma novidade não presente no jogo original?
Diego: Não tínhamos pensado em adicionar alguma máscara nova, mas é uma idéia interessante! Na verdade, já nos deram uma dica da "máscara de pavão", que transformaria o Kid em porta bandeira, mas acho que vamos deixar esta novidade para o DLC! (Risos)

UOL: Como está o andamento da produção? qual é a previsão de finalização e lançamento dele?
Diego: Estamos atualmente modelando o próprio 'Kid Camaleão', sem máscaras. Já fizemos um inimigo e (parcialmente) a máscara "Red Stealth". O próximo passo é fazer a primeira fase, sempre mostrando o processo de criação, como temos feito com os concepts e modelos 3D. Se fosse para chutar uma data para o Alpha da primeira fase, acredito que seria no início de Março. Mas pode demorar muito mais, depende de questões fora de nosso controle.

UOL: Além de "Kid Chameleon", o Gameblox pensa em fazer outros remakes de jogos clássicos?
Diego: Infelizmente por limitações de tempo e orçamento não podemos prometer nada, mas temos sim grande interesse. E até quem sabe, se a Sega nos olhar com bons olhos, poderíamos tocar algum remake para iPhone/Steam. Quem sabe o próprio Kid? Pedimos a torcida e o apoio de todos para chegarmos lá!

UOL: Sendo "Kid Chameleon" um projeto em que o Gameblox conta com a presença dos jogadores, aproveite para mandar um recado aos leitores de UOL Jogos.
Diego: Finalmente, gostaria de reforçar o aspecto mais importante do projeto: a participação da comunidade. Comentem o andamento de nosso projeto em nosso site, promovam em seus blogs, participem da criação deste remake. Criem enquetes, façam fan arts, comunidades no Orkut/Facebook, ofereçam ajuda de qualquer espécie. Sem isto, o projeto não tem razão de ser, pois foi criado para conectar a equipe da Gameblox aos gamers do Brasil!