Os 10 álbuns de figurinhas que mais marcaram nossas infâncias
Se você cresceu nos anos 1980 e 1990, certamente gastou muita grana da mesada em álbuns de figurinhas.
Os 'livros ilustrados' tinham os temas mais diversos, de cenas de novelas até animais do mundo real, e rendiam muita diversão para a criançada, fosse na hora de abrir os pacotinhos de 'cromos autocolantes' e encontrar um brilhante ou no recreio da escola, quando dava para trocar figurinhas repetidas ou apostá-las no bafo.
Os álbuns de figurinhas começaram a aparecer por aqui muito antes - há colecionadores que guardam até hoje os álbuns da Copa do Mundo de 1950, da época em que achávamos que perder de 2 a 1 do Uruguai era tragédia -, mas foi ao longo dos anos 1990 que a febre realmente conquistou os brasileiros.
Em clima de nostalgia, o UOL Jogos relembra alguns dos livros ilustrados que mais marcaram essa época. Veja quais dos álbuns abaixo você colecionou, e depois nos fale nos comentários sobre outros de seus favoritos!
-
Copa do Mundo
Para muita gente, a Copa do Mundo começa no momento que o álbum de figurinhas oficial chega às bancas. Há quem complete estes livros a cada quatro anos até os dias de hoje. Os cromos permitiam aos torcedores conhecer a cara dos rivais do Brasil muito antes do apito inicial... e também pegar raiva do Zé Roberto, que nem foi pra Copa de 2002 e vinha em basicamente todo pacotinho.
-
Os Cavaleiros do Zodíaco
Sucesso absoluto nas tardes da Rede Manchete, "Os Cavaleiros do Zodíaco" também conquistaram as crianças com álbuns de figurinhas. Havia o livro ilustrado tradicional, com cromos que eram vendidos em pacotinhos nas bancas, mas quem é da época também lembra das minifigurinhas que embrulhavam as balas Zung.
-
O Rei Leão (e outros álbuns do Ping Pong)
A goma de mascar Ping Pong também costumava vir acompanhada de pequenas figurinhas. Ao longo das décadas de 1980 e 1990, a marca lançou álbuns com temas como "O Rei Leão", animais do fundo do mar e do pantanal, e até mesmo recordes mundiais do Guinness.
-
Pokémon
No final dos anos 1990, quando a criançada não estava caçando Pokémon no Game Boy ou assistindo ao desenho na Eliana, eles provavelmente estavam colando figurinhas no álbum oficial da Panini.
-
Ploc Monsters
As figurinhas que vinham na goma de mascar Ploc tinham um diferencial legal: elas também serviam como 'transfers', que as crianças podiam 'tatuar' na pele ou em seus cadernos da escola. Além da muito bem-sucedida linha Ploc Monsters, a marca também lançou figurinhas e álbuns nesse estilo com temas como "A Família Dinossauros" e "Na Terra dos Gigantes".
-
Amar é...
Com frases motivacionais sobre o amor, os álbuns da série "Amar é..." também fizeram bastante sucesso no Brasil, e ganharam várias edições ao longo dos anos. Uma delas teve até mesmo cromos cintilantes termotransferíveis (?)!
-
A Turma da Mônica
"A Turma da Mônica" é tema de álbum de figurinhas até os dias atuais, mas os mais nostálgicos são os clássicos dos anos 1990. Alguns deles tinham temas específicos, como esportes, mas outros apenas apresentavam os personagens do Mauricio de Sousa.
-
Hanna-Barbera
"Scooby-Doo", "Os Flintstones", "Zé Colmeia", "Os Jetsons" e todo o resto da turma dos desenhos Hanna-Barbera também foram transformados em cromos colecionáveis durante os anos 1990.
-
Disney
Mickey e companhia também eram figurinhas recorrentes no mundo dos álbuns. Alguns tinham foco em desenhos ou filmes específicos, enquanto outros juntavam a turma toda em um só lugar. Muitas das coleções tinham figurinhas que vinham como brindes em outros produtos, como chocolates Nestlé.
-
Reino animal
Dentre os álbuns com temas 'genéricos', o do reino animal ganhou muito destaque por causa das 'figurinhas' em alto-relevo dos 'fofilhotes', que transformavam alguns dos bichos apresentados em figurinhas comuns em miniaturas super bonitinhas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.