5 vezes nas quais Gohan decepcionou em "Dragon Ball"
Houve diversas razões para os espectadores de "Dragon Ball Z" ficarem empolgados com Gohan no início do anime. Afinal, o pequeno mestiço humano-saiyajin não apenas era filho de Goku, mas desde o sua infância mostrou um potencial de poder absurdo.
Como bem sabemos, essa expectativa acabou não sendo cumprida no decorrer do anime. Inicialmente, sua aversão às lutas acabou causando a morte de companheiros (sim, Piccolo, falamos de você aqui) e, mesmo cotado por Akira Toriyama para ser o protagonista da série, o personagem acabou nunca assumindo essa posição.
Abaixo listamos cinco momentos nos quais Gohan poderia brilhar, mas acabou decepcionando. Confira!
-
Estratégia para quê?
Durante o ataque de Vegeta e Nappa à Terra, os guerreiros Z estavam em tremenda desvantagem de poder. Restando apenas Piccolo, Kuririn e Gohan em condições para segurarem a bronca enquanto Goku não chegava à Terra, o trio traça uma estratégia para derrotar Nappa após esse decidir dar o golpe final em um caído Tenshinhan. Enquanto Piccolo e Kuririn agem de acordo e conseguem arremessar o saiyajin em direção a Gohan, o pequeno guerreiro trava com medo e perde a chance de definir a luta - ou ao menos causar um bom dano ao inimigo. O resultado disso é que tanto Tenshinhan quanto Piccolo acabaram morrendo na sequência.
-
Determinado a não lutar
Gohan é um pacifista, mas essa personalidade louvável pode ser um tremendo problema quando se enfrenta alguém capaz de acabar com a Terra. Vimos isso na luta contra Cell: de início, o pequeno Super Saiyajin se limita a desviar dos golpes do inimigo e, mesmo vendo seus companheiros sendo massacrados pelos Cell Jr., pouco faz para ajudar - há uma parte de culpa de Goku aqui, que não combinou a estratégia com seu filho. A situação só muda quando Cell pulveriza o Andróide N.º 16. Gohan se enfurece, atinge o nível Super Saiyajin 2 e se mostra completamente apto a derrotar o vilão com facilidade, mas "sobe no salto", enrola e acaba dando chance para Cell ativar sua autodestruição e obrigar Goku a se sacrificar pelo planeta.
-
Jogou o protagonismo no lixo
Com a morte de Goku, Gohan era o guerreiro mais forte da Terra entre o final da saga de Cell e a metade da saga de Majin Boo. Ao invés de assumir a responsabilidade - e o protagonismo da série -, decidiu "brincar" de super herói ao virar o Grande Saiyaman. O resultado: ele pouco aprimorou suas habilidades e isso custou caro: sofreu na luta contra Dabura, não sendo capaz de impedir o renascimento de Majin Boo e, de quebra, quase foi morto pelo vilão.
-
Falhou quando mais precisavam dele
Ainda na saga de Majin Boo, Gohan retornou à Terra com um enorme trunfo na manga: uma nova forma (Mystic ou Ultimate, como preferirem), capaz de usar todo o seu potencial de poder - o que o colocava até acima do Super Saiyajin 3 de seu pai. Era mais do que suficiente para derrotar um enfraquecido Super Boo, mas Gohan, novamente, decidiu brincar com o adversário e se distraiu, permitindo que Piccolo e Gotenks fossem absorvidos. Sem chances contra essa versão mais poderosa de Super Boo, o personagem acabou sendo absorvido também, o que causou muitos problemas para Goku e Vegeta (e, claro, fez a Terra ser explodida posteriormente).
-
A eterna mania de baixar a guarda
Pulando para o filme "A Ressurreição de Freeza" - que foi incorporado à "Dragon Ball Super" -, Gohan havia abandonado de vez seu treinamento para focar na carreira acadêmica e se dedicar à sua família com Videl e Pan. Completamente fora de forma e com Goku e Vegeta treinando no planeta de Beerus, coube a ele ser o principal guerreiro da Terra na luta contra o exército de Freeza. Tudo ia bem até a luta contra Shisami, quando Gohan baixa a guarda e é atingido por Ginyu, acabando quase morto. Salvo por uma semente dos deuses, Gohan resolve se transformar em Super Saiyajin 2, mesmo sem conseguir aguentar essa forma por muito tempo devido à falta de treino. Apesar de parar Ginyu, ele - novamente - vacila e é atingido por Freeza, sendo incapaz de encarar até mesmo a primeira forma do vilão e fazendo, mais uma vez, Piccolo morrer ao tentar protegê-lo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.