PUBLICIDADE

Topo

PlayStation 5


PlayStation 5: Tire suas dúvidas sobre o novo console da Sony

PlayStation 5 PS5 - Divulgação/Sony
PlayStation 5 PS5 Imagem: Divulgação/Sony

Do START, em São Paulo

28/06/2020 04h00

O PlayStation 5 já é uma realidade: depois de revelar o design e falar sobre os primeiros jogos do console, a Sony prepara o terreno para um lançamento no final de 2020.

Se você ainda tem dúvidas sobre o console, como as configurações, data, preço e os jogos disponíveis, esse artigo foi feito para você. Vem com a gente!

O que é o PS5?

O PlayStation 5 (PS5) é o novo vídeo game da Sony para a próxima geração de consoles. Mais potente que seus antecessores, com um novo controle e apostando na velocidade do SSD para o armazenamento, vai fazer a cabeça da galera a partir do final de 2020.

Quando o PS5 vai ser lançado?

O PS5 ainda não tem uma data exata para ser lançado, mas foi confirmado para as comemorações de fim de ano americanas, que vão de outubro a dezembro. Levando em conta o lançamento dos consoles nas gerações passadas, o PS5 deve chegar nas lojas em algum momento de novembro.

Qual o valor do PS5?

O PS5 ainda não tem um valor definido. Como terão duas versões do console, uma com leitor de mídia física e outra não, devemos ter valores diferentes para cada uma delas.

Se especula um valor mais alto que o da última geração, 500 dólares ou mais. Novidades devem vir nos próximos meses.

Como vai ser o controle do PS5?

O controle do PS5 é bem diferente do DualShock 4. Ele é maior e tem um design diferente, que tenta favorecer a pegada do jogador. Uma das grandes novidades é o chamado "Haptick Feedback", que usa uma nova forma de vibração e respostas para o jogador experimentar sensações únicas, como deformações em uma pista de corrida enquanto dirige.

Assim como o console, o novo controle do PS5 será branco com alguns detalhes em azul.

O que vai ter no PS5?

A Sony promete que o PS5 virá com uma quantidade enorme de jogos já no lançamento e que o ritmo será mantido nos meses seguintes. No último dia 11 de junho, um evento da empresa apresentou diversos jogos que serão lançados para para o console: Spider Man: Miles Morales, Horizon Forbidden West, Gran Turismo 7, Ratchet and Clank: Rift Apart, Resident Evil 8 e muito mais. Alguns desses, como o Spider Man, já estarão disponíveis no lançamento, outros, como o Horizon, virão a partir de 2021.

Vão rolar outros eventos da Sony durante 2020, que devem revelar os detalhes que faltam para o console, como o preço, e apresentar ainda mais jogos.

Qual vai ser o preço do PS5 no Brasil?

Ainda não há uma confirmação sobre o lançamento oficial do PS5 no Brasil e qual será o preço praticado por aqui, é preciso esperar um pouco mais para saber.

O que é Dual Sense?

O Dual Sense é o nome do novo controle do PS5. Com tamanho, cor, design e novidades tecnológicas, como o Haptick Feedback, a promessa é de revolução na forma como se controla os personagens em um jogo.

Quantos bits tem o PS5?

A potência de um console não é mais medida por "bits". Hoje temos indicadores mais modernos, como o famoso "teraflops", mas, no geral, a potência final depende muito da arquitetura e como os outros componentes se comportam em conjunto no sistema.

Quantos teraflops tem o PS5?

O PS5 terá uma GPU de frequência variável com 10.28 teraflops. Essa é uma medida de potência para a placa de vídeo, mas a máquina depende ainda da arquitetura e do resto do sistema para entregar mais ou menos visualmente.

Qual a placa de vídeo do PS5?

O PS5 utiliza uma placa de vídeo customizada da AMD com arquitetura RDNA 2. Ela opera em 2.23 GHz de frequência, que é variável.

Qual o processador do PS5?

O PS5 utiliza um processador customizado da AMD de oito núcleos. A arquitetura é a Zen 2 e ele opera em frequência de 3.5 GHz, que é variável.

Quais as configurações do PS5?

Essas são as configurações do PS5:

CPU - 8x Zen 2 núcleos em 3.5GHz (Frequência variável)
GPU - 10.28 TFLOPs, 36 CUs em 2.23GHz (Frequência Variável)
Arquitetura da GPU - Custom RDNA 2
Memoria Ram/Interface - 16GB GDDR6/256-bit
Largura de banda da memória - 448GB/s
Armazenamento - Custom 825GB SSD NVME

Existe um PS5 sem entrada para disco?

Sim! Existe uma versão do PS5 que só aceitará jogos em mídia digital e deve ser mais barato que a versão padrão. Os preços ainda não foram confirmados.O

PS5 tem retrocompatibilidade?

Foi confirmado que o PS5 terá retrocompatibilidade com diversos títulos do PS4. Ficou a dúvida se todos já estarão disponíveis no lançamento ou se serão adicionados com o tempo.

Foi confirmado também que em alguns jogos haverá um modo boost, que faz com que o jogo aproveite o hardware para ter loadings mais rápidos e maior taxa de quadros.

Vai ter Raytracing no PS5?

Sim. O PS5 vai contar com a tecnologia Raytracing, que permite criar efeitos de iluminação altamente realistas. Como é um recurso que demanda bastante do hardware, resta saber como ele será implementado nos jogos.