Topo

New Rules: O livro sobre games durante a pandemia

Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

Colunista do UOL

12/12/2020 08h00

Quando criança amava escrever em meu diário e criar histórias que possivelmente alguém leria no futuro. Esta semana eu tive a sensação mais incrível na minha vida: um dos meus textos sobre o meu jogo favorito The Sims 4, que escrevi para meu lindo portal do START UOL, será publicado na Inglaterra pelo projeto New Rules, criado pela Holly Gramazio (roterista do Dicey Dungeons).

Receber o arquivo do pequeno livreto para revisão em meu e-mail foi no mínimo engraçado. Transitei pela páginas até encontrar o meu nome e assim que encontrei, logo pensei "é real e está acontecendo mesmo". Eu poderia simplesmente usar o Ctrl+F5 e economizar tempo, mas não teria nenhum sentido para mim sabendo que queria olhar com calma os outros autores e autoras.

New Rules é um projeto que reúne diversos artigos sobre games que foram escritos durante a pandemia do Covid-19 durante o ano de 2020. Eu ainda não consegui ler todos, estou curtindo individualmente cada obra produzida e com um gostinho de quero mais ao final de cada leitura.

O livro impresso estará disponível a partir do dia 15 de dezembro de 2020, mas se você, assim como eu, não consegue dar um pulinho da Inglaterra, não se desespere, os artigos serão publicados individualmente no site do projeto New Rules de forma gratuita. A cada semana será abordada uma temática diferente, entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021.

via GIPHY

Em meio à pandemia tenho comemorado algumas conquistas memoráveis, e fico feliz por ser convidada e fazer parte desse projeto incrível. Aos poucos a minha nova fase de escrita vai tomando um sentido que antes era inimaginável. Aliás, games têm esse poder de nos ajudar a descobrir caminhos antes não explorados.

Um outro pequeno detalhe: estou estudando para conseguir ter autonomia na criação de roteiro dos games da Sue The Real. Não sabia que eu poderia explorar essa possibilidade até criar um roteiro para a animação Sankofa Trem, sobre Afrofuturismo, no projeto lançado pela Vivo.

Se antes eu acreditava que era uma tarefa simples de escrever roteiros em games, agora já mudei totalmente de opinião e sigo estudando para evoluir nessa jornada.

O ano de 2020 vai fechar com uma pandemia e com histórias memoráveis para contar. Eu nunca acreditei que iria aprender e viver experiências adoráveis com o empurrão da Covid-19, que quase me jogou ladeira abaixo. A vida realmente é uma caixinha de surpresas.

via GIPHY

O New Rules separou os temas em categorias para contemplar cada momento dos jogadores. Nesta semana saiu o tema a"Adaptação", contando com os escritos dos autores Krishan Coupland, Orla Foster, Joy Frank-Collins e Sedera Ranaivoarinosy.

Eu estou na categoria Playing Again com o artigo How The Sims 4 Became My Time Machine (Como The Sims 4 virou minha máquina do tempo...), que será lançado em breve na versão em inglês.

ARTIGOS SOBRE ADAPTAÇÃO (ADAPTATION)

  • A Brief History Of Escape Room Games In Lockdown - Krishan Coupland (leia aqui)
  • The Science - Orla Foster (leia aqui)
  • Covid-19 Dims Friday Night Lights - Joy Frank-Collins (leia aqui)
  • One Game At A Time - Sedera Ranaivoarinosy (leia aqui)

EM BREVE

  • Exploration, Playing Again, At Home, Nearby, Watching, Ritual, Stories e Bad Play.