Topo

Preta Game Jam incentiva pessoas negras na criação de games

Eryk Souza/UOL
Imagem: Eryk Souza/UOL

Colunista do UOL

04/12/2020 04h00

Você já se imaginou criando games em um espaço seguro e acolhedor para pessoas negras? A Preta Game Jam, que acontece de 7 a 9 de dezembro, é sem dúvida uma chance de explorar novas habilidades, aprender com profissionais da indústria de games e sem dúvida se divertir fazendo jogos!

Game Jam é um evento online ou presencial de maratona de produção de jogos que geralmente duram 48 horas, com profissionais e amadores.

Em sua primeira edição, a Preta Game Jam traz uma temática especial: a mitologia Iorubá. O evento vai contar com a metodologia baseada no programa Contos de Ifá, de Mãe Beth de Oxum.

A Preta Game Jam nasce a partir da pesquisa de doutorado em andamento, de Jaderson Souza, intitulada " Videogame Ancestral: enfrentamento do epistemicídio negro a partir da criação de jogos digitais afro-brasileiros". A pesquisa é realizada no programa Diversitas, da Universidade de São Paulo. Já a atividade ocorre em parceria com a G4C (Games For Change) América Latina.

A Preta Game Jam também contará com a mentoria do Zezé Ifatolá sobre ensinamentos ancestrais e apresentação de elementos de cosmogonia (visões de mundo) que partem das matrizes Iorubá. O Prof. Murilo Santana, profissional da área de games, irá realizar a mediação do evento e auxiliar os participantes com dúvidas técnicas.

Eu particularmente estou mega orgulhosa por ver esse evento tomar forma e será uma honra poder contribuir com os(as) Game Jammers para levar mais narrativas negras a indústria de games.

Essa Game Jam reforça o quanto é necessário contarmos nossas histórias partindo das nossas perspectivas, com o objetivo de documentar para essa e para as futuras gerações as nossas histórias enquanto povo preto.

via GIPHY

As Jams possuem um espaço especial em meu coração, foi participando desses eventos que me entendi como desenvolvedora e como poderia contribuir dentro da indústria. O fato é que nunca tive a oportunidade de participar de uma game jam que foca em criação negra e isso tem uma potência inestimável.

Como muito já sabem eu fundei um estúdio de jogos chamado Sue The Real, focado em afrogames, e engajar o povo preto para criar novos jogos fora da lógica racista que nos impacta abre a possibilidade de tornar a indústria de jogos melhor.

Para nós, os olhares curiosos e felizes das crianças por se enxergarem como personagens no faz pensar que ainda temos muito a caminhar na promoção de espaços saudáveis, mas que em conjunto de outras pessoas sem dúvida vamos mais rápido e mais longe.

via GIPHY

A mudança se faz necessária para conseguirmos evoluir enquanto indústria de games. Então, apoie os eventos focados em pessoas pretas!

Um detalhe mega importante, não é necessário ser desenvolvedor de jogos para participar da Preta Game Jam. O importante é somar habilidades de diversas profissões para somar no desenvolvimento do game proposto para a game jam.

Vou deixar aqui a lista dos organizadores desse evento incrível:

Como se inscrever?

via GIPHY

A Preta Jam disponibiliza 25 vagas, sendo 20 vagas reservadas para pessoas autodeclaradas pretas.

Na organização da Preta Jam, temos assegurado 100% de gratuidade no evento geral para pessoas pretas. O Festival Games For Change América Latina oferece 20 vagas nesta modalidade. Desta forma, caso você se identifique como uma pessoa preta e queira acessar o evento por conta da Preta Jam, envie um e-mail para: contato@gamearte.art.br, contendo:

  • Nome completo
  • Cidade/Estado
  • Endereço de e-mail
  • Telefone

A lista será encaminhada para a organização geral do festival, assegurando as inscrições de acordo com a ordem de chegada.

Para nós, os olhares curiosos e felizes das crianças por se enxergarem como personagens no faz pensar que ainda temos muito a caminhar na promoção de espaços saudáveis, mas que em conjunto de outras pessoas sem dúvida vamos mais rápido e mais longe

Quando vai ocorrer?

Preta Game Jam ocorre no vigésimo Festival Games For Change América Latina nos dias 7, 8 e 9 de dezembro de 2020, das 13h às 18h

Site oficial do evento: https://latam.gamesforchange.org

Após o evento acontecer ficarei muito feliz em compartilhar os games com vocês!