Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Licenciamentos precisam provar que valem a pena nos eSports
A esmagadora maioria dos leitores deste blog certamente são fãs de games e esportes eletrônicos, mas hoje começo este texto me dirigindo àqueles que gostam de futebol, independentemente dos outros hobbies ou afeições. Você gostaria de ver o seu time de coração representado em alguma modalidade dos eSports? Acredito que pouquíssimos teriam uma resposta negativa, neste caso. Mas é necessário ir além: como você acha que funcionaria essa gestão?
Nas últimas semanas, diversas polêmicas rondaram o Flamengo Esports. Campeão do CBLOL em 2019, o clube teve um péssimo início de temporada no League of Legends - com duas vitórias e seis derrotas em oito jogos na competição. Antes de qualquer análise, vamos lembrar: a gestão do esporte eletrônico do Rubro-Negro é licenciada à Simplicity, uma empresa norte-americana - que, confesso, parece não ter muita noção do tamanho da marca que tem em mãos.
Não vou listar aqui as inúmeras polêmicas envolvendo Jed Kaplan, líder da Simplicity - que além do Flamengo Esports, ainda detém marcas de alto calibre, como o Memphis Grizzlies, na NBA, e o Swansea City, no futebol inglês. Uma pesquisa rápida em qualquer mecanismo na internet basta para entender. Isso levanta o ponto sobre até que ponto é inteligente um licenciamento.
Daniel Orlean, precursor do projeto de esporte eletrônico no clube, sempre deixou claro que a intenção é que o próprio Flamengo tivesse o seu departamento destinado a esse mercado e a esse público - e não simplesmente terceirizasse, única e exclusivamente para participar desse contexto que só cresce a nível mundial. Alguém do calibre do time mais popular do futebol brasileiro não pode simplesmente entrar por entrar.
O receio com os licenciamentos é justificável. É fácil vender a imagem de que qualquer clube será elevado a um alto patamar simplesmente por entrar no esporte eletrônico. Porém, qualquer análise minimamente apurada deixará claro que a chance de se manchar e cometer gafes sem, de fato, entender o que está fazendo é enorme. É necessário investimento, atenção e respeito - para que bizarrices como a do post abaixo, em que o Santos ofende seus rivais diretos (algo que jamais aconteceria no futebol, por questões institucionais), jamais aconteça.
Um contraponto precisa ser ressaltado também: o conservadorismo dos clubes brasileiros. Dirigentes retrógrados, que tratam os games como um entretenimento qualquer, indigno de atenção, atrapalham a entrada de marcas enormes do nosso esporte no cenário competitivo de games. E convenhamos: hoje, estar fora dos eSports por pura e espontânea vontade, é não querer evoluir. Querer remar contra a maré.
Qualquer generalização é limitada. Não vou dizer que não exista uma empresa no mundo capaz de fazer um licenciamento à altura dos clubes. Porém, o que o empírico nos mostra, até agora, é que as marcas do futebol brasileiro deveriam prezar mais por elas mesmas e buscar a abertura da divisão de esportes eletrônicos. É o mínimo se quiserem ter um público extremamente relevante atrelados às suas torcidas a longo prazo.
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