Topo
OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

LBFF: o que rebaixamentos e novos times na série A revelam sobre Free Fire

Colunista do UOL

08/08/2021 04h00

Imagine três gigantes do futebol brasileiro rebaixados de uma só vez. Vamos supor: Flamengo, Corinthians e São Paulo, todos relegados à Série B ao mesmo tempo. Difícil vislumbrar, não é mesmo? Guardadas as devidas proporções, foi mais ou menos o que aconteceu no Grupo de Acesso da Liga Brasileira de Free Fire no último fim de semana. Ninguém menos que Team Liquid, INTZ e paiN Gaming foram rebaixadas.

No caminho inverso, vimos o acesso de Santos/Real, Voltz Gaming, Equipe X e Amazon Cripz. Esta última merece destaque especial. O time de Manaus ficou conhecido na etapa passada, quando também disputou o Grupo de Acesso, mas acabou prejudicado por um apagão elétrico na capital amazonense e teve de jogar usando o 4G dos celulares dentro de um carro. Agora, chega à elite do cenário competitivo de maneira simbólica.

O battle royale da Garena sempre foi muito bem-sucedido nesse aspecto. O fácil acesso ao jogo, seja pela gratuidade ou pelos requisitos mais simples de funcionamento em qualquer celular, permitiu conquistas impensáveis para outros games, como múltiplos campeonatos nas regiões Norte e Nordeste.

Imagine quantos Nobrus, brTTs, FalleNs e Nesks temos espalhados pelo Brasil, apenas esperando uma oportunidade. Os Jogos Olímpicos estão aí como um grande exemplo nesse sentido. Você certamente leu sobre atletas que fizeram "vaquinhas" para viajar a Tóquio ou treinaram em condições bem abaixo das esperadas nos últimos quatro anos. Ainda assim, temos tantos e tantos ídolos dos quais devemos nos orgulhar - pela resiliência e força de vontade.

O encurtamento de distâncias é uma das belezas trazidas pelo esporte eletrônico. Muitas barreiras já foram quebradas, mas ainda há que se continuar lutando plea democratização de todos os jogos, não apenas o Free Fire. Sabemos que as dimensões continentais do Brasil são um obstáculo para diversos fatores, mas pavimentar o caminho rumo à inclusão é um objetivo que deve estar em pauta em tempo integral.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/startuol

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL