Topo
OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Fly comemora título da MIBR em CS: "Queremos ser o Brasil no Major 2021"

Colunista do UOL

19/05/2021 04h00

Yuri "Fly" Uchiyama assumiu como diretor da MIBR, em parte como resposta a uma crítica dos fãs. Até então, a tag de Counter-Strike mais popular do Brasil ainda não tinha tido um representante brasileiro em seu comando. Sua trajetória agora chegou no auge: no último fim de semana, a MIBR levou o título do CBCS Elite.

"O título do CBCS é muito importante para nós. Não conquistávamos um título no CS há anos. Somos um time de performance, queremos ser os melhores. Trabalhamos para isso e é isso que o nosso torcedor espera", afirmou Fly, em entrevista a esta coluna.

Embora a MIBR tenha se popularizado no início dos anos 2000, a ponto de virar sinônimo de CS (seja o Global Offensive, seja o 1.6) no país, ela realmente passou por um período sem grandes vitórias, como Fly apontou. Foram muitos fracassos dentro do servidor, idas e vindas de jogadores e gestores estrangeiros que sequer apareciam para dar satisfações ao público. Antes de Fly, a falta de planejamento atrapalhou os planos de a MIBR ser, de fato, relevante no esporte como se achava que seria.

Ainda assim, o público sempre foi fiel. Especialmente após 2018, quando jogadores consagrados como Gabriel "FalleN", Marcelo ",coldzera" e Fernando "fer", bicampeões de Major pela SK Gaming, vestiram uma remodelada camisa da organização. O apoio apaixonado do streamer Alexandre "Gaules" também foi essencial. Ele se tornou praticamente um "narrador oficial" e, ao assistir à sua tão querida equipe, sempre foi a reprodução do típico "brasileirinho": algumas vezes orgulhoso, outras irritado.

Fly entende perfeitamente que a forte ligação emocional do público é um dos grandes trunfos da MIBR. "Para uma equipe, sempre é bom ter ídolos", avalia. "Nos esports em geral, muitos torcedores acompanham os jogadores, e não necessariamente o time. O MIBR, por toda a sua história construída por quem passou por aqui, conseguiu um grande feito: temos muitos torcedores do time."

E ele já traçou sua estratégia para manter os torcedores atuais e conquistar novos. "Precisamos de bons resultados nas nossas modalidades (atualmente CS:GO Masculino, CS:GO Feminino e R6), expansão para outras modalidades e iniciativas de retorno para a comunidade, como o nosso evento beneficente MIBR Day", explica. "Além de conteúdos diversos, MIBR Academy e outras novidades que serão anunciadas."

Sobre a tal busca por "bons resultados", Fly é ambicioso: "Nosso próximo grande objetivo é estarmos no Major 2021 representando o Brasil. Queremos, no mínimo, estar no top 15 até o final do ano e ganhando mais títulos. A equipe está trabalhando muito para que isso aconteça."

A tradição do Brasil nos jogos de tiro em primeira pessoa (FPS) é sempre citada por quem trabalha com eSports. Cabe à comunidade nunca deixar que isso se apague. Seja fomentando um cenário nacional forte para os games deste gênero, como CS:GO, Rainbow Six Siege e VALORANT, seja apoiando jogadores e organizações que combinem tradição e modernização.

"O MIBR foi extremamente importante para a evolução do CS na nossa região. Os investimentos do Paulo Velloso e as conquistas dos jogadores ajudaram a transformar o sonho de ser jogador profissional em realidade. O retorno do MIBR com grandes estrelas reavivou esse sentimento para muitos, e os investimentos atuais permitem que tenhamos um time de brasileiros disputando os principais campeonatos do mundo", conclui Fly.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL